QUATRO ESTAÇÕES

Tesouros do outono: destinos brasileiros que são a cara da estação

De norte a sul do país, temperaturas amenas inspiram passeios por montanhas, rios e muita história. Cidades fora do circuito das capitais revelam suas atrações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/03/2016 10:00 / atualizado em 30/03/2016 18:17

REUTERS/Eric Gaillard

Situado entre o verão e o inverno, o outono é marcado por temperaturas agradáveis. Cai a procura por destinos nacionais badalados, as chuvas dão uma trégua em grande parte do país e a brisa convida os viajantes a cair na estrada.

 

Já que tirar férias em janeiro ou em julho não é uma regra, a dica é aproveitar cidades menos conhecidas e ampliar o repertório de destinos brasileiros no mês de março, quando começa a estação. Hotéis e agências de turismo costumam oferecer descontos nessa época do ano. Aproveite o outono em 5 destinos selecionados pelo Turismo:

 

Chapada dos Guimarães (MT)

Visual Turismo/Divulgação

A cidade dá nome ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e fica a cerca de 70km da capital, Cuiabá. Paredões alaranjados, cachoeiras e cânions são a marca registrada da paisagem. Fora da reserva ambiental, a estrutura para receber turistas é completa: pousadas, restaurantes e uma pracinha charmosa, no centro, são ótimos anfitriões.

 

Ponte Alta do Tocantins (TO)

Principal entrada para o Parque Estadual do Jalapão, a cidade tem infraestrutura básica de hospedagem, alimentação e guias turísticos. Selvagem e escondido (fica a 198km de Palmas), o Parque é ideal para um contato profundo com a natureza. Cachoeiras, poços de água verde-esmeralda e dunas alaranjadas atraem gente disposta a uma verdadeira expedição.

 

Aquidauana (MS)

AFP PHOTO/NELSON ALMEIDA

Com clima de fazenda, o Pantanal mato-grossense reúne aventura e sossego no mesmo lugar. Em Aquidauana, uma entre as muitas cidades que compõem a região, rios viram praias aos fins de semana e parque da Lagoa Comprida é refúgio para aves de diversas espécies. Outra opção é conhecer aldeias indígenas, nos arredores.

 

Leia mais notícias em Turismo

 

São Francisco de Paula (RS)

Joana Moreira/Divulgação

“São Chico” faz parte da Rota Romântica, roteiro de 14 cidades que homenageia a cultura alemã. Fica cravada na Serra Gaúcha, a 36km das famosas Gramado e Canela. O passeio comandado por guias com vestimentas gaúchas é imperdível. Durante três horas, o grupo circula por matas nativas e rebanhos de ovelhas e búfalos. Ao final, linguiça no espeto e pinhão na chapa são servidos às margens do rio Santa Cruz.

 

Águas de Lindoia (SP)

Youtube/Reprodução

Os banhos em água terapêutica são a principal atração da o lugar. A maioria dos passeios tem uma pegada “relax”: massagens, duchas escocesas, banhos de argila e aromaterapia. Integrante do Circuito das Águas Paulista, o lugar é repleto de áreas verdes. Aproveite, também, para fazer os tradicionais passeios de jipe. A Rota Ecológica passa por fazendas de café, cachoeiras e termina no Morro Pelado.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.