Turismo

Cultura dos maranhenses e potiguares cativa o público brasiliense neste mês

Confira as atrações juninas de três capitais nordestinas. Atrás de São Paulo, Recife, Fortaleza e João Pessoa, as cidades de São Luís, Natal e Maceió estão entre as favoritas dos brasilienses para aproveitar o mês ao redor da fogueira

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 17/06/2017 10:00

Confira as atrações juninas de três capitais nordestinas. Atrás de São Paulo, Recife, Fortaleza e João Pessoa, as cidades de São Luís, Natal e Maceió estão entre as favoritas dos brasilienses para aproveitar o mês ao redor da fogueira
Música, culinária típica e decoração temática. O clima da roça, ensejado nas festas juninas, expressa muito da cultura do Brasil. Foram os portugueses quem trouxeram a tradição ao país, na época da colonização. A festa, pagã e católica ao mesmo tempo, homenageava, em 24 de junho, o nascimento de João Batista. A data, mantida até hoje, agita o inverno na região Nordeste. Competições de quadrilhas, shows musicais e multidões dançando ao som do triângulo e da sanfona são a cara do mês de junho.

O São João tem abrangência nacional, mas cada estado brasileiro comemora de um jeito diferente. A cidade de São Luís, no Maranhão, aposta no folclore. A capital despertou o interesse de 5% dos brasilienses nas buscas por passagens aéreas para junho e está no quinto lugar do ranking de cidades mais cotadas para a visita dos turistas da capital federal.

[SAIBAMAIS]O quarto lugar ficou com São Paulo, conforme levantamento do site Viajala. Na capital paulista, os visitantes encontram quermesses e arraiás. Em São Luís, é o Bumba-Meu-Boi, boi morto que ressuscitou, quem anima festejos. A dança envolve música, teatro e circo e é considerada patrimônio cultural do Brasil.

A capital maranhense reúne dois grandes eventos nesta época do ano. O São João de Todos aconteceu entre 1; e 11 de junho. O arraiá na Praça Maria Aragão vai até o dia 29. O público poderá assistir, de graça, apresentações de Tambor de Crioula, do Bumba-meu-Boi, shows musicais, de quadrilhas juninas, além dançar o forró pé de serra. Confira como será o São João em outras duas capitais nordestinas. Cada uma foi responsável pelas buscas por passagens aéreas de 5% dos moradores de Brasília.

; Entre dunas e lagoas

Natal
Com passagens aéreas que custam a partir de R$1.300, o brasiliense pode aproveitar as atrações gratuitas do São-joão natalino. Nesta edição, 22 grupos se apresentam no Festival de Quadrilhas Juninas. Além disso, 20 bandas se apresentam em palcos na Arena das Dunas e na Avenida Ipetinga até 26 de junho. O evento também inclui um festival de gastronomia. Informações: www.natal.rn.gov.br

Maceió

A prefeitura cancelou as festas de São João no dia 2 de junho por conta das chuvas que atingiram a cidade no início do mês. Os danos somam R$ 170 milhões e deixaram alguns bairros em situação de emergência. Estavam planejados quatro dias de festa na Rua Sá e Albuquerque, com a participação de bandas de forró. Quem planeja ir à capital neste mês pode enfrentar chuvas, mas o calor é garantido durante todo o ano.

Terra da garoa
São Paulo teve 7,5% das buscas de passagens dos brasilienses em junho. Segundo levantamento do Viajala, a capital financeira do país costuma ocupar o segundo lugar em termos de buscas por voos saindo de Brasília o ano inteiro. Em junho, Sampa cai para quarto lugar e fica atrás de três capitais nordestinas: João Pessoa, Fortaleza e Recife.

* Preços consultados em 09/6 no site www.google.com.br/flights

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação