Turismo

Veneza do Norte da Europa, Amsterdã é nosso último destino no país

Durante quatro semanas seguimos um roteiro para conhecer cinco cidades da Holanda. Ao final da nossa viagem, chegamos a capital. Nada do que se diga sobre a cidade será suficiente para descrevê-la

Juliana A. Saad, Especial para o Correio
postado em 01/12/2016 10:00

Durante quatro semanas seguimos um roteiro para conhecer cinco cidades da Holanda. Ao final da nossa viagem, chegamos a capital. Nada do que se diga sobre a cidade será suficiente para descrevê-la

Uma visita a Amsterdã não está completa sem apreciar os canais da cidade mais populosa do país, com 833 mil habitantes. A capital da Holanda é chamada de ;Veneza do Norte da Europa; devido aos seus muitos canais, tombados como patrimônio histórico mundial pela Unesco. Aqui termina a nossa viagem por cinco cidades holandesas, ao longo de quatro semanas.

[SAIBAMAIS]

A foto emblemática da bicicleta apoiada na grade, com o canal ao fundo, é uma das primeiras que o turista faz e posta nas redes sociais. Vai-se dos museus incríveis aos terraços e bares de Amsterdam Noord, passando por restaurantes de etnias como marroquina e etíope a áreas superautênticas como Oud West, frequentada pelos moradores e descobertas por visitantes que gostam de curtir pedaços desconhecidos da cidade.

Fundada em 1275, sempre exerceu um papel importante na história do país ; e no século 17, durante a ;Era de Ouro; holandesa, sediou a Companhia das Índias Ocidentais e chegou ao pódio econômico e cultural do mundo. Centro econômico e cultural da Holanda, Amsterdã sedia importantes edifícios culturais (como o Rijksmuseum e o Museu van Gogh), econômicos (Bolsa de Valores e o Banco Central Holandês) e históricos (como o Anel de Canais do século 17 e as casas e monumentos no seu entorno, também alçadas a patrimônio da Unesco em 2010).

A intensidade diária da capital, que atrai um número cada vez maior de empresas de fomento e startups e concentra uma população jovem devido às suas duas universidades, é sentida na sua vida noturna agitada com excelentes restaurantes e hotéis para todos os públicos e bolsos ; dos mais sofisticados, como o Hotel l;Europe e o Sofitel Legend The Grand, aos mais simples. E a população super-descontraída e simpática convida a fazer amigos imediatamente. Com distritos diversos e áreas novíssimas e superbacanas como Amsterdam Noord, é tida como a capital cool da Europa.

Canais

Tombados pela Unesco, os canais são formados por vias que se cruzam totalizando uma rede 100 quilômetros

Símbolo da cidade, os canais (conhecidos como Grachtengordel) são compostos por uma rede de vias que se cruzam e formam cinturões concêntricos ao redor da capital holandesa, totalizando 100 quilômetros de vias aquáticas, com cerca de 1500 pontes e 90 ilhas. Os canais foram a maneira pela qual Amsterdã pôde crescer além de suas fronteiras fortificadas, por meio da drenagem e recuperação de terras para novos empreendimentos.

No seu entorno, existem 1550 monumentos nas áreas de Prinsengracht, Keizersgracht, Herengracht, Jordaan e Singel (as quatro primeiras inclusas na lista de patrimônio mundial da Unesco), com seus palacetes à beira d;água, fruto do poderio mercantilista e prosperidade econômica vividos no século de ouro do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação