Turismo

Quer milhas? Use programas de fidelidade das companhias aéreas a seu favor

Conheça os benefícios oferecidos pelas empresas que operam no país e veja dicas para fazer resgates de sucesso

Rafaella Panceri - Especial para o Correio
postado em 02/09/2017 10:00
Conheça os benefícios oferecidos pelas empresas que operam no país e veja dicas para fazer resgates de sucesso
Ao comprar passagens aéreas pela internet, é comum ver anúncios sobre programas de fidelidade. Ao participar deles, o viajante acumula pontos de acordo com as compras feitas pelo cartão de crédito. A pontuação ; também chamada de milhas ; é revertida em passagens e outros produtos e serviços. É uma maneira de as companhias premiarem e fidelizarem passageiros frequentes. No Brasil, Avianca, Azul, Latam e GOL oferecem a possibilidade. Entender como funciona cada programa é essencial para aproveitar os benefícios.

;Usar o cartão de crédito é a melhor forma de gerar milhas e pontos hoje em dia;, avalia o advogado Eloy Fonseca Neto, criador do site Mestre das Milhas, cujo conteúdo é especializado em programas de fidelidade. Para ele, consumir dessa maneira é ideal, porque a maioria dos programas brasileiros oferece produtos por meio de convênio com portais de comércio. ;Como a participação é gratuita, minha recomendação é se inscrever em todos os programas;, aconselha, e sugere que, se a intenção for o acúmulo de pontos, o viajante deve concentrar seus gastos no programa que esteja mais de acordo com seu estilo de vida.

[SAIBAMAIS]O valor das milhas varia bastante. Em alguns casos, é tão alto que vale mais a pena comprar a passagem em dinheiro. Uma alternativa é usar a ferramenta que combina uso de pontos e dinheiro, ideal para quem precisa de poucas milhas para retirar um bilhete. Mas, atenção: ;Quando o complemento tem um valor alto, não é vantagem. O valor das milhas adicionais pode valer outra passagem;, aponta Eloy Fonseca Neto. A troca de milhas por produtos é desvantajosa. ;Com a falta de tempo pra viajar ou acumular milhas suficientes para isso, muitos acabam adquirindo produtos de baixo custo-benefício;, avalia.

LATAM Fidelidade
; www.latam.com/pt_br/latam-fidelidade
Faz parte do programa Multiplus e permite acumular pontos a cada voo ou com o uso do cartão de crédito. As milhas dão direito a passagens pela Air Canada, Air China, Copa Airlines e demais membros da Oneworld. O programa tem quatro categorias ; Black Signature, Black, Platinum e Gold ; correspondentes à quantidade de trechos voados e de pontos Elite (obtidos pelo cálculo da distância em milhas multiplicados por um percentual de cada categoria de voo) acumulados.

Smiles
; www.smiles.com.br/home
Pelo programa de fidelidade da GOL, é possível adquirir bilhetes na companhia e em outras do grupo Star Alliance (Air France, Delta Airlines, KLM, etc.) ; não só com voos realizados, mas com compras pelo cartão de crédito e aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras. O Smiles tem quatro categorias: Smiles (básico), Prata, Ouro e Diamante. Os benefícios são acesso a lounge, embarque prioritário, bônus no acúmulo de milhas e outros.

Tudo Azul
; www.tudoazul.voeazul.com.br
O programa da Azul funciona com acúmulo de crédito nos cartões parceiros. A cada compra, o cliente recebe 5% do valor em milhas. A partir de R$ 50, elas podem ser usadas como desconto na compra. Também há acúmulo na compra de passagem aérea. Neste caso, cada R$ 1 equivale a até 4 pontos. Nas categorias Topázio, Safira e Diamante, os clientes têm garantia de receber entre 2,5 e 3,5 pontos.

Amigo

; www.pontosamigo.com.br
Permite acumular pontos a cada voo ou ao comprar com o cartão de crédito. As milhas podem ser trocadas por passagens em empresas-membros do grupo Star Alliance. Os participantes são divididos nas categorias Bronze, Silver, Gold e Diamond, de acordo com os pontos que obtêm. A vantagem do programa em relação aos demais é poder cadastrar a família para juntar pontos e poder emitir passagens para terceiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação