Veja por que Aparecida (SP) é a cidade ideal para conhecer em março

O destino atrai romeiros de todo o Brasil. As principais atrações são a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e ao Caminho da Fé, peregrinação com quase 500 km de extensão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 13/03/2016 10:00 / atualizado em 21/03/2016 10:30

REUTERS/Paulo Whitaker
 

Com a Semana Santa se aproximando, nada como planejar roteiros turísticos cuja protagonista é a fé. Não só entre os dias 20 e 27 de março, mas durante todo o ano, Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, recebe romeiros de todas as partes do país em seus templos. O maior deles, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, tem capacidade para 45 mil pessoas e vive lotada, principalmente no dia 12 de outubro, dia da padroeira no Brasil.

 

O santuário tem duas versões. A nova e a antiga. Além da imagem de Nossa Senhora, a Basílica nova abriga um museu sacro, um mirante e um espaço chamado Sala das Promessas. O lugar é repleto de objetos que materializam as graças recebidas pelos romeiros - fotografias, crucifixos, fitas coloridas e até muletas.

 

A Basílica Velha, construída em estilo barroco, data de 1888. Uma passarela liga as duas edificações e presenteia os vistantes com uma vista panorâmica da cidade.

 

Em Aparecida do Norte, a estrutura para receber turistas inclui hotéis e restaurantes próximos dos templos. O Centro de Apoio ao Romeiro é procurado para compra de souvenirs.

 

Bruna Prado/Frame/Agência O Globo

Peregrinação

Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé foi criado em 2003 para dar suporte aos peregrinos que vão a Aparecida. O roteiro tem 497 quilômetros e é todo sinalizado. O trajeto inclui vilas, bosques, trilhas e estradas que passam por várias cidades de Minas Gerais e São Paulo. São necessários 20 dias para completá-lo. Mais informações aqui.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.