Turismo

Alegria cultural: comemorações colocam turistas em competições malucas

Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo

Ana Carolina Alves*
postado em 28/09/2017 10:00

Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo

Não importa a nacionalidade: as pessoas adoram competir e festejar. Algumas dessas tradições podem ser criativas e completamente diferentes, mas existem algumas delas que são, de fato, bem inusitadas. Alguns países aproveitam os festivais culturais para incluir algumas brincadeiras ou competições em suas tradições, e essa combinação atrai turistas curiosos de todo o mundo.

[SAIBAMAIS]País conhecido pelas festanças, a Espanha possui algumas tradições muito empolgantes. As pessoas tiram seus trajes típicos do armário e vão às ruas celebrar com os amigos e as famílias, e cada cidade tem a sua maneira de festejar. Mas também há festas mais inusitadas, como a que se faz uma guerra de tomates. O conselheiro de turismo da Embaixada da Espanha no Brasil, Juan Antonio, explica que a festa é uma tradição para os espanhóis, e um dos principais atrativos para os turistas. ;Temos centenas de festas ao longo do ano, desde o nosso carnaval colorido até a nossa guerra de vinho. Temos celebrações todos os meses, para todos os gostos;, explica ele. ;Essa nossa alegria vem do caráter latino, as pessoas são muito divertidas. As festas são uma tradição, algumas mais antigas que outras, mas todas foram se modernizando;, explica Juan.

Muitas tradições ao redor do mundo envolvem competições saudáveis entre jovens, crianças, adultos e idosos. Nativos e turistas entram na brincadeira para se divertirem celebrando a cultura. Turismo selecionou algumas tradições divertidas ao redor do mundo. Confira!

Songkran
Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo
A passagem de ano é um acontecimento muito importante no mundo, mas os tailandeses possuem um jeito diferente de comemorar: eles atiram água uns aos outros. Chamado de ano novo tailandês, ou ainda festival das águas, o Songkran é uma comemoração ligada à limpeza. Antes de se tornar uma guerra de água conhecida mundialmente, a tradição servia para o povo tailandês se preparar para um novo começo e fazer uma limpeza espiritual. Hoje em dia a simbologia é a mesma, mas agora as ruas viram um campo de batalha de onde é quase impossível sair seco. Tailandeses e turistas equipados com armas e baldes de água de todos os tamanhos andam encharcados pela cidade em uma festa que toma conta do país durante 3 dias, em abril. Segundo a lenda budista, Songkran significa transformação, e, por isso, o clima nos templos também é de comemoração, com barraquinhas e danças.

La Tomatina
Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo
Na última quarta-feira de agosto, na cidade de Buñol, na Espanha, turistas e moradores lutam entre si, atirando tomates uns nos outros, para homenagear a Virgem Maria e St. Louis Bertrand. Durante a festa, 100 mil toneladas de tomate são despejadas nas ruas. As mulheres geralmente se vestem de branco, e os homens ficam sem camisa. Não se sabe ao certo a origem da festa. Algumas teorias afirmam que a tradição teve início com uma guerra de comida entre amigos, usando os tomates como arma.

Festival do queijo rolante
Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo
O festival do queijo rolante é realizado no mês de maio em Cooper;s Hill, no Reino Unido. No festival, diversos queijos redondos são lançados sucessivamente do topo de uma colina, e os competidores precisam correr atrás deles. A primeira pessoa a cruzar a linha da chegada na parte de baixo da colina, ganha o queijo. Teoricamente, os concorrentes deveriam tentar apanhar o queijo, mas raramente isso acontece.

Festival de pesca de Argungu
Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo
Todos os anos, na cidade de Argungu, Nigéria, os homens locais competem para ver quem consegue pegar o maior peixe em uma hora. Vence quem conseguir uma bela captura, e o prêmio pode chegar até 7.500 dólares. Os concorrentes só podem usar ferramentas de pesca tradicionais e muitos preferem pegar peixes diretamente com a mão, para demonstrar sua proeza. O Argungu Fishing Festival é o ponto culminante de um evento cultural de quatro dias no noroeste da Nigéria, Kebbi.

Batalha do Vinho
Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo
Todos os anos, em 29 de junho, dia de São Pedro, milhares de nativos e turistas sobem a montanha em Haro, na Espanha, e atiram vinho uns aos outros, a fim de consagrar a bebida. Um pouco antes das sete da manhã, os participantes se vestem de branco, colocam um pano vermelho no pescoço e sobem até os Riscos de Bilibio. Quando o relógio marca dez horas da manhã, a guerra começa. Produtores ficam posicionados com seus furgões, oferecendo vinho em garrafa aos participantes. Com pistolas de água, baldes, jarras, garrafas e mangueiras, todos ficam sujos de vinho, e a batalha não acaba até que os estoques não acabem. A festa, então, é seguida por música, dança, almoço tipicamente espanhol e, claro, muito vinho ; dessa vez para beber.

Festival da Lama
Conheça as mais inusitadas - e divertidas - tradições no mundo
Há mais de 15 anos ocorre o festival de guerra na lama, na praia de Daecheon, na cidade sul-coreana de Boryeong. Tudo começou em 1998, quando os fabricantes de uma empresa de cosméticos resolveram convidar os visitantes e moradores locais para se lambuzarem com a lama para sentirem seus benefícios. Desde então, o evento cresceu rapidamente, atraindo milhares de visitantes a se melarem no calor. O interessante do festival é que ele é destinado à família, pois oferece muitas atividades, como: pintura corporal com lama colorida, golf, massagens, futsal, badminton entre, outras coisas, tudo feito com lama.

*Estagiária sob orientação de Taís Braga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação