AVIAÇÃO

Chamativos, os aviões temáticos atraem viajantes e colorem o espaço aéreo

As aeronaves homenageiam cidades e elementos culturais de um país. A experiência de voar em uma delas rende boas fotos e muitas lembranças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/04/2016 08:00 / atualizado em 31/03/2016 19:01

ANA/Divulgação

Não há câmera fotográfica que fique imóvel diante de um avião decorado. Ainda mais se a pintura fizer alusão a um famoso personagem de desenho animado ou a uma banda de rock conhecida mundialmente. Empresas aéreas de vários países resolveram usar a parte externa de suas aeronaves para homenagear a cultura local e divulgar destinos turísticos. Por ser uma experiência divertida e, muitas vezes, inédita na vida de um passageiro, entrar em um avião como esses rende muitas imagens e histórias para contar.

O primeiro avião decorado surgiu em 1988, nos Estados Unidos, pela companhia Southwest (foto). A pintura homenageava Shamu, orca-símbolo do parque de diversões SeaWorld. Hoje há uma infinidade de decorações temáticas. Desde o ano passado, os fãs da saga Star wars têm uma companhia aérea para amar. A japonesa All Nippon Airways (ANA) lançou uma aeronave estampada com o robô R2-D2, usada em voos entre Tóquio e Vancouver, no Canadá, desde outubro de 2015. Antes disso, a aposta da ANA foi no tema Pokémon. Aeronaves personalizadas com o desenho infantil voaram até 2015.

CNBC/Reprodução

Bandas como Iron Maiden também têm aviões para chamar de seus. Além da música, destinos turísticos ganham espaço. A Bangkok Air, por exemplo, estampou um de seus boeings com uma paisagem de praia. A espanhola Binter Canarias decorou um avião com desenhos de praia para homenagear as Ilhas Canárias.

No Brasil, os irmãos Pandolfo, grafiteiros mais conhecidos como Os Gêmeos, transformaram uma aeronave em obra de arte. Mais tarde, a Gol decidiu usá-la para levar a Seleção Brasileira de futebol às 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. O Turismo selecionou outros aviões decorados que estão colorindo o espaço aéreo. Confira:

 
Hello Kitty

Hollywood Reporter/Reprodução

A empresa EVA Air, da Ásia, lançou aviões decorados com a Hello Kitty, idealizada pela empresa japonesa Sanrio. Outras personagens, como Kiki, Lala e Melody, ilustram a parte externa do avião. Na classe econômica, as poltronas seguem o tema. Na cabine exclusiva, as amenities (cortesias) carregam o rosto da Gijinka, classificada popularmente como uma gatinha.

 

Turma da Mônica

Alessandro Iglesias/Reprodução

Para comemorar os 80 anos de Mauricio de Sousa, a Avianca Brasil lançou o airbus A-320, em 2015. Na fuselagem, estão Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e companhia. Na parte interna, a turma aparece nos compartimentos das bagagens de mão, carrinhos para distribuição do serviço de bordo, espelhos, portas, mesas e nos cabeçotes dos assentos.

 

Leia mais notícias em Turismo

 

Tintin

Brussels Airways/Divulgação

O simpático personagem de histórias em quadrinhos Tintin foi homenageado pela companhia belga Brussels Airlines. O airbus A320 foi decorado em parceria com a Fundação Moulinsart e batizado com o nome de “Rackham”. Na fuselagem, é possível ler a frase “We fly you to the home of Tintin” (Nós te levamos para a casa de Tintin).

 

Disney

TAM/Divulgação

Resultado de uma parceria entre a TAM e o Walt Disney World, o Boeing 767-300 traz Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta em seu exterior. O avião temático é usado em rotas internacionais de longa distância da companhia desde fevereiro. O Castelo da Cinderela, símbolo do complexo e ícone do Magic Kingdom Park, ilustra a cauda da aeronave.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.