Turismo

Sinta-se como um produtor de vinho em charmosos hotéis de Mendoza

Mais que se hospedar na região, é possível experimentar a rotina do vinicultor, produzir a própria bebida e, claro, degustá-la depois de um dia de muito trabalho. Salud!

Juliana A. Saad, Especial para o Correio
postado em 24/09/2016 09:00

Mais que se hospedar na região, é possível experimentar a rotina do vinicultor, produzir a própria bebida e, claro, degustá-la depois de um dia de muito trabalho. Salud

Agregar a possibilidade de acompanhar o processo de produção da bebida à hospedagem e às visitas à plantação e às bodegas é, atualmente, o programa mais pedido pelos visitantes. Os charmosos hotéis ampliaram seu escopo para abranger pequenos condomínios de casas, onde é possível ter uma casa e um vinhedo para chamar de seus. Sinta-se como um vinicultor.

Um dos mais recentes é o Casa de Uco, no sudoeste de Mendoza. Situado no vale de mesmo nome, Uco tem um moderno hotel, bodega tecnológica e vinhedos a perder de vista. Ali, pode-se escolher uma área própria de cultivo, a partir de um hectare, que dá aproximadamente 7 mil garrafas de vinho. A estrela do lugar é, naturalmente, a uva Malbec, símbolo da produção argentina e, particularmente, de Mendoza. O proprietário recebe toda a assistência técnica durante o plantio, colheita e vinificação, podendo optar pela venda das uvas. A bodega tem a consultoria do conhecido enólogo italiano Alberto Antonini, da vinícola Altos Las Hormigas, e o vinho recebe o nome da Casa de Uco.

Para passar temporadas no local (que é belíssimo, com montanhas de cume nevado bem ao lado), o empreendimento dispõe de lotes de 2.500 m; para a construção de casas projetadas pelo proprietário da Casa de Uco, o arquiteto Alberto Tonconogy, celebrado como um dos mais importantes da Argentina ; se der sorte e ele estiver por lá, é muito simpático e de ótima conversa (www.casadeuco.com).

Fique atento

Antes de visitar uma vinícola, entre no site ou ligue para agendar a visita. Dessa maneira, não há risco de encontrar a vinha fechada e perder a viagem.

O The Vines Hotel proporciona diversas experiências orientadas ao hóspede

Momentos especiais

Rodeado por parreirais, Entre Cielos, na região de Lujan de Cuyo, é um hotel boutique com belas suítes. Uma delas é chamada de ;Edição Limitada;, espécie de casulo pairando sobre o vinhedo com terraço privativo, Jacuzzi externa e abertura no teto para desfrutar o estreladíssimo céu mendocino (seus habitantes gostam de falar que são 330 dias anuais de tempo bom por lá). Destaque para o spa com hamam, com 6 fases de usos da água e do calor. E, claro, massagens com óleo, lama e sabão especial.

[SAIBAMAIS]O vinho Marantal (tinto, reserva e rosé) é produzido no resort. Para comer, há o Katharina Bistrô e, mais pitoresco, The Beef Club oferece empanadas (os hóspedes podem aprender com o chef ) e a tradicional parrilla. Entre as atividades possíveis, há trilhas para passeios de bicicleta, ginástica com personal trainer, observação de pássaros, escalada, pescaria, golfe, passeios a cavalo, caiaquismo, rafting e até caminhadas na neve (www.entrecielos.com).

Mais um vistoso projeto em Mendoza, o The Vines, com resort, restaurante com a grife do chef Francis Malmann (Siete Fuegos), vilas particulares e vinhedos à disposição de quem quiser adquirir uma ou mais áreas, está situado também no vale de Uco e põe à disposição uma equipe de especialistas que cuida de todas as etapas até que as garrafas ganhem rótulo próprio. Mas o proprietário pode também dar palpites e se envolver na produção, sobretudo se for um apaixonado pelo vinho e não apenas investidor e tiver tempo para acompanhar a colheita e vinificação.

Depois, vem a fase do descanso do vinho em barricas de carvalho, o engarrafamento e o desenvolvimento damarca, com a ajuda da equipe de marketing , desde a comercialização através da criação de website, com loja online, e na logística para exportação. A consultoria é do enólogo Santiago Achaval, que produz vinhos argentinos em sua bodega Achaval-Ferrer (www.vinesofmendoza.com).

Para queimar as calorias adquiridas, não deixe de fazer as cavalgadas, trilhas e passeios de bike. Uma coisa eu garanto: com as cordilheiras ao fundo e um ar cristalino, toda e qualquer aventura adquire ares de cinema.

Mais que se hospedar na região, é possível experimentar a rotina do vinicultor, produzir a própria bebida e, claro, degustá-la depois de um dia de muito trabalho. Salud

Quadrinho pertinho

A dupla campo e cidade nunca esteve tão perto como em Buenos Aires e Mendoza. Aproveite que os preços das passagens para a Argentina estão camaradas, pegue um avião (www.lan.com.br) e se jogue no roteiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação