Turismo

Descubra os encantos da pequena Ritápolis, nas proximidades de Tiradentes

Distante 913 quilômetros de Brasília, cidade tem clima pacato, cenário tipicamente mineiro e floresta onde nasceu o inconfidente

Gustavo Perucci
postado em 20/12/2016 09:00

Distante 913 quilômetros de Brasília, cidade tem clima pacato, cenário tipicamente mineiro e floresta onde nasceu o inconfidente

Quem chega à pequena Ritápolis, na Região Central de Minas, a 913 quilômetros da capital federal (viajando de carro), se depara com o típico cenário mineiro. Só que o município, vizinho das históricas São João del-Rey e Tiradentes, guarda seus próprios tesouros. Além do clima pacato, cozinha regional e construções que remontam à corrida do ouro, sua principal praça carrega o nome e estátua do filho mais ilustre da cidade: ninguém menos que Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.

[SAIBAMAIS]

Conhecida como Berço da Liberdade, a Fazenda do Pombal é o exato local de nascimento de Tiradentes. Ao chegar ao sítio histórico, o visitante se depara com um clima agradável, belos jardins, estruturas e instalações muito bem cuidadas. A atração principal são as ruínas do engenho de cana-de-açúcar erguido pelo pai do inconfidente, há quase três séculos. Além da produção de açúcar, a extração do ouro era outra atividade na fazenda.

Para ajudar ainda mais a conservação do local de nascimento de um dos personagens mais importantes da história do país, a fazenda faz parte da Floresta Nacional de Ritápolis (Flona de Ritápolis), reserva ecológica administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Refúgio da vida animal e de proteção da flora, fauna e mananciais hídricos, diversas espécies de mamíferos (algumas ameaçadas de extinção) vivem na mata nativa do local. Tatus, raposas, tamanduás, capivaras, lontras e lobos-guarás deixam o passeio ainda mais interessante, assim como as maritacas, jacus e tucanos, entre outras aves da região. A Flona de Ritápolis tem o maior e mais importante viveiro de mudas de toda a região, onde espécies nativas, plantas medicinais e ornamentais, são cultivadas para projetos de recuperação ambiental.

Durante o passeio, o visitante é apresentado à história de Tiradentes e conhece todas as dependências da fazenda. Depois da apresentação, os turistas podem continuar a explorar o sítio, fazer piquenique, contemplar a natureza e levar mudas de árvores, mel ou própolis produzidos no local.

Cenário bucólico que guarda muitas histórias

Distante 913 quilômetros de Brasília, cidade tem clima pacato, cenário tipicamente mineiro e floresta onde nasceu o inconfidente

As ruas de pedras e casinhas coloridas típicas do interior de Minas dão todo o charme a Ritápolis. Ruas onde o tempo parece passar mais devagar, a praça principal com sua bela igreja do século 18, culinária e doces mineiros de dar água na boca, artesanato e, claro, muita hospitalidade.

Em frente à Praça Tiradentes, que conta com uma estátua do inconfidente, fica o Santuário de Santa Rita de Cássia, simpática igreja que nasceu de uma capela construída ainda no século 18. A paróquia foi fundada em 1854. Conhecida como Santa das Causas Impossíveis, Santa Rita de Cássia é homenageada todos os anos na cidade, há mais de um século e meio.

Quem gosta de contato com a natureza, trilhas ecológicas na mata atlântica e no cerrado levam a belas cachoeiras, rios e grutas. Uma das quedas d;água mais conhecidas da região é a Cachoeira Jaburu. Localizada em uma propriedade particular, fica aberta nos fins de semana e conta com boa estrutura para receber o visitante. A cidade também abriga o lendário Rio das Mortes, palco da Guerra dos Emboabas, batalha travada de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das jazidas de ouro recém-descobertas na região.

Em volta
Próximo a Ritápolis, o visitante pode conhecer as cidades históricas de São João del-Rei e Tiradentes. Mas outros vilarejos e pequenos municípios da região deixarão o passeio ainda mais completo. Vitoriano Veloso, distrito de Prados, é mais conhecido como Bichinho e atrai turistas de todo o país interessados em seu famoso artesanato, que tem de peças de decoração a móveis. Vale a visita com direito a almoço.

Quem gosta de degustar uma pinga não pode deixar de ir a Coronel Xavier Chaves, onde fica o engenho mais antigo do país. Na propriedade, que pertenceu ao irmão de Tiradentes, é produzida a cachaça Século 18, até hoje administrada por descendentes do inconfidente.

Para saber mais
À espera do memorial
A grande expectativa da população de Ritápolis é a construção do Museu-Memorial Tiradentes. A ideia nasceu de uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto da Liberdade e Universidade Federal de São João del-Rei e contaria com projeto assinado por Oscar Niemeyer. A previsão é de que o edital do museu seja publicado no próximo ano.

Serviço
; Fazenda do Pombal

Informações: (32) 3356-1655
A Flona fica aberta ao público gratuitamente, das 7h às 11h e das 12h às 16h, somente em dias úteis.

; Como ir
O trajeto pode ser feito em menos de 12 horas. De carro, o motorista deve seguir pela BR 0-40 até Paracatu (MG), no encontro com a MG-410. Desse ponto, segue até o trevo de Lagoa Grande e entra na BR-354 em direção a Patos de Minas e Santa Rosa, onde há um novo trevo. A intenção é fugir do trânsito pesado e evitar a capital mineira. Depois do segundo trevo, seguir pela BR-262 em direção a Nova Serrana e pegar a BR-494, onde vai encontrar um pequeno trecho da BR-381 (Fernão Dias). Serão encontrados mais dois trevos até atingir a BR-265, que leva a São João del-Rei e a Tiradentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação