Turismo

De metrô ou a pé, apaixone-se pelas atrações culturais de Medellín

Capital antioquenha tem sistema de transporte público bem estruturado e interligado, que permite ao turista passear por parques, bibliotecas, museus e espaços abertos

Valquiria Lopes/Estado de Minas
postado em 31/03/2016 10:00

Capital antioquenha tem sistema de transporte público bem estruturado e interligado, que permite ao turista passear por parques, bibliotecas, museus e espaços abertos

Uma cidade encravada em meio ao Vale da Aburrá, sobre as altas montanhas centrais da Cordilheira dos Andes, permite ao visitante ver o Rio Medellín, acompanhando o curso da principal linha do metrô. A capital antioquenha encanta já na chegada. Do alto, a vista dos paredões de rocha chama a atenção, especialmente à noite, quando um mar de luzes se forma em meio ao vale.

Em terra, há muito o que fazer e conhecer. Como a cidade conta com um sistema de transporte público bem estruturado e interligado, explorá-la de metrô, metrocable, ônibus ou a pé é um prato cheio para conhecer as atrações turísticas e também interagir com o amável povo colombiano.

Medellín tem uma vasta gama de parques, bibliotecas, museus e espaços públicos que respiram arte e onde são realizados diversos eventos culturais. Uma boa dica é começar pelo Centro Histórico da cidade. Seguindo pela linha A do metrô, a primeira parada deve ser na Estação Parque Berrío, onde o turista tem uma aula de cultura local.

Escultura de Fernando Botero em Medellín

A chegada à Plaza Botero dá o tom do esplendor: é um verdadeiro museu a céu aberto. O nome é uma homenagem ao artista antioquenho Fernando Botero, criador das esculturas de bronze de formas ;volumosas;, como ele próprio as definiu. No espaço ao ar livre, de 7,5 mil metros quadrados, estão exibidas 23 obras do mestre e têm destaque trabalhos famosos como A mão, Homem, Gato, Cavalo e Eva.

Dessa parte da cidade, basta atravessar a rua para chegar a outro deslumbrante espaço cultural: o Museu de Antióquia, centro de artes que homenageia Fernando Botero e o artista Pedro Nel Gómez, também de Medellín, ambos muito reverenciados pela cidade. O museu conta com 12 salas que incluem mais de 100 trabalhos artísticos do acervo pessoal de Botero.

Explore ainda a área sobre Pedro Nel Gómez para conhecer a vida e as criações do artista famoso pelos murais gigantes, e observe os mais de 200 itens de povos indígenas na Sala das Três Culturas. É cobrada uma pequena taxa de entrada, de 10 mil pesos colombianos ; o que equivale a cerca de R$ 12. O local abre às 9h e fecha no fim da tarde, durante todo o ano.

Polo cultural

Jardim Botânico de Medellín

De volta à linha A do metrô, o turista pode seguir para outro polo cultural. No sentido norte, na direção da estação Niquia, a parada é no terminal Universidad, que abriga em seus arredores o Parque Explora, o Parque de Los Deseos e o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe. O Parque Explora é um complexo gigantesco que abriga atrações interativas, espaço ciência, museu, aquário, planetário, estúdio de televisão e mais um monte de atrações com foco cultural.

O espaço, aberto em 2008, é um dos símbolos da transformação dramática que aconteceu em Medellín nas últimas décadas, após a cidade se livrar do passado criminoso marcado pela violência do Cartel de Medellín e da produção de cocaína, exportada para todo o mundo e principalmente para os Estados Unidos.

Vinte anos após a morte de Pablo Escobar e a desestruturação do cartel, é impressionante o quanto a cidade mudou. Ainda há muitos problemas sociais e diferenças econômicas entre a população, mas dá pra ver que Medellín se reergueu desse passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação