Porto Seguro é destino para conhecer o caminho do nascimento do país

Coração do descobrimento, a cidade que guarda o Monte Pascoal recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Além das dádivas da natureza, o turista pode seguir o caminho do nascimento do país, como nos livros

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/05/2017 09:36 / atualizado em 11/05/2017 09:22

Primeira cidade do Brasil, Porto Seguro “respira” história. Praias, ruas, floresta, museus, igrejas, monumentos, arquitetura, tudo revela a herança do descobrimento do país há 517 anos. Hoje, a região com mais de 147 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é destino turístico no litoral Sul da Bahia para quem busca entender o passado e a cultura dos brasileiros, e também quer tranquilidade, encontros românticos, reunir a família, além de agito noturno e badalação. É um recanto para todos os estilos de turistas.
 
Jacqueline Saraiva/CB/DA Press
 

A cidade recebe cerca de 1,4 milhão de turistas todos os anos, mais de 500 mil em alta temporada, de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo. Cerca de 74% do público são famílias. Mas o município, coração da Costa do Descobrimento, também atrai casais em lua de mel e muitos estudantes em excursão de formatura. Os diversos atrativos naturais, como praias, falésias, baías, recifes de corais, manguezais e rios próprios para navegação, convidam à prática de esportes ou mesmo à contemplação.
 
O passeio pela Cidade Histórica oferece espaços abertos com grama bem verde, rodeados por charmosas casas coloridas, de arquitetura mista, de frente para o mar: um convite ao descanso ou ao lazer das crianças. Os turistas procuram o local para visitar os monumentos de dia e contemplá-los à noite, observando os detalhes das construções da época do descobrimento. Uma das edificações mais conhecidas é a Igreja de São Benedito (1549), que guarda na lateral a preservação das ruínas da antiga escola jesuíta.

Neste ano, a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu a Semana do Descobrimento do Brasil com um novo formato para valorizar o turismo histórico. As comemorações ocorreram de 19 a 23 de abril e reuniram cerca de duas mil pessoas em todos os dias de programação, com ações culturais, esportivas e religiosas gratuitas. “Aqui é referência da história do início do Brasil, isso sempre existiu. O que mantemos, a partir de agora, é a possibilidade de cada vez mais o turista vivenciar e interpretar a história, que precisa ser contada, relembrada”, afirmou o secretário, Richard Alves. Uma das atrações agregadas ao calendário foi a 9ª edição dos Jogos Pataxó, que integram, por meio do esporte, as aldeias indígenas.

Outras construções em destaque na Cidade Histórica são o Marco do Descobrimento (1506), trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503, como símbolo de poder da coroa portuguesa; a Igreja de Nossa Senhora da Pena (1535), que é padroeira da cidade; a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia (1526), que guarda imagens barrocas como a do Senhor dos Passos e a de Cristo crucificado; o Farol da Marinha, na Praça da Misericórdia; e a Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funciona o Museu da Cidade. Uma parte da história do descobrimento é contada em azulejos portugueses, localizados na entrada. (JS)

A história do Brasil conta que a esquadra de Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal com a missão de encontrar uma rota para as Índias e levar especiarias à Europa, mas “deu de cara” com Porto Seguro, em 22 de abril de 1500. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao Sul de Porto Seguro. A Costa do Descobrimento, que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999.
 
Jacqueline Saraiva/CB/DA Press
 

» Visite

Antes de escolher uma praia “pra chamar de sua” em Porto Seguro, o visitante precisa ter em mente que tipo de diversão procura, com tranquilidade ou agito. Para os dois estilos existem opções:
 

Antonio PSO/Flickr

Praia do Mundaí

Localizada a quatro quilômetros do centro, tem águas calmas e sombra de coqueiros, perfeita para famílias com crianças. Apesar do cenário de paz, o local também abriga a imensa barraca Tôa-Tôa, que garante horas de lambaeróbica para todas as idades.
 

Raúl Barrio/Flickr

Praia do Mutá

Está na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália. A água morna por si só garante relaxamento total nessa pequena enseada emoldurada de coqueiros, onde piscinas naturais se formam na maré baixa.
 

Junior/Flickr

Praia de Taperapuã

Se o objetivo da viagem é agitação, escolha esse destino a 7 quilômetros de distância do centro de Porto Seguro. É a praia mais procurada para quem quer comer bem, dançar muito e praticar esportes.

Onde ficar


Vitória Régia Apart Hotel
Praia de Taperapuã
Telefone: (73) 3679-1787
www.vrah.com.br/

Nauticomar All Inclusive Hotel & Beach Club
Praia de Taperapuã
Telefone: (73) 3288-7100
www.nauticomar.com.br

Toko Village
Praia do Mutá
Telefone: (73) 3677-1300
www.tokovillage.com/

Hotel Ponta de Areia
Centro de Porto Seguro
Telefone: (73) 3288-0813
www.pontadeareia.com.br/

Aquaville Apart Hotel
Praia de Taperapuã
Telefone: (73) 3268-0124
www.hotelaquaville.com.br/

A jornalista viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Convention & Visitors Bureau
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.