Turismo

Guerras ameaçam não só a população, mas elementos culturais dos países

Conflitos armados deixam, além de vidas inocentes perdidas, rastros de destruição e ameaça permanente à história e à cultura com o desaparecimento de monumentos e obras de arte.

Iana Caramori - Especial para o Correio
postado em 14/06/2016 09:00

O Templo de Baal-Shamin, na Síria, foi destruído por jihadistas do Estado Islâmico em abril de 2015

Ao longo dos anos, monumentos históricos deixaram de existir como consequência de diferentes combates. Esse pode parecer um cenário restrito ao passado, mas, recentemente, com a Guerra Civil na Síria e as ações do Estado Islâmico (EI), pontos turísticos no Oriente Médio tornaram-se alvos do grupo extremista. Perdas irrecuperáveis como as vidas dos moradores ou ferimentos graves e incapacitantes em sobreviventes ; a maioria inocente ; são tão imensuráveis quanto o patrimônio destruído. Construções centenárias, milenares, transformadas em destroços enterram parte da história das nações atingidas.

O Templo de Baal-Shamin, no leste da Síria, por exemplo, foi bombardeado em agosto do ano passado pelos jihadistas. Antes de destruir o local com explosivos, o EI usou o monumento histórico como tribunal, prisão e espaço para execuções. Construído no ano 17 e ampliado no ano 130 pelo imperador romano Adriano, o templo fica em Palmira. A cidade ; tomada pelo grupo em maio de 2015 ; abriga ruínas de construções e templos do período do Império Romano e é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

O sítio arqueológico, na cidade de Hatra (Iraque), também foi destruído pelos terroristas do EI no passado

Outro local destruído pelo grupo terrorista foi o sítio arqueológico da cidade de Hatra, no Iraque. Em vídeo divulgado na internet, os extremistas derrubam paredes e destroem estátuas a tiros. A justificativa dos jihadistas é a de que os ídolos representados pelos artefatos estavam sendo venerados no lugar de Deus, o que iria contra as palavras do Alcorão. Hatra, que também é tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade, foi a primeira capital do reino árabe. Fortificada por muros, a cidade havia resistido a invasões dos romanos nos anos 116 e 198.

Pontos críticos
O Itamaraty alerta ; levando em conta infraestrutura, segurança, saúde e a situação geral do país ; que Afeganistão, Eritreia, Iraque, Líbia, Níger, República Centro-africana, Síria, Somália e Sudão do Sul se enquadram no nível mais alto de risco. A recomendação do órgão é que os turistas brasileiros evitem viajar para essas regiões. Aqueles que já estiverem nesses países devem comunicar à Representação Diplomática brasileira.

Para quem quer planejar uma viagem segura, a dica é entrar no Portal Consular do Ministério e verificar a situação do país de destino. A página tem informações ; como validade do passaporte e vacinas recomendadas ; e alertas do Itamaraty para várias regiões do mundo.

Segurança redobrada

Em Jerusalém, o Muro das Lamentações é visitados por milhares de turistas. As autoridades locais mantêm a segurança reforçada

A luta armada entre israelenses e palestinos não é recente. As raízes do conflito datam do fim do século 19, após a criação do movimento sionista. Com a fundação de Israel, em 1948, as tensões deram início a uma guerra entre judeus e árabes. Milhares de palestinos foram expulsos do território por tropas israelenses.

Um acordo de paz entre os povos ainda não foi firmado, mas os conflitos são menores nos dias atuais. Vitor Carulla, 37 anos, foi até Israel a trabalho, em meados de 2015, e não presenciou nenhum confronto. ;Lá pareceu um local seguro. Eles são bem preparados. Tem bastante segurança e policiamento ostensivo, com armas em punho.;

Vitor Carulla foi a Jerusalém, mas não visitou a área mulçumana

Por causa das diferenças religiosas, as regiões são bem delimitadas. ;Dentro da velha Jerusalém, existe uma divisão religiosa entre os bairros. Por estar com um grupo judeu, não conseguia entrar na área muçulmana. Nem tentei ir, porque me avisaram que não podia;, conta Vitor.

Apesar de ter um pouco de preocupação em visitar o país, o analista de sistemas foi tranquilizado antes da viagem. ;O grupo que eu fui me avisou que era bem seguro, que existe um esquema de segurança muito forte. Eu tinha um pouco de receio, (porque) o extremo sul está a Faixa de Gaza. Mas há um tempo não existe conflito.; No Portal Consular do Itamaraty, Palestina e Israel atualmente não possuem alertas para viagens.

Pátria independente

O movimento sionista defende a existência de um Estado judaico independente no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.

; Guerras passadas

Vários países foram palcos de grandes conflitos, como a Primeira e Segunda Guerra Mundial. As mortes e a destruição marcaram a história dessas nações. Em algumas cidades, as ruínas deram lugar a novas construções; em outros, as marcas das guerras permanecem. O Turismo destacou alguns desses monumentos:

Ópera Real

Conflitos armados deixam, além de vidas inocentes perdidas, rastros de destruição e ameaça permanente à história e à cultura com o desaparecimento de monumentos e obras de arte.

; Onde fica: Valleta, Malta

Construído em 1866, o Ópera Real era um dos prédios mais bonitos da capital Valleta. Durante a Segunda Guerra Mundial, o local ficou em ruínas após ser atingido por uma bomba. Muitos projetos de reconstrução foram abandonados até o espaço ser transformado em um teatro a céu aberto, em 2013. Elementos originais, como as pilastras que restaram da ópera, continuam no local apesar da nova obra.

Antigo Palácio de Verão

Conflitos armados deixam, além de vidas inocentes perdidas, rastros de destruição e ameaça permanente à história e à cultura com o desaparecimento de monumentos e obras de arte.

; Onde fica: Pequim, China

Durante a Segunda Guerra do Ópio, o complexo, também conhecido como ;Jardins da Perfeita Claridade;, foi atacado por tropas francesas e britânicas. O local ; cheio de lagos, palácios, jardins e pontes ; foi construído para servir como base de operações da dinastia Qing. Mesmo destruído, o palácio continua atraindo visitantes.

Ged;chtniskirche

Conflitos armados deixam, além de vidas inocentes perdidas, rastros de destruição e ameaça permanente à história e à cultura com o desaparecimento de monumentos e obras de arte.

; Onde fica: Berlim, Alemanha

Após um ataque aéreo, durante a Segunda Guerra, a Igreja Kaiser-Wilhelm-Ged;chtnis pegou fogo, deixando de pé apenas a torre e uma parte do salão de entrada. A ideia era demolir o que restou do monumento, mas um protesto de moradores impediu o ato. Hoje, as ruínas dividem o espaço da praça com uma igreja nova e moderna.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação