CHILE

Museu de Colchágua é ideal para quem quer mergulhar na história local

Tem de tudo um pouco: paleontologia, arqueologia local, arte pré-colombiana, entre outras exposições

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/12/2016 09:00 / atualizado em 28/12/2016 17:11

Luciano Marques/CB/D.A Press

Para além da bebida que é quase unanimidade desde o início da era cristã, a região guarda um dos principais museus do país. O Museu de Colchagua pertence à Fundação Cardoen, do empresário Carlos Cardoen, um chileno que faz questão de investir no turismo e que se orgulha da história. Lá é possível ver de tudo um pouco, como paleontologia, arqueologia local, arte pré-colombiana, moderna e muitas exposições.

 

A última ala inaugurada destaca a tragédia vivida pelos mineiros que ficaram presos, por mais de dois meses, a quase 700 metros de profundidade. O resgate, que foi notícia em todo o mundo, é contado em detalhes. Há até as cápsulas que conseguiram trazer os trabalhadores à superfície após o acidente. O desabamento ocorreu em agosto de 2010 e durante 69 dias 33 homens foram obrigados a viver no subterrâneo com pouca água e comida em um ambiente que beirava os 40º de temperatura.

 

Luciano Marques/CB/D.A Press

Renascidos

As cápsulas de resgate Fênix são compartimentos metálicos criados pela Nasa e foram utilizados para resgatar cada um dos trabalhadores que haviam sido soterrados quando um abalo fechou a única saída da mina de cobre San José, localizada em Copiapó.

 

Aposta

Próximo ao museu está o Casino Colchagua, onde se pode ir a pé. O lugar, que fica aberto pela madrugada, oferece jogos que fundem a tecnologia à tradição, com máquinas caça-níqueis e jogos clássicos de mesa e roleta.

 

» Experimente

Sopaipillas

Em quase todos os restaurantes, são postas à mesa cestas com sopaipillas (se diz “sopaepijas”), um tradicional pãozinho frito que leva abóbora na massa. Uma delícia!

 

» Programe-se

Tour pelas vinícolas

O preço dos passeios, com direito a degustação, variam de R$ 40 a R$ 100. Cada um tem sua particularidade. Muitas casas oferecem dois tipos de passeio, um mais simples e o completo, com direito a degustação de vinhos premium.

 

Moeda

No início pode ser fácil se perder com a conversão do peso chileno em reais. Uma maneira fácil de calcular o valor aproximado é multiplicar por cinco: 1.000 pesos chilenos são 5 reais; 2.000 pesos, 10 reais; 10.000 mil pesos, 50 reais.

 

Idioma
O chileno é um povo muito educado (99% da população é alfabetizada) e receptivo. Não tenha medo de arriscar seu espanhol ou até mesmo o portunhol, pois eles se esforçam para entender.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.