PASSEIOS

Pausa para relaxar: aproveite o Rock in Rio para conhecer praias cariocas

Quem quiser dar uma pausa no agito da capital internacional do rock, pode pegar a estrada e conhecer a Barra de São João, em Casimiro de Abreu, para recarregar as baterias

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 21/09/2017 10:00 / atualizado em 20/09/2017 15:35

Camping Dois Pinheiros/Flickr


Quem vai curtir mais uma semana de Rock in Rio precisa repor as energias. Nada mais relaxante que uma praia e, na Cidade Maravilhosa, opção é o que não falta. Que tal sair da agitação e aproveitar para conhecer locais além do circuito turístico mais badalado?  O município de Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos, fica a 133 quilômetros da capital e tem praias deliciosas, como a Praia Grande ou Praião, como também é conhecida, a principal da cidade, com calçadão, quiosques, bares e redes de vôlei.



Para quem quer sossego, o ideal é seguir para o canto esquerdo, que é praticamente deserto. É conhecida como uma das praias mais bonitas do litoral fluminense. Passar um domingo de sol lá é muito bom, além de poder aproveitar a boa estrutura existente no lugar. A água não é tão fria e o mar é ótimo para aqueles que não gostam de águas paradas, mas de surfar e pegar pequenas ondas.

A cidade, com uma população de cerca de 40 mil habitantes, segundo o IBGE, preservou a casa que pertenceu ao poeta Casimiro de Abreu, no século 19. Transformada em centro cultural, apresenta uma pequena exposição com objetos do poeta. Pena que boa parte de seus pertences foi queimada diante da sua causa mortis, que teria sido tuberculose. A sepultura do poeta fica atrás da Capela de São João, uma linda igrejinha barroca localizada no alto de uma colina, de onde ver o pôr do sol é algo simplesmente maravilhoso. É um lugar muito requisitado pelos turistas.

Camping Dois Pinheiros/Flickr


Ondas
O mar de Praião é tranquilo e a faixa de areia é bastante grande, atraindo banhistas de toda a região, que vão lá à procura de um bom descanso, mais precisamente no verão, quando o mar se torna mais transparente. Mas o lugar ainda é ideal para atividades físicas e diversão, como caminhar, passear, malhar, jogar bola e peteca. No fim de tarde e à noite, alguns quiosques oferecem música ao vivo e garantem um ótimo happy hour.

A 1,5 quilômetro do Praião está a Ilha de Trinta Reis, a aproximadamente 800 metros da costa, com águas claras, boas para pesca e banho. Além disso, é um local que serve de desova das tartarugas. Por ter uma grande diversidade de peixes, a ilha é muito procurada para pesca submarina. Local também que jamais deve-se deixar de visitar. Já a Prainha, situada no fim da Rua São João, a poucos metros do Centro da cidade, também é muito gostosa. E, como é próxima ao Rio São João, permite que o visitante possa banhar-se tanto no lado do rio quanto do mar. Porém, este tem um atrativo maior por causa das águas mornas e esverdeadas.

Na realidade, a Prainha, é uma pequena faixa de areia entre a foz do Rio São João e o mar, que abriga, no alto de uma pedra, a secular Capela de São João Batista, uma das construções mais antigas da região. O local é muito frequentado por famílias, que procuram a tranquilidade das águas do rio em contraste com o mar agitado. No entanto, a aparência calma das águas esconde o sério perigo de o banhista ser arrastado pela força do rio, por isso, muito cuidado nessa hora. O local também é procurado por muitos romeiros e apreciadores da cultura histórica. É considerado um belíssimo mirante para ver o pôr do sol, que emoldura as ruínas da antiga ponte quebrada sobre o rio.

 

Camping Dois Pinheiros/Flickr
 

 

Pesca
Em Unamar, região cercada por condomínios, o ambiente mescla trechos movimentados com outros bastante tranquilos. A praia pertence a Cabo Frio, mas está mais próxima de Barra de São João, distrito de Casimiro, a apenas quatro quilômetros. As boas ondas atraem os surfistas dos balneários ao redor. O distrito de Barra de São João é um dos mais antigos núcleos urbanos da região, graças à sua localização junto à foz do Rio São João. Lá já foi sede do atual município de Casimiro de Abreu, quando era, então, entreposto comercial. Com a mudança econômica dos portos de desembarque junto ao mar, causada, entre outros motivos, pelo fim da escravidão, a cidade perdeu importância econômica  para as fazendas junto às trilhas da região serrana. No entanto, preservou suas características de fundação, mantendo até hoje uma atmosfera rústica e bucólica. A economia é mantida basicamente pela pesca, mas o turismo também auxilia bastante na manutenção de tais características.

Prefeitura de Casimiro de Abreu/Divulgação


Como chegar

Saindo do Rio de Janeiro, atravesse a ponte Rio-Niterói e siga pela BR-101. Na altura de Rio Bonito, siga pela Via-Lagos para Barra de São João, ou em frente, pela BR-101, para Casimiro de Abreu. Depois de sair do Rio de Janeiro, 133 km (01h 45 min.) adiante, você chega à Terra do Poeta.
Também pela BR-101, é possível chegar à Barra de São João. Na altura de Rio Dourado (distrito de Casimiro), 10 minutos depois de passar por Casimiro, entre à direita (vindo do Rio de Janeiro) e siga em frente. Chegando ao trevo entre Rio das Ostras e Barra vire à direita e siga em frente.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.