Turismo

Além dos passeios, Sul da Bahia traz boas opções gastronômicas

Há boas opções desde simples restaurantes e barracas à beira da praia até experiências gastronômicas em estabelecimentos requintados

Jacqueline Saraiva
postado em 14/05/2017 09:00
Os frutos do mar são a base dos cardápios. Dos simples aos mais elaborados, como o camarão na moranga
A culinária baiana é, sem dúvida, um ritual. Desde a escolha dos ingredientes até a degustação, o baiano capricha nos sabores, nas cores e nos aromas. As refeições são preparadas com uma mistura de produtos marcantes, como o azeite de dendê trazido pelos negros escravos durante a colonização do país, e por pratos típicos portugueses, além de elementos da culinária indígena, que acabaram criando uma gastronomia admirada por pessoas em todo o mundo. Em Porto Seguro, essa cozinha pitoresca reserva uma diversidade de pratos para agradar a todos os paladares, com iguarias como acarajé, caruru, vatapá, bobó de camarão, entre outros. A pimenta está presente em quase todos.

[SAIBAMAIS]Paulo Braz da Cunha foi do Rio de Janeiro para Porto Seguro, onde abriu um PF (Prato Feito), o Restaurante do Paulo Pescador, depois que se casou. O empresário, que antes se dedicava à pesca, teve que vender o barco e abandonar a vida de pescador por conta dos vários sonhos que a mulher tinha, nos quais ele morria no mar. O estabelecimento se consolidou em Arraial d;Ajuda. ;Trouxe ideias do Rio para cá e criei um cardápio diferenciado, do qual me orgulho em servir comida que não usa qualquer tipo de tempero industrializado;. Todos os funcionários são treinados e capricham no visual e no sabor. A fila de clientes aguardando uma mesa comprova isso.

Em Arraial d;Ajuda, dentre várias barracas e restaurantes ao longo da faixa de praia, o turista pode optar pela Cabana Aconchego, comandada pela baiana Herbena Gomes Ribeiro, mais conhecida como Tia Bena ou Bena. Os 25 anos de cozinha deram a ela bagagem suficiente para preparar variados pratos, onde preza o bom toque baiano. Entre os pratos mais pedidos estão a moqueca, peixe na telha e camarão na moranga. ;Eu sou muito chata na cozinha e prezo pela qualidade;, conta.

O casario colonial que forma a Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool), é um dos pontos mais famosos de Porto Seguro e dispõe de uma bela vista do cais, bem em frente ao encontro do Rio Buranhém com as águas verdes do Atlântico. Milhares de turistas seguem para lá para conferir os cardápios de bares, restaurantes e a feira de artesanato que começa no fim do dia, com comidas típicas baianas, como acarajé, tapioca e cocada. Ninguém resiste ao famoso ;capeta;, bebida feita à base de vodka, guaraná em pó, leite condensado e uma fruta da época, como a servida na Barraca da Help, uma figura irreverente do local, que atrai a clientela com frases sem pudor e hilárias.

Ceviche servido no Saint Tropez Hotel

Entregue-se
Para quem gosta de culinária moderna, uma boa dica é reservar lugar no Saint Tropez Praia Hotel. Os pratos assinados pelo chef Jorge Santos ressaltam ingredientes típicos do Nordeste. ;Escolhi a cozinha contemporânea por me permitir reunir elementos de várias tradições culinárias;, explica. Salmão ao gergelim com molho de laranja, camarão tropical e camarão em crosta de amêndoas são algumas das delícias servidas. Se quiser ser surpreendido, esqueça o cardápio e deixe o chef guiar a experiência.

Barracas na praia, em Arraial d'Ajuda: há opções
Um dos quitutes tradicionais da culinária baiana, o acarajé é atração

; Onde comer

Restaurante Paulo Pescador

Arraial d;Ajuda
Telefone: (73) 3575-1242
www.paulopescador.com.br/

Saint Tropez Praia Hotel

Arraial d;Ajuda
Telefone: (73) 3288-7700
www.saint-tropez.com.br/

Sued;s Praia Beach Inclusive

Porto Seguro
Telefone: (73) 3288-7900
www.gruposueds.com/

Colher de Pau

Porto Seguro
Telefone: (73) 3268-4124
www.grupocolherdepau.com.br/

Bistrô da Helô

Porto Seguro
Telefone: (73) 3288-3940

Canto Italiano

Porto Seguro
Telefone: (73) 8131-4058
www.facebook.com/Canto-Italiano-638773406286951/

El Gordo

Quadrado de Trancoso
Telefone: (73) 3668 1193
www.elgordotrancoso.com.br/

Capim Santo

Quadrado de Trancoso
Telefone: (73) 3688-1122
www.capimsanto.com.br/ trancoso.html
[FOTO938141]

A jornalista viajou a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro e do Convention & Visitors Bureau

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação