PELO MUNDO

Conheça as paisagens que serviram de cenário para a série Game of Thrones

Castelos, fortes, pontes, litoral e florestas de países como Croácia Irlanda do Norte, Escócia e Espanha deram vida aos episódios do famoso programa de televisão

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/07/2016 09:00 / atualizado em 06/07/2016 14:33

HBO/Divulgação

Cenários incríveis, batalhas épicas, intrigas e traições. Não por menos Game of Thrones (GoT) é um sucesso de audiência. Inspirada na série de livros As crônicas de gelo e fogo, de George R.R. Martin, a disputa pelo Trono de Ferro entre dinastias da imaginária terra de Westeros cativa uma legião de fãs que esperam ansiosos a chegada de cada novo capítulo da história. Além do mundo fantástico, enredo bem desenvolvido e personagens complexos, as belas paisagens da trama vêm motivando espectadores de todos os cantos a conhecer as locações que dão vida a Qarth, Fortaleza Vermelha, Baía da Água Negra e King’s Landing.

 

E mesmo sem os efeitos especiais de computador, que ajudam a caracterizar o mundo fictício, os locais escolhidos para as gravações valem a visita. Países como Espanha, Escócia, Irlanda do Norte, Croácia, Malta e Marrocos “emprestam” castelos, fortes, pontes, litoral, campos e florestas a Westeros. Algumas cidades, como Dubrovnik, no litoral da Croácia, e Belfast, capital da Irlanda do Norte, já entraram no clima da série e têm roteiros criados para quem deseja conhecer curiosidades e detalhes sobre as locações de GoT. Quer curtir suas férias como um verdadeiro Lannister? Confira algumas opções que o Turismo separou para você se sentir ainda mais próximo do universo de Game of Thrones.

 

» CROÁCIA

DUBROVNIK

Visit Croacia/Divulgação

Patrimônio da Humanidade, a cidade litorânea de Dubrovnik foi um dos palcos da Batalha da Água Negra. Sua construção medieval sobre um rochedo, belas paisagens e história vai agradar até mesmo a quem nunca viu um capítulo sequer de Game of thrones. Andando pelo centro de Dubrovnik, é possível conhecer as muralhas e a Fortaleza de Lovrijenac (na série, Fortaleza Vermelha), edificação de mais de 30 metros de altura feita com rocha. A cidade também abriga a Torre Minceta (na série, a misteriosa Casa dos Imortais). É considerada como a “pérola do Mar Adriático”. Não hesite em encarar a subida nas muralhas construídas entre os séculos 13 e 16 e visitar cada uma das 14 torres, duas fortificações e uma fortaleza e conhecer a cidade do alto. O mar visto lá de cima é de tirar o fôlego. Entre as muralhas, a Cidade Velha. Aproveite!

 

SPLIT

Várias cenas da quinta temporada da série se passam em Split, segunda maior cidade da Croácia. O Palácio de Diocleciano, antigo imperador romano, a Fortaleza Klis e o moinho no Rio Zrnovnica são as locações que ajudaram a dar vida ao universo de GoT. O palácio é uma das mais famosas construção do lugar, que fica perto de ilhas como Brac, Vis e Hvara. É tombado pela Unesco. Impressiona pela imponência e pelo grau de conservação. O burburinho em torno do monumento é grande. O período mais quente da região é entre junho a agosto. Portanto, se pretende ir a Split nesta época do ano não se esqueça de incluir protetor solar na bagagem.

 

LOKRUM ISLAND

Visit Croacia/Divulgação

Lar de magos, príncipes mercadores, Qarth é um portal de comércio e cultura entre o norte e o sul de Westeros. Ao lado de Dubrovnik, a Ilha de Lokrum (Lokrum Island) dá vida à fictícia cidade. Escolha o lugar para um passeio diurno e a pé. A ilha tem 72 hectares. Uma das principais atrações é um pequeno lago chamado Mar Morto, ligado ao mar. Cristalinas e calmas, suas águas são adequadas para banho. As ruínas do Mosteiro de São Bento, uma das locações de Game of thrones, merecem uma visita.

 

» IRLANDA DO NORTE

BELFAST

Carl Whitbread/Flickr

É na Irlanda do Norte que se passam os principais conflitos e eventos de Game of thrones. E, partindo de Belfast, capital do país, é possível conhecer diversas locações da série. Enquanto as cenas interiores são filmadas nos enormes estúdios da Titanic Studios, em Belfast, a produção faz um ótimo proveito das paisagens rurais e litorâneas do país. Como é pequena, a cidade convida para um passeio a pé. Uma das atrações mais incríveis fica a mais ou menos uma hora da capital. O Giant’s Causeway é composto de formações rochosas milenares, localizadas no condado de Antrim. Vale a visita. O Trono de Ferro está em um dos sets de gravação da série que encerrou a sexta temporada com 8 milhões de espectadores, um recorde.

 

DOWNHILL BEACH

Discover Nothern Ireland/Reprodução

A praia Downhill tem trecho de 11 quilômetros de extensão e abriga as ruínas de Downhill Demesne e o Tempo Mussenden, localizado no topo de uma falésia. Em Game of thrones, a faixa costeira é a Pedra do Dragão, nome de uma ilha localizada na entrada da Baía do Água Negra e também do castelo construído na forma de dragões. É um dos cenários mais visitados da Irlanda do Norte.

TOLLYMORE FOREST PARK

Jonathan Mckee/Flickr

O Parque Nacional Florestal de Tollymore (Tollymore Forest Park) fica na capital da Irlanda do Norte, Belfast, e é o cenário de Winterfell, as florestas do norte, lar dos lobos gigantes e da família Stark em GoT. Quem é fã da série reconhecerá o Castelo Ward, aberto ao público, bem próximo ao parque, com área de quase 630 hectares no sopé da montanha Mourne e vista imperdível.

BALLINTOY HARBOUR
A Vila de Ballintoy e seu porto são cenário que dão vida à terra natal dos Greyjoy, na Ilha de Ferro. Situada em um dos locais mais pitorescos da Irlanda do Norte, fica próxima à famosa ponte de corda Carrick-a-Rede e a Giant’s Causeway, com seu belo cenário que atrai turistas durante todo o ano.

DARK HEDGES

Rodney o Callaghan/Flickr

Famoso corredor de árvores plantadas no século 17, Dark Hedges é, na trama, The Kingsroad, maior estrada dos Sete Reinos, que vai do norte ao sul do universo fictício. Criado a pedido de tradicional família irlandense para impressionar os visitantes que chegavam à mansão Gracehill House, é, além de famosa atração turística, segundo alguns moradores, um local assombrado.

CUSHENDUN CAVES
As cavernas onde foram gravadas cenas importantes da série ficam próximas ao vilarejo costeiro de Cushendun. A paisagem é, em GoT, a Terra da Tempestade, território dos Sete Reinos. Foi gravada nessa locação um dos momentos mais emblemáticos da série: o nascimento do bebê das sombras.


» MALTA

MDINA

Visit Malta/Reprodução

Antiga capital medieval de Malta, com seus 4 mil anos e ruelas, foi cenário constante em GoT. Murada, a cidade fica em uma colina no centro da ilha e abriga o Forte Manoel, construído em 1723, onde, na série, Eddard Stark foi executado em frente à multidão. Também foi locação para King’s Landing, capital dos Sete Reinos.

GOZO
O pequeno arquipélago de Malta foi utilizado como cenário em boa parte da primeira temporada de Game of thrones. O arco de mais de 50 metros de altura de Azure Window, uma das formações rochosas mais belas do mundo, localizado na Ilha de Gozo, foi usado como acampamento dos Dothraki na preparação para a cerimônia de casamento de Drogo com Daenerys Targaryen.


» MARROCOS

ESSAOUIRA

Morroco Travel/Reprodução

A cidade de Essaouira fica a oeste de Aït-Ben-Haddou, a de 100 quilômetros de Marrakech, na costa atlântica do Marrocos. Sua marcante muralha faz parte de Astapor, cidade da Baía dos Escravos na ficcional terra de Westeros. Essaouira é considerada uma das mais agradáveis estâncias de praia do Marrocos, bem conhecida pelos amantes de windsurfe. Além de seus extensos areais e dunas, o centro histórico é mistura de cidade do século 18 com povoado medieval.

AÏT-BEN-HADDOU

O Marrocos foi cenário do Porto Real no episódio-piloto de Games of thrones, além de ter sido locação principal para muitas das viagens da personagem Daenerys Targaryen na terceira temporada da série. Patrimônio Mundial da Humanidade, cidade histórica de Aït-Ben-Haddou fica na antiga rota de caravanas entre o Saara e Marrakech. No seriado, é a cidade de Yunkai, aonde Daenerys chega com seu exército.

 

» ESPANHA
SEVILHA

Visit Sevilla/Divulgação - 26/5/10

A Plaza dos Toros, na belíssima cidade de Sevilha, no sudoeste da Península Ibérica, virou a Arena de Daznak na quarta temporada da série. O Alcázar de Sevilha, complexo de palácios considerado Patrimônio da Humanidade, se tornou a casa do príncipe Oberyn. Fugindo da série, a cidade, uma das mais bonitas do mundo, com suas construções com séculos de idade por si só já garante dias de diversão.

CÓRDOBA

gameofthrones.wikia.com/Reprodução

A 140 quilômetros de Sevilha, a Córdoba, também na Andaluzia, abrigou gravações de GoT na sua famosa Ponte Romana (na série, Ponte Longa de Volantis). Construções centenárias e Centro Histórico fizeram Córdoba ser considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

 

» ESCÓCIA

DOUNE CASTLE

Crismdl/flickr - 2/12/12

A uma hora de viagem de Edimburgo e Glasgow, o Castelo de Doune foi cenário do episódio-piloto de Game of thrones, retratando Winterfell e a festa para receber o Rei Robert. Foi erguido ao fim do século 14 por iniciativa de Roberto Stuart, duque de Albany (1340-1420), filho de Roberto II da Escócia, e regente da Escócia de 1388 até a sua morte. Serviu também de locação para o filme Em busca do cálice sagrado.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.