Turismo

Acampamentos garantem momentos com mais conforto na natureza

Quer ficar perto de Brasília, mas curtir alguns dias em contato com a natureza? Confira os lugares mais próximos e com estrutura para se aventurar

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 03/10/2016 09:00

Quer ficar perto de Brasília, mas curtir alguns dias em contato com a natureza? Confira os lugares mais próximos e com estrutura para se aventurar

Optar por uma hospedagem simples tem suas vantagens. Quem troca o quarto de hotel por uma barraca pode dormir sob o céu estrelado, participar de uma boa roda de conversa e ouvir música em torno de uma fogueira. Deixar o relógio e o celular de lado é outra vantagem de investir na experiência. Quem está acostumado sabe como acampar em qualquer canto ; seja na beira da estrada, seja no meio de uma floresta ; sem qualquer estrutura de apoio. Iniciantes não precisam correr tanto risco. Ter a primeira experiência em campings pode ser valiosa, pois há o mínimo de conforto ; terreno plano, banheiro e cozinha. Alguns alugam barracas com colchões e oferecem atividades guiadas.

[SAIBAMAIS]

Há áreas com vocação natural, como Corumbá de Goiás. O município a 130 quilômetros de Brasília foi destaque quando uma de suas cachoeiras ilustrou a capa da revista Traveler em dezembro de 2015. A publicação da National Geographic elegeu a cachoeira do Salto Corumbá (a mais alta entre as sete da região) como um dos 20 lugares obrigatórios para conhecer em 2016. A queda d;água de 50 metros de altura fica no Salto Corumbá Camping, Clube e Hotel, que recebe em média 46 mil hóspedes por ano. ;Setenta por cento são brasilienses;, diz o administrador Cleber Nerys, que trabalha ali há 23 anos.

Poços

Em Corumbá de Goiás, acampamento com muito conforto

Turistas vão ao local desde a década de 1970. Na época, uma das cachoeiras estava seca porque um trecho do leito do rio Corumbá foi desviado, no século 19, para a exploração de ouro no fundo de poços onde, hoje, os visitantes mergulham. ;Em 1980 decidiram trazer o rio de volta ao curso original;, lembra Nerys. Quem observa o Salto de dentro do carro, na estrada, nem se dá conta disso.

;Quando a pessoa vê aquela maravilha de longe, vem até aqui para conhecer. Temos uma clientela fidelizada, que vem há mais de 20 anos. Conheço três gerações de uma família;, relata. O público do camping é diversificado. ;Há pessoas com alto poder aquisitivo que vêm fugir do agito da cidade grande. Acampar é uma cultura;.

Em Brazlândia, a Chapada Imperial fica a 50km de Brasília

As barracas ficam perto das cachoeiras, protegidas pela sombra das árvores. Há banheiros, duchas externas com água quente, energia elétrica e tanques à disposição. As refeições podem ser feitas na lanchonete ou no restaurante do hotel.

Campista, sim senhor

Kayo Oliveira gostou da experiência e recomenda a todos

Quem se hospeda em campings pode esquecer a comodidade em casa e mudar o foco da viagem. Os benefícios são outros, conta o analista de sistemas Kayo Oliveira, 21 anos. ;Não gosto de luxo. O contato com a natureza estimula muito a criatividade e nos dá a oportunidade de nos conectar conosco. É bom fugir de toda essa correria;. O rapaz explorou a Chapada Imperial, a 50 km de Brasília, depois de ter acampado pela primeira vez em Pirenópolis (GO), em 2012. ;Recomendo tanto para os tranquilos quanto para os aventureiros. Fiz uma trilha que passa por mais de 30 cachoeiras e cheguei até o ponto mais alto do DF. E isso tudo acabou com um almoço bem servido;, lembra.

Gabriela (segunda, da direita para a esquerda) e os amigos

A gestora de políticas públicas Gabriela Canova, 23 anos, já ficou em campings, mas resolveu acampar do jeito tradicional neste ano. Juntou os amigos e armou a barraca perto das Cataratas dos Couros, nas proximidades de Alto Paraíso de Goiás, a 225 km de Brasília. ;Foi muito gratificante. Uma das melhores experiências da minha vida;, relata.

A estrutura era zero. Por isso, o grupo levou todos os apetrechos necessários: barracas, fogareiro, comida e sabão biodegradável, para não agredir a natureza. Fizeram até fogueira. ;Já fui bem patricinha;, brinca Canova, e acrescenta que a convivência com a turma ajudou a diminuir a ;frescura; ao longo do tempo. Quanto aos problemas, ela se posiciona: são minoria. ;Você leva tudo nas costas e vai. Para fazer as necessidades, é no meio do mato. Às vezes cansa, dá saudade da cama, mas vale muito a pena. É uma experiência diferente de tudo;.

; Experimente

Salto Corumba

Preço: Diárias no camping a partir de R$ 60

Chapada Imperial

Preço: R$ 220 por dois dias no camping. Inclui pensão completa, atividades e guias

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação