Turismo

Novas regras de companhias aéreas exigem mais planejamento dos passageiros

A cobrança pelo despacho de bagagens aguarda votação na Câmara Federal, mas os viajantes já têm de se adaptar ao novo horário para fazer o check-in: até 40 minutos antes da partida. Seja no balcão, nos totens ou na internet

Álef Calado - Especial para o Correio
postado em 27/12/2016 09:00

A cobrança pelo despacho de bagagens aguarda votação na Câmara Federal, mas os viajantes já têm de se adaptar ao novo horário para fazer o check-in: até 40 minutos antes da partida. Seja no balcão, nos totens ou na internet

O clima é sempre agitado, com pessoas caminhando a passos apertados, correndo ou aflitas por informações. Com a proximidade das festas de fim do ano, a movimentação de passageiros aumenta e é preciso ficar mais atento para não perder o voo. Há uma semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou a Operação Fim de Ano 2017, que consiste no reforço da fiscalização em 11 aeroportos brasileiros com maior fluxo (leia quadro). A operação será encerrada em oito de janeiro.

[SAIBAMAIS]

Antes de embarcar, é necessário verificar os prazos estabelecidos pelas companhias aéreas e lembrar que o horário limite para a realização do check-in foi reduzido. Se antes o viajante poderia registrar o seu nome no voo até meia hora antes da decolagem, agora o prazo é de até 40 minutos. Esse tempo pode variar para cada companhia e para voos domésticos ou internacionais. Quem optar por realizar o check-in pela internet também terá de se adaptar à nova regra. Além disso, este fim de ano será a primeira alta temporada com a vigência de novos procedimentos na inspeção na área de raio-X.

De acordo com a Anac, a iniciativa partiu das próprias organizações. ;As regras da Anac não mudaram, mas as companhias aéreas, responsáveis por definir o horário para check-in e para a apresentação do passageiro no portão de embarque, estão adequando constantemente os seus serviços.;

Para o comerciante Rafael Cardoso, 34 anos, morador do Núcleo Bandeirante, a mudança não faz tanta diferença. ;Tenho o costume de fazer o check-in no momento da compra ou na noite antes do embarque, pela internet mesmo. Só deixo para usar os totens quando não tenho tempo ou não consigo fazer pelo computador;, relata. O rapaz garante que faz de tudo para chegar o mais cedo possível no terminal. ;Já perdi um voo por não conseguir chegar no aeroporto a tempo. Como eu havia feito check-in, deu ;não comparecimento; e eu tive que pagar uma taxa para remarcar a viagem;, conta.

Fique alerta
Até oito de janeiro, os seguintes aeroportos estarão mais rigorosos com a fiscalização:

; Galeão e Santos Dumont ; Rio de Janeiro/RJ
; Congonhas e Guarulhos ; São Paulo/SP
; Dep. L. E. Magalhães ; Salvador/BA
; Pres. J. Kubitscheck ; Brasília/DF
; Confins ; Belo Horizonte/MG
; Afonso Pena ; Curitiba/PR
; Salgado Filho ; Porto Alegre/RS
; Viracopos ; Campinas/SP
; Pinto Martins ; Fortaleza/CE
; Gilberto Freyre ; Recife/PE
; Eduardo Gomes ; Manaus/AM

Olho no relógio

A empresa Latam criou um novo serviço que pode tomar ainda mais tempo do passageiro. Antes de embarcar, o viajante deve imprimir, em totens, as etiquetas de bagagens e fixá-las às malas. Para quem não tem habilidade com as máquinas, a recomendação é a mesma: chegar com antecedência aos aeroportos (pelo menos duas horas antes do horário previsto para a decolagem) e realizar os procedimentos. Segundo a Latam, o novo serviço visa agilizar a vida do passageiro. "O objetivo, por meio dessa iniciativa, foi de permitir mais conveniência aos passageiros e de reduzir em até 50% o tempo entre a chegada do passageiro ao aeroporto e sua entrada na área restrita, na qual está localizado o raio-x." Ainda de acordo com a companhia, o Self Bag Tag está disponível nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Natal e Brasília.

Com relação ao check-in, a Anac recomenda que o passageiro verifique, junto com a companhia a disponibilidade do serviço e o faça sempre com antecedência. Siga algumas dicas básicas do Turismo para você chegar ao aeroporto a tempo e não perder o seu voo.

; Prepare as malas alguns dias antes de sair. Assim, você não perde tempo tendo de arrumar os objetos no dia da viagem e pode sair mais cedo de casa;

; Aplicativos de monitoramento de trânsito, como o Olho na Estrada, o Waze e o próprio Google Maps, são grandes aliados na hora de verificar o tráfego e a movimentação no caminho até o terminal.
; Assim que chegar, despache as malas que não entram na categoria ;bagagem de mão; e encaminhe-se para o embarque. Se você já tiver feito o check-in, basta pegar as etiquetas no balcão da companhia.

; Web check-in

Para facilitar o embarque e economizar tempo, é possível fazer o check-in on-line nos sites ou pelos aplicativos das respectivas companhias. Geralmente, o serviço está disponível até 72 horas antes da decolagem. A Gol, por exemplo, oferece aos clientes de voos domésticos a opção de realizar a confirmação via web, twitter ou mobile, até sete dias antes da partida. O mais seguro, porém, é fazer check-in automático no momento da compra do bilhete.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação