Turismo

Os encantos do calor parisiense, aproveite o verão na cidade-luz

O turista encontra, em Paris, até setembro, uma maratona cultural com shows de música, cinema ao ar livre, dança e teatro, eventos que ocorrem em praças, museus, teatros, igrejas e cafés

Carlos Altman - Especial para o Correio
postado em 13/07/2017 09:00

O turista encontra, em Paris, até setembro, uma maratona cultural com shows de música, cinema ao ar livre, dança e teatro, eventos que ocorrem em praças, museus, teatros, igrejas e cafés
Quem decidiu escolher Paris para curtir o verão pode se preparar para o melhor da cultura, em eventos gratuitos por toda a cidade. Até setembro, uma maratona cultural com shows de música, cinema ao ar livre, dança e teatro vai invadir parques, praças, museus, teatros, igrejas, restaurantes, livrarias e cafés, entre outros pontos. Neste período, Paris se transforma na Capital Mundial das Artes e fica ainda mais encantadora. Convite irresistível tanto para os amantes que escolherem a cidade-luz como roteiro de paixão, quanto para a família em férias, em busca de diversão, boa gastronomia e arte.

[SAIBAMAIS]Com os dias mais longos e a temperatura na casa dos 30;C, a cidade é puro charme. Nos parques, centenas de turistas e moradores parisienses vão aproveitar para pegar sol ao ar livre. Jovens e adultos costumam invadir fontes e lagos, alívio para se refrescarem do calor. E os casais apaixonados que visitarem a Pont Neuf terão a oportunidade de curtir até mais tarde o ir e vir dos barcos no Rio Sena. Com certeza, é no verão que o romantismo entra ainda mais em cena e dá um colorido especial à capital francesa. Apaixonante por natureza, Paris é o cenário perfeito para o amor. E, neste verão, a atmosfera é contagiante. Andando nas margens do Rio Sena e pelas ruas estreitas dos bairros Quartier Latin e Marais, será possível ver dezenas de casais de namorados, de todas as idades, se beijando, de mãos dadas ou se abraçando.

Mas nada se compara com a Paris Plages, tradicional praia artificial montada às margens do Rio Sena, entre o Hotel de Ville e a Pont Neuf. No local, ritmos sonoros do mundo inteiro dão o ar da graça. Do batuque dos tambores do Quênia ao inconfundível cavaquinho brasileiro. Nessa mistura harmônica de povos, Paris é ainda mais sedutora. Uma cidade aberta às diferenças, focando sempre no bem-estar multicultural e multissocial de quem a visita e, principalmente, dos moradores.

Quando a noite cai, a cidade ganha outro charme. Os prédios se iluminam e uma nova Paris surge. No meio do Sena, um vaivém de barcos-restaurantes, como o Bateaux-Mouche e o Vedettes da Pont Neuf, projetam luzes e cores nos prédios enquanto deslizam suavemente sobre as águas. Na Ile de La Cité, onde se encontra a Catedral de Notre-Dame, não se assuste se, mesmo à noite, filas quilométricas de turistas esperarem a oportunidade de visitar a mais famosa igreja francesa. Em toda a cidade, os cafés, lojas e restaurantes estarão lotados, com maior número de pessoas que em outras épocas do ano. Mesmo assim, Paris é uma cidade que merece ser visitada, percorrida a pé, sem pressa e apreciada com olhos carregados de paixão.

; Programação Cultural

O turista encontra, em Paris, até setembro, uma maratona cultural com shows de música, cinema ao ar livre, dança e teatro, eventos que ocorrem em praças, museus, teatros, igrejas e cafés

Festa Nacional Francesa
A próxima sexta-feira, 14 de julho, é um dia de festa na França, pois representa o Dia da Bastilha. Para celebrar essa data, em Paris, haverá fogos de artifícios, desfile militar e baile dos bombeiros. A celebração ocorre todos os anos e o show pirotécnico de fogos já é um símbolo local. É claro que o cenário não poderia ser diferente, todas as comemorações serão realizdas na Torre Eiffel. A abertura do evento terá um concerto lírico com a participação da Orquestra Nacional da França, o Coral e o grupo Maitriste da Rádio France, além de grandes nomes internacionais. Neste ano, o tema da festa será "Paris e os Jogos Olímpicos". O desfile militar é uma atração. As tropas militares desfilam na avenida mais famosa do mundo, Champs-Élysées, e os aviões tomam conta do céu parisiense com um show que agrada a todos.
; Quando: 13 e 14 de julho
; Horário: Durante todo o dia
; Local: Avenida Champs-Élysées e Torre Eiffel

Paris Jazz Festival
O festival de jazz de Paris é um evento de verão super relax, que ocorre no Parc Floral de Vincennes, Leste de Paris. O festival não conta só com o melhor do jazz, mas com soul, funk e dança. São mais de 30 shows ao longo do dia, várias oficinas culturais e atividades, oportunidade de se divertir e aprender mais sobre música.
; Quando: nos fins de semana, até 30 de julho
; Valor: 22 Euros por dia
; www.parisjazzfestival.fr

Concertos gratuitos
Concertos de jazz, de música clássica, de canções francesas que ocorrem na Arena da Música dentro do parque do Jardins Luxemburgo, em Saint Germain. O evento ocorre durante todo este mês, sempre às sextas, às 13h30, às 14h30, às 16h e às 18h; sábados, às 15h30 e às 18h; e domingos, às 15h, às 16h30, às 18h e às 19h15. E o melhor, tudo grátis.

Paris Plages
Durante o verão, Paris também se transforma em estação balneária graças ao Paris Plages. Diversas atividades agradam adultos e crianças, com shows e uma programação intensa ao ar livre até altas horas da noite. E também é durante o Paris Plages que ocorre o festival Fnac Live, na esplanada do Hôtel de Ville, a prefeitura de Paris, no fim de julho. No programa, nada menos que imperdíveis 30 concertos gratuitos.
; pt.parisinfo.com/eventos/julho-e-agosto-paris-ao-ar-livre.

Festival Rock en Seine
O festival francês Rock en Seine nasceu em 2003 e é um dos maiores eventos de música da França. Ocorre todos os anos no último fim de semana de agosto, em um maravilhoso parque fora de Paris. O festival convida as melhores bandas de pop e rock, desde grandes estrelas a novos talentos. Cinco palcos são distribuídos por um lindo (e enorme) jardim, onde o público vivencia o rock, pop e electro.
; Quando: de 25 a 27 de agosto
; Onde: Domaine National de Saint-Cloud, Hauts-de-Seine
; Valor: 49 Euros por dia ou o passe para três dias por 119 Euros
; www.rockenseine.com

La Plage do Glazart
Trata-se de uma reunião festiva, pé na areia em torno de uma programação musical variada e de boa qualidade. Há mais de 15 anos, durante o verão, os jovens se reúnem ao norte de Paris em um espaço aberto, descontraído, com cadeiras de praia confortáveis, música gratuita, foodtrucks e outras surpresas. O evento vai até 30 de setembro.
; Onde: Avenue de la Porte de la Villette, 15.
; Como chegar: Metrô linha 7, estação Porte de la Villette, saída 4.
; www.residentadvisor.net

Lollapalooza

O Lollapalooza expandiu horizontes e tem uma nova filial para o festival: a cidade-luz. A estreia do Lollapalooza Parisocorre em 22 e 23 de julho, no Hippodrome de Longchamp e terá bandas como Red Hot Chili Peppers, The Hives, Imagine Dragons, Rival Sons e os cantores Lana del Rey e The Weeknd.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação