Turismo

Solidariedade colombiana reacende a antiga admiração pelo país

A tragédia com o time da Chapecoense, que ficará marcada para sempre na memória dos brasileiros, apagou de forma definitiva a imagem marcante de Pablo Escobar e fez ressurgir os fortes laços com o povo colombiano

Renan Damasceno/Estado de Minas, Valquiria Lopes/Estado de Minas
postado em 14/12/2016 20:00

A tragédia com o time da Chapecoense, que ficará marcada para sempre na memória dos brasileiros, apagou de forma definitiva a imagem marcante de Pablo Escobar e fez ressurgir os fortes laços com o povo colombiano

Um país que encanta já na chegada. A Colômbia é um dos destinos mais atrativos ao turismo na América Latina, tanto pelos roteiros de viagem quanto pelo detalhe especial: sua gente alegre e acolhedora, que faz da visita à terra de personalidades famosas, como Fernando Botero e Shakira, uma experiência inesquecível. Essa característica do povo colombiano ficou evidenciada aos olhos do mundo com a grandeza de gestos e a solidariedade demonstrada aos brasileiros atingidos pela tragédia da queda do avião que vitimou 71 pessoas, em Medellín.

As atenções, naturalmente, se voltaram para o local do acidente. Mas há muito o que conhecer e experimentar nesse país, cortado pela Cordilheira dos Andes e de praias banhadas pelas águas do Mar do Caribe e pelo azul profundo do Oceano Pacífico. Visitar os mais que irmãos latinos vale ainda pela deliciosa comida típica e cultura popular riquíssima. Além da capital, Bogotá, vale muito conhecer a moderna Medellín, as lindas praias de Cartagena das Índias, o Cabo de la Vela, no nordeste do país, o Parque Nacional Los Nevados, onde está o Nevado del Tolima ; um dos maiores vulcões ativos dos Andes na Colômbia.

Jardim Botânico, em Bogotá: faça o passeio e descanse em meio à natureza

Entre as cidades grandes, Bogotá e Medellín são rotas imperdíveis. As duas são portas de entrada do país e têm muitas atrações. Em Medellín, os passeios urbanos revelam o quanto a cidade se modernizou nos últimos anos, inclusive no sistema de transporte, com importante malha de metrô, ônibus rápidos em pistas exclusivas e metrocable. Este último, um sistema de cabines que circulam por cabos aéreos, é também ótima opção para passeio. Além de apreciar o visual panorâmico, dá para ir a vários pontos das altíssimas montanhas que compõem a paisagem da cidade. Independentemente da escolha do meio de transporte, o que mais encanta é embarcar na rotina dos paisas, como são chamados os amáveis moradores de Medellín.

Arte e cultura a céu aberto

Plaza Botero, em Medellín, concentra 23 obras do artista colombiano Fernando Botero

Por vários cantos de Medellín é possível respirar arte, cultura, esporte e boa gastronomia. A cidade tem uma vasta gama de parques, bibliotecas, museus e espaços públicos com acervo cultural e ambiental riquíssimos, onde são realizados eventos culturais. Comece pelo Centro Histórico. Seguindo pela linha A do metrô, a primeira parada deve ser na estação Parque Berrío, a poucos metros da Plaza Botero. O lugar abriga 23 peças do Fernando Botero, nascido no departamento de Antioquia e criador das esculturas gigantes de bronze e de formas ;volumosas;, como ele próprio já as definiu, e é um verdadeiro museu a céu aberto. Entre os destaques estão as obras A mão, Homem e cavalo e Eva. Bem em frente à praça, outro acervo do artista: o Museu de Antioquia, que guarda ainda peças do artista Pedro Nel Gómez, também considerado uma lenda local.

A tragédia com o time da Chapecoense, que ficará marcada para sempre na memória dos brasileiros, apagou de forma definitiva a imagem marcante de Pablo Escobar e fez ressurgir os fortes laços com o povo colombiano

O roteiro turístico de Medellín inclui ainda uma visita ao Pueblito Paisa, réplica de um povoado típico antioquenho localizado no Cerro Nutibara, o maior parque natural em perímetro urbano de Medellín. O contorno da pequena praça do Pueblito Paisa é decorado com os edifícios tradicionais da cidade, como a igreja, a farmácia, a escola e a prefeitura. No sentido norte da cidade estão o Parque de Los Deseos, o Jardim Botânico Joaquín Antonio Uribe e o Parque Explora, um complexo gigantesco que abriga atrações interativas, espaço ciência, museu, aquário, planetário, entre outras atrações.

Já nos arredores da cidade é possível praticar esporte de aventura, com muita adrenalina e pura diversão. Com tempo disponível, o turista pode conhecer o Parque Arví, reserva natural que abriga cachoeiras, córregos, trilhas, espaços para piqueniques e infraestrutura de arvorismo. O percurso até lá é feito de metrocable e proporciona uma bela vista panorâmica da cidade.

Na gastronomia, destaque para as comidas típicas, com forte inspiração nos indígenas. O prato mais conhecido é a bandeja paisa, um gigantesco prato feito que leva arroz, feijão, linguiça, chouriço, tomate, ovos e abacate. Vale ainda conhecer a noite em Medellín, agitada pelos ritmos latinos em casas noturnas do Parque Lheras, um dos bairros mais famosos da cidade, também conhecido por suas butiques e lojas de artesanato único.

Visite
; Plaza Botero
; Museu de Antioquia
; Parque Arvi
; Parque Explora
; Jardim Botânico de Medellín
; Planetário de Medellín
; Pueblito Paisa
; Parque Lleras

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação