Turismo

Croácia já se tornou o destino preferido no chamado Leste Europeu

Os preços mais acessíveis são um dos grandes atrativos do pequeno país, que aos poucos atrai a juventude europeia e muitos brasileiros. Uma vez só não basta para descobrir os seus encantos

Kaue Diniz - Especial para o Correio
postado em 25/01/2017 20:00

Os preços mais acessíveis são um dos grandes atrativos do pequeno país, que aos poucos atrai a juventude europeia e muitos brasileiros. Uma vez só não basta para descobrir os seus encantos

Há muito, o chamado Leste Europeu saiu dos filmes de espionagem e se transformou em destino de sonho para muitos viajantes. Principalmente no verão. A região guarda encantos como a Croácia, que até há bem pouco tempo só era falada no Brasil em ano de Copa do Mundo. Até que o mundo descobriu o pequeno país, na região dos Bálcãs, com pouco mais de 4 milhões de habitantes, um território com cerca de 56,5 km2 e quase 6 km de costa banhada pelo Mar Adriático, que exibe todos os tons do azul mediterrâneo e abriga mais de mil ilhas paradisíacas. E o mais importante: em relação aos países mais badalados do Velho Continente, os preços são bem convidativos.

[SAIBAMAIS]

O país oferece cenários deslumbrantes, temperatura agradável, dias ensolarados e água temperada. Por falar em água, ela é potável em todo o território. Coisa de filme ; abra a torneira e beba sem susto. Além do patrimônio natural, com rios, cachoeiras, campos e com a possibilidade de várias atividades no mar, há ruínas históricas ; tombadas pela Unesco ; que encantam e convidam para passeios e descobertas. Com paisagens tão exuberantes, é impossível guardar apenas na lembrança, mas é fácil compartilhar quando se tem à disposição 300 pontos gratuitos de wi-fi espalhados pelo território.

Na capital, Zagreb, os charmosos bares convidam para uma pausa

A porta de entrada da Croácia, sobretudo para quem chega de avião ou de trem, é a capital Zagreb. Diante de tantas belezas à disposição, a cidade pode até ser classificada como o ;patinho feio; de um roteiro pelo país. Mas vale a pena destinar uns dois dias para circular pelas ruas do centro histórico. Quem gosta de ;bater perna; pode aproveitar subindo as ladeiras que dão acesso à cidade alta de Zagreb ; ou utilizar os bondes elétricos ; e se perder por ruelas que escondem charmosos cafés e restaurantes, muitos com mesas ao ar livre. Um excelente momento para pedir uma pivo, como se chama a cerveja em croata. Entre as melhores opções, a Ozujsko, a Karlovacko e a Tomislav.

O museu Mimara tem um dos melhores acervos de arte da Europa

Depois da pausa, siga o mapa para encontrar as principais atrações da cidade. Caso se perca, peça ajuda aos moradores ; muitos falam inglês e sempre estão dispostos a indicar ou levar o turista ao destino desejado. Não esqueça de agradecer com um alegre Hvala (pronuncia-se ;ruala;). Nesse roteiro, é obrigatório passar pela Praça Kaptol, onde fica a catedral, do século 19, da Assunção da Virgem Maria, a Porta de Pedra, a Igreja de São Marcos, de telhado colorido, um dos símbolos da Croácia, e a Torre Lotrscak. De lá, pegue o funicular, que liga a cidade alta à baixa desde o século 17. Há opções de parques, como o Zrinjevac e o Kralja Tomislava. Além do Museu Arqueológico, onde há um jardim com esculturas romanas, e o Museu Mimara, considerado uma das melhores galerias de arte da Europa. À noite, nos arredores da praça Josipa Jelacic é onde a badalação acontece, com diversos bares e boates.

Plitvicka

O parque nacional encanta os visitantes pela beleza da fauna e a imensidão dos lagos, ligados por passarelas de madeira

A 137 quilômetros de Zagreb, cerca de duas horas de viagem, o visitante descobre um tesouro indescritível: o Parque Nacional dos Lagos Plitvice (Plitvicka Jezera), Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Nem as fotos são capazes de reproduzir verdadeiramente a beleza do local, encravado em um terreno de mais de 19 hectares, onde nascem 16 lagos com águas no tom azul-turquesa, ligados por cachoeiras. Só não é possível nadar.

Vá preparado, então, para fazer alguma das trilhas ; são 18 quilômetros delas, várias de curto percurso e de fácil acesso também para crianças e idosos ;, com a câmera fotográfica (ou o celular) na mão para não perder um momento sequer. Através de passarelas de madeira, o turista corta os pequenos lagos até chegar a um maior, no qual é necessário esperar uma embarcação para resgatá-lo e levá-lo ao outro lado do parque, de onde se faz o caminho com uma vista, de cima de montanhas, nos mirantes, dessa beleza natural.

É o tipo de passeio que vale a pena passar o dia, chegando pela manhã e partindo no fim da tarde. Quem viajar na época do verão pode até fazer piquenique nos bosques do parque. Em outras temporadas, como março, por exemplo, é necessário ter um casaco em mãos, já que, na parte montanhosa, facilmente vai se deparar com resquícios de neve por cima de vegetação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação