Turismo

Brasileiro é um dos povos que menos se priva do direito ao descanso

Pesquisa do site Expedia sobre hábitos de férias mostra que brasileiro está atrás apenas dos finlandeses e belgas

postado em 02/12/2016 19:00

Pesquisa do site Expedia sobre hábitos de férias mostra que brasileiro está atrás apenas dos finlandeses e belgas

O site Expedia divulgou uma pesquisa sobre hábitos de férias de mais de nove mil pessoas, de 28 países das Américas do Sul e do Norte, Europa e Ásia. Dos entrevistados, 35% disseram não aproveitar todos os dias de férias que têm direito por ano. No Brasil, no entanto, o resultado é bem diferente: a média cai para 19%, atrás apenas da Finlândia, com 6%, e Bélgica, com 1%.

[SAIBAMAIS]

A pesquisa levantou ainda os países que dão mais dias de férias para seus trabalhadores. A média de brasileiros que recebem entre 21 a 30 dias de folga é de 74%. Para ganhar mais um dia de descanso, 45% dos entrevistados no Brasil abririam mão do consumo de bebidas alcoólicas; 44%, do uso das redes sociais; e 45% deixariam de assistir televisão.

Segundo o estudo, sentimento de culpa e preocupação são motivos que levam os trabalhadores a desistirem ou repensarem sobre seus dias de férias. Entre os brasileiros entrevistados, 38% dizem não sentir apoio de seus superiores para tirarem os dias de descanso e 19% se sentem culpados, mas tiram férias mesmo assim por acharem que é um direito do trabalhador. Outros motivos para o cancelamento das férias no Brasil são alto volume de trabalho (61%) e remuneração extra pela venda dos dias de folga (41%).

Um pouquinho aqui, outro ali

44% dos entrevistados preferem não aproveitar todos os dias de férias de uma vez, mas tirar pequenos períodos de descanso ao longo do ano. No entanto, o Brasil vai na contramão desse movimento: 59% preferem ter férias mais longas.

Junto com a família

Quando o assunto é viajar acompanhado durante as férias, 76% dos brasileiros preferem viajar com mais uma ou duas pessoas. A maioria dos entrevistados (46%) preferem levar os filhos. A principal motivação para pegar a estrada ou o avião, para 70% dos brasileiros, é conhecer algo novo.

; Dias de férias por país

Confira quantos dias trabalhadores de alguns países têm de férias por ano.

Alemanha: 30 dias

Austrália: 20 dias

Áustria: 25 dias

Bélgica: 24 dias

Brasil: 30 dias

Canadá: 15 dias

Coréia do Sul: 15 dias

Dinamarca: 25 dias

Emirados Árabes: 30 dias

Espanha: 30 dias

Estados Unidos: 15 dias

Finlândia: 30 dias

França: 30 dias

Holanda: 25 dias

Índia: 14 dias

Irlanda: 21 dias

Itália: 30 dias

Japão: 20 dias

Malásia: 16 dias

México: 15 dias

Noruega: 25 dias

Nova Zelândia: 20 dias

Reino Unido: 25 dias

Singapura: 18 dias

Suécia: 25 dias

Tailândia: 15 dias

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação