Turismo

Para fugir do comum, roteiro mostra lado inusitado de Porto Seguro

O município no sul do estado esbanja tesouros em forma de atração turística e mostra que vai muito além da Passarela do Álcool e das barracas de praia onde o axé é protagonista

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 11/06/2016 09:00

O patxohã é a língua falada na aldeia

Uma adega subterrânea com decoração medieval, um campo de golfe entre os mais belos do mundo e um mar azul de águas mornas ; essas são algumas das muitas facetas de Porto Seguro, na Bahia, cidade com 140 mil habitantes e 17 aldeias indígenas em seu território. Além das famosas praias, do centro histórico e do axé, o município tem os distritos de Caraíva e Trancoso para atrair quem busca exclusividade e sossego.

[SAIBAMAIS]

Escolhido para receber a Tocha Olímpica neste ano, o destino aproveita a chegada das Olimpíadas para figurar entre os mais desejados do Nordeste. Segundo o Ministério do Turismo (MTur), as atividades turísticas serão a principal herança dos Jogos para as cidades brasileiras. No coração da Costa do Descobrimento, não será diferente.

A fórmula para o sucesso é feita de lugares incomuns. A começar pela Reserva Pataxó da Jaqueira. A língua falada por lá é o patxôhã, mas nem por isso os visitantes ficam perdidos. Ao longo do caminho, placas com palavras da língua ajudam na ambientação. Awery é a mais falada. Significa ;obrigado;.

Os kijemes são as moradias tradicionais dos indígenas na Reserva Pataxó da Jaqueira. Construções lembram  casas de pau a pique

O nome é uma homenagem à jaqueira que fica no centro da aldeia. A planta parecia morta, mas voltou a viver de repente. ;Assim como a cultura pataxó;, conta a cacique Nitynawã. ;Nosso objetivo é preservar a natureza e a nossa cultura;. A área de 827 hectares abriga 96 pessoas. Na escola do local, as crianças aprendem a língua portuguesa e o patxohã. Os kijemes, parecidos com casas de pau a pique, são a moradia tradicional pataxó e podem ser vistos durante o tour. Os turistas se deliciam com o peixe assado na folha da patioba (tipo de palmeira), preparado na cozinha comunitária. Um dos melhores momentos da visita é o encontro com o pajé, que carrega a essência de amescla em uma panela de barro. Aquecida, a planta libera uma fumaça que promete curar problemas respiratórios.

Serviços

; Como chegar: de carro, pela BR-367, vá em direção a Santa Cruz Cabrália e vire à esquerda em frente à barraca de praia Barramares. Agende a sua visita.

; Onde ficar: Toko Village

O apart hotel mais charmoso da Praia do Mutá tem casas completas e confortáveis, ideais para ir com a família. A partir de R$ 299.

O município no sul do estado esbanja tesouros em forma de atração turística e mostra que vai muito além da Passarela do Álcool e das barracas de praia onde o axé é protagonista

; Onde comer: Hotel Solar do Imperador. A decoração da adega subterrânea é medieval e as paredes são de pedra, mas o contraste com o clima praiano é dos melhores. A comida também. Aberto para o jantar, é conhecido por sua atmosfera intimista, à meia luz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação