Turismo

Tecnologia auxilia turistas na hora de montar o cronograma da viagem

Aplicativos podem ser grandes aliados na hora de planejar o roteiro das férias. A maioria traz dicas sobre o destino, reserva de voos e hotéis, e a avaliação dos usuários

postado em 20/03/2016 10:00

Aplicativos podem ser grandes aliados na hora de planejar o roteiro das férias. A maioria traz dicas sobre o destino, reserva de voos e hotéis, e a avaliação dos usuários

Programar as próximas férias pode não ser uma tarefa tão fácil. Após escolher o destino, é preciso pesquisar passagens aéreas, quartos de hotel e começar a preparar um roteiro de atividades quando chegar ao destino. Com smartphones cada vez mais potentes e o advento dos aplicativos, operações que antes necessitavam de um computador ou até mesmo de profissionais especializados estão disponíveis na palma da mão e podem ser executadas com poucos toques na tela do aparelho.

[SAIBAMAIS]Além de ajudar no preparo da viagem, alguns aplicativos substituem mapas de papel e guias turísticos ao oferecer listas de estabelecimentos próximos e atividades. Além das orientações sobre o destino, o TIM Viagens, por exemplo, fornece dicas de segurança, serviços de roaming internacional e contempla os usuários com a reserva de hotéis e voos. O Turismo indica apps que podem deixar os preparativos e o andamento da sua viagem ainda mais fáceis.

Expedia Hotéis e Voos

O aplicativo ajuda a comprar passagens e a reservar quartos de hotel em poucos passos. Basta pesquisar o destino da viagem, informar as datas de entrada e saída e o número de hóspedes que o programa informa as melhores opções. Gostou de um dos estabelecimentos? É só clicar no perfil para ter acesso aos tipos de quarto disponíveis, fotos, opinião de outros hóspedes e as comodidades oferecidas pelo hotel. Dê uma pesquisada antes de fechar negócio. Não é raro o surgimento de promoções relâmpago.

; Plataformas: Android/iOS.

JetRadar

É fato: viajantes não querem gastar muito na hora de comprar as passagens. Para descobrir, a melhor compra, JetRadar faz a triagem entre os voos disponíveis para o local e a data escolhidos pelo usuário e encontra bilhetes mais em conta. Já que a economia não é o único quesito a ser considerado, o aplicativo divide os resultados encontrados em três categorias: o mais barato, o melhor e o mais rápido. Os preços são fornecidos em real, mas quem preferir pode pagar com a moeda de outro país.

; Plataformas: Android/iOS.

Yelp

Bem mais completo do que o Zomato, o Yelp fornece sugestões de restaurantes e bares, hotéis, locais para atividades ao ar livre, mercados, vida noturna, salões de beleza, pet shops e organizações religiosas. Ao abrir o perfil do estabelecimento escolhido, o usuário tem acesso ao horário de funcionamento, fotos e avaliações. O aplicativo também conta com feed de notícias e sistema de notificações.

; Plataformas: Android/iOS.

SayHi

Uma mão na roda para quem vai viajar fora do país, o SayHi é um tradutor simultâneo capaz de traduzir o seu diálogo para até 100 línguas. É muito simples: basta escolher o dialeto de origem e falar no microfone que as suas frases serão instantaneamente traduzidas para o idioma escolhido. Também é possível compartilhar as frases nas redes sociais. O aplicativo custa US$ 5 (cerca de R$ 20) na AppStore.

; Plataforma: iOS.

Zomato

Ao chegar, e após andar pela cidade, é hora de forrar o estômago. É aí que o Zomato ajuda a escolher o melhor lugar . O aplicativo utiliza a localização do celular para fornecer uma lista de restaurantes próximos. Basta clicar no nome para ler as opiniões de clientes, ver o horário de funcionamento e conferir no cardápio. Para facilitar ainda mais a vida do usuário, o app divide os restaurantes por categoria (café da manhã, almoço, jantar, sair para beber, cafés e docerias, bufê e restaurantes de luxo) e conta com um feed de notícias.

; Plataformas: Android/iOS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação