ARTE

Vozes do muro de lá: atravesse o oceano para explorar o mundo do street art

Passeios com destinos fora do país podem ir muito além dos tradicionais cartões-postais. Cidades de diversas partes do globo têm arte urbana correndo por suas ruas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/03/2017 09:00

Rafal Zych/Flickr

Cruzando o oceano, um dos ícones da street art de Paris, Xavier Prou — conhecido como Blek le Rat — é considerado o pai do stencil graffiti, na França. Depois de visitar Nova York e conhecer mais sobre a arte urbana da cidade, Blek adaptou suas influências para o estilo de vida de Paris, ao mesmo tempo em que procurou criar algo diferente do que havia visto. Seus objetivos eram criar uma consciência social e trazer a arte para quem não tinha acesso.

 

Desde então, as ruas da capital francesa foram tomadas ainda mais pelo movimento artístico. A área de Belleville, por exemplo, é um museu a céu aberto, com obras de artistas de todas as partes do mundo — dos mais conhecidos aos iniciantes.

A forma de expressão artística pode ser vista em outras várias partes do mundo. Embarque nessa viagem por ruas cheias de arte e conheça nomes de artistas importantes.

Lodz, Polônia

Quem incentiva o street art é o próprio governo, que vê na arte uma maneira de revitalizar a cidade polonesa. O projeto começou em 2009, com a exposição de painéis no centro da cidade. A iniciativa logo se espalhou pelo resto da cidade, onde é possível encontrar obras dos brasileiros OSGEMEOS e Kobra, por exemplo.

Los Angeles, Estados Unidos

Li-Hill/Reprodução

A Cidade dos Anjos nem sempre foi um bom lugar para os artistas que queriam expor sua arte pela cidade. Uma regulação que proibia arte em muros da cidade, mesmo que fosse autorizada pelo dono do local. O Mural Moratorium acabou em 2013, dando espaço para artistas como Saber, Aaron Li-Hill e Shepard Fairey.

Londres, Inglaterra

Olive Truxi/Flickr

Na capital inglesa, não é difícil encontrar graffiti pelas ruas. E não é só o inglês Banksy que aparece por lá. É possível conferir ainda o trabalho de David Walker e Herakut, por exemplo. Shoreditch e Camden são dois lugares imperdíveis para quem está interessado em ver street art.

Berlim, Alemanha

Hannibal Hanschke/Reuters

Um ponto turístico famoso da cidade alemã é a East Side Gallery, parte ainda em pé do muro de Berlim, que é repleto de grafites. Mas o street art está presente em diversos outros pontos da cidade, como o bairro de Kreuzberg. Pelas ruas, é possível admirar o trabalho dos artistas El Bocho, AliCé e Evol, por exemplo. O Alternative Berlin oferece tours sobre a forma de arte.

Belém, Palestina

Banksy/Divulgação

O muro que divide a Palestina e a Cisjordânia é a tela de muitos artistas, como o inglês Banksy (ver quadro). Por causa do conflito da região, a divisão acabou se tornando um importante ponto para manifestações políticas e de paz. O tour Best of the West Bank dedica uma parte do passeio para falar sobre o movimento artístico.

 

Nomes de peso

Alguns artistas já são figurinhas conhecidas de quem gosta de street art, como Blek le Rat. Conheça alguns desses nomes e um pouco mais sobre seus trabalhos.

Banksy

Natural de Bristol, na Inglaterra, o artista anônimo mescla graffiti e stencil para expor sua opinião em relação à autoridade, poder e sociedade. A arte de Banksy também pode ser vista em cidades como São Francisco e Barcelona. Em 2010, o artista se aventurou por outros caminhos com o documentário Exit Through the Gift Shop.

Invader


Para o artista, a justificativa para colocar sua arte nas ruas é de que, dessa maneira, não será preciso ir a um museu ou instituição — locais que ele acredita serem alienadores. Suas obras são feitas com azulejos, o que dá uma forma pixelada aos desenhos.

 

OSGEMEOS

Dominick Reute/Reuters

Os também paulistas Otávio e Gustavo Pandolfo encontraram nas ruas, durante os anos 80, a tela em branco que precisavam para poder se comunicar por meio da arte. O graffiti ainda é parte do trabalho dos irmãos, mas a arte dos dois já fez parte de mostras individuais e coletivas em museus de dentro e defora do país.

 

» Para ver de perto

Descubra empresas que oferecem tour, guiados por artistas ou especialistas na história do movimento artístico da cidade.
Underground Paris
Galeria Urban Forms (Lodz, Polônia)
Street Art London

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.