COPA DO MUNDO RÚSSIA 2018

Faltam 365 dias: programe-se para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia

De hoje a exatamente um ano, o país abre as portas para a maior competição de futebol do planeta. Organize-se para torcer pela Seleção Brasileira

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/06/2017 17:00 / atualizado em 14/06/2017 16:44

Alexander Utkin/AFP

Moscou, URSS, 1980. No planeta dividido pela Guerra Fria, a capital soviética recebia os 22º Jogos Olímpicos de Verão. Mesmo com o boicote por parte dos Estados Unidos, uma das cenas mais marcantes de toda a história das Olímpiadas ocorreu no estádio Luzhniki: o mascote da competição, o ursinho Misha se despede da competição derramando lágrimas em meio à multidão, emocionando o mundo. Lá se vão 37 anos desde a performance e, daqui há exatos 365 dias, os olhos de todos estarão voltados para o mesmo lugar. Dessa vez, para acompanhar a abertura da primeira Copa do Mundo de Futebol a ser disputada no Leste Europeu.



Em 14 de junho de 2018, a Rússia sediará a 21ª edição da Copa. O país, praticamente do outro lado do mundo, fica a 11.282 quilômetros do Brasil, que sediou a última competição. A Seleção Brasileira está classificada para o Mundial — além da Rússia,país-sede do evento, e do Irã, que garantiu vaga nesta semana. Dessa forma, já é possível planejar a viagem para acompanhar a Seleção em busca do tão sonhado hexacampeonato. Serão 31 dias de jogos, que começam e terminam em Moscou, a capital russa, mais precisamente no estádio Luzhniki, sede da abertura e da partida final.

Ai Kagou/Flickr
 

Ainda não é possível cravar qual será o caminho do Brasil até o último dia em Moscou. O sorteio que define os grupos só será feito no dia 1º de dezembro. Como o Brasil lidera o ranking da Fifa e a lista serve como base para decidir os cabeças de chave (a Rússia encabeçará o grupo A e as sete melhores seleções serão divididas entre os grupos B e H), é certo que a Canarinho será um dos cabeças. Assim, o primeiro jogo não contará com a presença do time verde e amarelo, mas esperamos — e torcemos muito — para que ele seja um dos dois a entrar em campo no famoso estádio no dia 15 de julho de 2018.

Entre uma data e outra, o torcedor poderá desfrutar das belezas do maior país do mundo. A competição contará com as habituais 32 seleções. Os jogos ocorrerão em 12 sedes distribuídas em 11 centros (a capital conta com dois estádios). De leste a oeste e de norte a sul, será possível vivenciar o dia a dia russo. Para otimizar as distâncias, afinal a Rússia tem uma área de mais de 17 milhões de quilômetros quadrados, todas as cidades ficam do lado europeu, com exceção de Ecaterimburgo, que fica a 1,784km de Moscou, os demais percursos não passam dos 1,6 mil quilômetros. A maior distãncia entre uma sede e outra fica entre Kaliningrado e Rostov do Don (2.324km). A menor é entre Samara e Cazã, com 357km.

Wikipédia/Divulgação

Nesta série especial, que começa hoje, o Turismo mostra as sedes e o que você deve ficar atento sobre o maior país do mundo. Começamos com Moscou e as cidades mais distantes da capital, Ecaterimburgo e Kaliningrado. Na próxima semana, conheceremos São Petersburgo, Níjni Novgorod, Cazã e Saransk.

 

Saudades

FIFA/Divulgação
 

Como todo grande evento, a Copa do Mundo Fifa também tem um mascote. Em 2018, a Rússia repete Moscou 1980 e terá um animal como amuleto. Depois do urso Misha, é a vez do lobo Zabivaka, que significa "aquele que marca” em russo. Como no Brasil em 2014, o nome foi escolhido por votação popular. resta saber se ele fará o mesmo sucesso de Misha, que ficou  na lembrança dos apaixonados pelos jogos.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.