São João

Arraial de Belo Horizonte agita pontos turísticos da capital do queijo

A 39º edição do festejo contou com atrações espalhadas por todos os cantos da cidade. Michel Teló, Rick e Ricardo, Don e Juan Gino e Geno e a Banda Chaparrall animaram a festa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/07/2017 19:00 / atualizado em 18/07/2017 15:34

Tamires Martins/Belotur

Belo Horizonte (MG) — Fundado em 1978, o Arraial de Belo Horizonte — antigo Arraial de Belô — chega em sua 39º edição e se consolida como o quinto maior do Brasil, ao lado do eventos realizados nas cidades de Campina Grande (PB) e São Luís (MA). Ao todo, mais de 240 ações agitaram a capital do pão de queijo. 
 
As primeiras movimentações de São João começaram em 9 de junho, com as Blitz Juninas. Realizadas em parceria com a União Junina Mineira, a iniciativa levava grupos de quadrilha para se apresentar em pontos turísticos da cidade. O Turismo teve a oportunidade de conferir uma das exibições enquanto visitava o Mercado Central de Belo Horizonte.
 
Para quem não conseguiu "ser pego" em uma das blitz, o Concurso de Quadrilhas, realizado na Praça da Estação durante os primeiros finais de semana de julho, mostraram todo o potencial da festa. Dois grupos — totalizando 53 equipes — participaram da competição. A ganhadora do grupo estadual, que contou com representantes de todos os municípios de Minas Gerais, foi a Pequizá, de Montes Claros, que levou R$ 10 mil para casa. 
 
Augusto dos Santos/Belotur
 
Outra novidade dessa edição era o aplicativo do Arraial de Belo Horizonte. Além de apresentar todos os detalhes do maior festejo junino da história da capital mineira, o app, disponível para Android e iOS, ajudou o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) a traçar rotas e definir locais que necessitariam do trabalho de limpeza de coleta. 
 
Correio elegante moderninho
 
Encontrou um "crush" durante as comemorações mas não sabe como se aproximar? O Arraial de Belo Horizonte te ajuda nessa. Quem curtiu a programação dos finais de semana pôde mandar, por meio do Twitter, um recado para a paixão junina. Era só usar a hashtag #meucrushnoarraial que a mensagem era exibida no telão do palco principal do evento. 
 
  
Produto turístico nacional
 
Com a iniciativa, o Ministério do Turismo pretende colocar a comemoração no calendário dos grandes eventos nacionais e chamar a atenção de agências de viagens do país e do exterior. Até o momento, mais de 100 festas em 87 cidades e 21 estados fazem parte do Calendário Nacional de Eventos
 
*O repórter viajou a convite do Ministério do Turismo. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.