Turismo

Carnaval ganha estilo e ritmo próprios em cada região do Brasil

Marcada para 28 de fevereiro, a data é uma das mais esperadas pelos foliões brasileiros. Mas a animação dos blocos de rua, que toma conta de várias cidades no país e no mundo, não fica limitada a um único dia

Iana Caramori - Especial para o Correio
postado em 11/01/2017 20:00

Mais do que os desfiles das escolas de samba, o Rio de Janeiro ferve por causa dos blocos de rua

Carnaval é sinônimo de folia não só para os brasileiros, mas para os estrangeiros também. A data é tão famosa que chega a ser um dos maiores estereótipos do país. Quem já esbarrou com algum gringo e disse ser brasileiro, provavelmente escutou alguma pergunta sobre as festas que tomam conta do Brasil nessa época do ano ; e palavras como Pelé e Ronaldo.

[SAIBAMAIS]

Muitos curtem o feriado em festas e blocos de rua, mas já parou para pensar sobre a origem? A comemoração nasceu há muitos anos, bem longe do Brasil ; Mesopotâmia, Grécia, Roma. Desde a antiguidade, essas celebrações se dirigiam às colheitas e às divindades ; muito diferente do que ocorre hoje. Acredita-se que a palavra carnaval vem do latim carnis levale, ou seja, retirar a carne. Antes pagãs, tais festividades foram incorporadas pela Igreja Católica para marcar o início das restrições da Quaresma, período em que os cristãos não comem carne.

A data adquiriu novas formas de ser celebrada e hoje, para muitos, tem o significado de muita folia. Os blocos de rua são apenas uma das maneiras de aproveitar o feriadão. Com origem no Rio de Janeiro do fim do século 19 ; com os cordões, ranchos e marchinhas ;, as celebrações no asfalto passaram a atrair cada vez mais foliões.

Tamara (segunda, da esquerda para a direita) curtiu a festa na Cidade Maravilhosa em 2014 e vai voltar este ano

Hoje, um dos carnavais mais tradicionais ainda é o da Cidade Maravilhosa. É lá que Tamara Montijo, 23 anos, vai passar a data com os amigos. Mas não é a primeira vez que a analista de marketing escolhe esse destino para curtir a folia. ;Já passei carnaval lá em 2014. Foi muito bom, não tivemos nenhum imprevisto em relação à violência e, em geral, o pessoal é bem animado.; Tamara e um grupo de amigos começaram a planejar a viagem em agosto de 2016 e em novembro decidiram todos os detalhes. ;Nós alugamos um apartamento por um site e já compramos as passagens.; A ideia dos brasilienses é aproveitar os programas gratuitos. ;Estamos querendo gastar pouco com festas (pagas) e aproveitar os bloquinhos de rua.;

Assim como Tamara, muitos foliões optam por economizar e curtir as animadas festas de rua. O Turismo selecionou alguns bloquinhos que vão animar o carnaval deste ano, que tem início marcado para 28 de fevereiro.

; Santa Teresa
Céu na Terra

Quando: segunda-feira de carnaval, às 16h
Concentração: Rua Dias de Barros

Bloco das Carmelitas
Quando: sexta-feira de carnaval, às 18h, e terça-feira, às 17h
Concentração: esquina da rua Dias de Barros e Ladeira de Santa Teresa

; Ipanema
Banda de Ipanema

Quando: sábado de carnaval e o que o antecede, às 17h
Concentração: Praça General Osório

; Copacabana
Monobloco

Quando: domingo depois do carnaval, às 9h
Concentração: Avenida Atlântica

; Centro

Cordão do Bola Preta

Quando: sábado de carnaval, às 16h

Concentração: Rua Sacadura Cabral

No ritmo das ruas

Apesar de ser um dos destinos mais famosos do carnaval, o Rio de Janeiro não é o único lugar onde os foliões podem curtir a data. Manaus também tem tradições para o feriado. Além de desfiles de escola de samba e de fantasias, acontece o Carnaboi, mistura do carnaval com o Festival Folclórico de Parintins. Nas noites de segunda e terça-feira, é possível curtir bandas das associações folclóricas ligadas às apresentações dos bois Garantido e Caprichoso. A maior diferença em relação ao festival é que, em fevereiro, não ocorre a tradicional disputa entre as duas figuras. Os foliões também podem curtir, no ritmo da toada, atrás dos trios elétricos ; basta vestir o tururi, roupa semelhante aos abadás.

Descubra mais sobre outras cidades que têm blocos de rua liberados para os que quiserem se juntar à folia ; para aliviar o orçamento das festas pagas. Com tantos ritmos, vai ser difícil escolher só um lugar para curtir esse feriado.

Diamantina, Minas Gerais

Marcada para 28 de fevereiro, a data é uma das mais esperadas pelos foliões brasileiros. Mas a animação dos blocos de rua, que toma conta de várias cidades no país e no mundo, não fica limitada a um único dia

Durante os dias de festa, as ruas de pedra e de casarões antigos são tomadas por foliões e diversas atrações. A cidade mineira, que atrai turistas o ano inteiro por conta da sua herança histórica e cultural, ganha outros ares. São mais de 10 blocos de rua tradicionais, como Bat-Caverna e Bartucada ; dois dos mais esperados.

Florianópolis, Santa Catarina

Marcada para 28 de fevereiro, a data é uma das mais esperadas pelos foliões brasileiros. Mas a animação dos blocos de rua, que toma conta de várias cidades no país e no mundo, não fica limitada a um único dia

Além do desfile das 17 escolas de samba da capital de Santa Catarina, os turistas podem participar dos blocos de rua, como o Berbigão do Boca. A festa é uma das mais famosas da cidade e abre, oficialmente, as folias de carnaval. Muitos outros blocos correm por Florianópolis: Bom te Ver, Bloquete, Calma Beth, Sirizinha, entre outros. Não vai dar tempo de ninguém ficar parado.

Salvador, Bahia

Famosa pelos circuitos e folias pagas, Salvador também tem grupos de rua gratuitos para animar a festa, os chamados de blocos sem corda. A pipoca conta com muitas atrações, como o Carnaval no Pelourinho, o Circuito Sérgio Bezerra, Mestre Bimba, Beco das Cores, entre outros. Veja no site todas as atrações.

Recife, Pernambuco

Marcada para 28 de fevereiro, a data é uma das mais esperadas pelos foliões brasileiros. Mas a animação dos blocos de rua, que toma conta de várias cidades no país e no mundo, não fica limitada a um único dia

Em 1994, o Galo da Madrugada entrou para o Livro dos Recordes como o maior bloco de carnaval do mundo, depois de reunir mais de 1 milhão de pessoas. São 39 anos desde a criação da festa, que enaltece os ritmos pernambucanos. Outro bloco que faz a cabeça dos foliões é o Carnaval do Recife Antigo, que neste ano homenageia Almir Rouche e Caboclinhos Carijós. Confira a programação completa aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação