ERA UMA VEZ

Mundo encantado da Disney ganha princesa inspirada na cultura latina

A personagem Elena de Avalor, da Disney, tem figurino criado pela designer brasileira Layana Aguilar, que levou em conta as origens e a cultura sulamericana

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/09/2016 09:00 / atualizado em 14/09/2016 14:42

David Roark/Disney/Divulgação - 11/8/16

O mundo encantado dos parques da Walt Disney World, no estado americano da Flórida, ganhou mais um membro em agosto. A nova princesa, Elena de Avalor, a única inspirada na cultura latina, pode ser vista no principal parque do complexo, o Magic Kingdom. A personagem é a estrela do show The royal welcome of princess Elena, que pode ser conferido diariamente em frente ao castelo de Cinderela, nos horários de 9h05, 10h, 12h20 e 13h35.

 

A série de TV Elena de Avalor estreou recentemente nos Estados Unidos e, em novembro, entra na programação do Disney Channel no Brasil. Mesmo com pouco tempo de exibição do programa, a princesa, que foi criada para representar as meninas latino-americanas — um dos maiores públicos dos parques Disney e com grande comunidade de imigrantes nos EUA —  teve calorosa recepção.

 

Na cerimônia de boas-vindas, realizada em frente ao Castelo da Cinderela, o casal anfitrião, Cinderela e seu príncipe encantado, recebeu a nova amiga real. A história de Elena se passa no reino de Avalor e seus episódios retratam a riqueza das culturas hispânica e latina, ressaltando seus costumes, gastronomia, arquitetura e diferentes ritmos latinos, incluindo mariachi, pop latino, salsa e hip-hop chileno.

 

Encanto latino

Disney/Reprodução

Para a criadora da série, Silvia Cardenas Olivas, Elena de Avalor é um exemplo de jovem líder e tem muito a ensinar por meio dos desafios que vai enfrentar em busca de amadurecimento. “Tenho certeza de que as crianças do Brasil vão adorar”, opina. Já o produtor-executivo do Disney Channel, Craig Gerber, destaca a semelhança da cultura da princesa com os hábitos dos países latinos. “As crianças latino-americanas vão se enxergar na personagem. Elena se veste como elas, dança como elas, vive em um ambiente semelhante ao delas. E isso é muito importante para criar afinidades”, conclui.

 

Além da música e dos hábitos, o figurino da princesa, criado pela designer brasileira Layana Aguilar, também reflete suas origens e faz referência à cultura latina. Elena usa vestido feito com 14 jardas de cetim carmesim e bordado com mais de 900 flores, que representam o seu reino e a sua família. Já sua coroa tem 222 pedras e joias.

 

» Obras de Pandora

Walt Disney World/Divulgação

Está prevista para o ano que vem uma nova atração sobre o filme Avatar. A Disney está construindo a mítica Pandora, terra onde se passa o filme. As obras já podem ser vistas em uma extensa área do parque Animal Kingdom. Entre as atrações possíveis de ver este ano estão os personagens do filme Star wars: o despertar da força, no Hollywood Studios, que inspira novas experiências. No espaço Star Wars Launch Bay, os visitantes podem interagir com os personagens, apreciar réplicas em tamanho natural de objetos dos longas e brincar com os games interativos.

 

» Toque brasileiro

Para ganhar o glamour da realeza, é preciso uma tiara e um lindo vestido. Digno de uma princesa.  Inspirado nas “culturas peruanas e incas”, o traço brasileiro da estilista Layana Aguilar deu vida e fluidez ao traje de Elena, a primeira protagonista latina da Disney. Layana é mineira, mas mora em Connecticut e ficou conhecida nos Estados Unidos ao participar do Projeto Runway, um reality show onde competem estilistas que buscam espaço no mercado.

 

Verão movimentado

Walt Disney World/Divulgação

Além da nova princesa, os quatro parques que compõem a Walt Disney World (Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom e Hollywood Studios) estão com novas atrações, que estrearam para movimentar o verão americano e se estendem até o fim do ano. No Magic Kingdom, Mickey Mouse e seus amigos se reúnem para o musical Mickey’s Royal Friendship Faire. O espetáculo, que estreou em junho, tem personagens clássicos, como Minnie, Mickey, Pateta, Pato Donald e Margarida, apresentando as atrações contemporâneas, entre elas A Princesa e o sapo, Enrolados e Frozen.

 

Safári ao pôr do sol

Walt Disney World/Divulgação

No Animal Kingdom, a novidade fica por conta das novas experiências noturnas. Pela primeira vez em 18 anos de história, o parque tem atrações durante a noite e até mesmo o famoso safári do local agora pode ser feito ao pôr do sol (foto). Os visitantes são convidados a conhecer os hábitos noturnos de hipopótamos, rinocerontes, jacarés, girafas, elefantes e leões, entre outros animais que vivem na savana africana. O trajeto é feito em carros abertos assim como os safáris realizados na África.

 

Animais e natureza

Walt Disney World/Divulgação

Para fechar a noite, a árvore ícone do parque surpreende o visitante com um show luminoso (foto), acompanhado de quatro projeções com histórias sobre animais e a natureza, além de um espetáculo de fogos de artifício de tirar o fôlego.

 

Pelo mundo

Disney/Divulgação

Desde junho, os amantes da aventura podem fazer um voo pelas maravilhas do mundo no novo brinquedo Soarin’ Around the World, que fica no Epcot, parque temático dedicado aos países de todos os continentes. Simulando uma asa delta, a atração te leva para locais emblemáticos, como a Grande Muralha da China, o porto de Sydney, as savanas africanas e até mesmo as cataratas de Foz do Iguaçu, no Sul do Brasil. A aventura aérea é uma experiência multissensorial, com vistas deslumbrantes, sons espetaculares e até mesmo os cheiros dos lugares por onde passa a asa delta. Mas as atrações mais cobiçadas do Epcot atualmente são as do desenho Frozen (foto), sucesso entre as crianças brasileiras. No pavilhão da Noruega, no Epcot, crianças e adultos podem navegar pelo reino de Arendelle. O passeio de barco apresenta a rainha Elsa, a princesa Anna, Olaf e sua trupe até chegar ao palácio de gelo de Elsa, ao som do hit conhecido por todos os fãs, Let it go ou Livre estou (em tradução livre). Há ainda a possibilidade de tirar foto com as duas princesas em sua casa de verão, que fica no mesmo pavilhão do brinquedo.

 

* A jornalista viajou a convite da Disney

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.