Turismo

Capital mundial do camarão, Alesund também chama atenção pelo Art Noveau

Localizada na região oeste da Noruega, cidade encanta pela culinária e pela arquitetura

Ana Maria Campos
postado em 21/10/2017 10:00

Localizada na região oeste da Noruega, cidade encanta pela culinária e pela arquitetura


Com construções charmosas em estilo Art Noveau, Alesund, na região oeste da Noruega, é a capital mundial do bacalhau. O estilo foi desenvolvido por arquitetos de várias partes do mundo na reconstrução da cidade devastada por um incêndio que consumiu a maioria das casas e deixou 10 mil desabrigados, em 1904.

[SAIBAMAIS]Para os moradores, Alesund, a 540 km de Oslo, é a cidade mais encantadora da Noruega. A princípio, pode parecer um exagero. Mas o visitante vai descobrindo a graça em cada detalhe: nos canteiros de flores, nas estátuas na calçada, nas edificações e detalhes coloridos, nos canais e nas ilhas ao redor da cidade.

A vista panorâmica do alto do Monte Aksla é o ponto para o cartão-postal e, claro, para a foto das redes sociais. Em cima da montanha, onde se chega de carro ou subindo a pé os mais de 400 degraus em meio à floresta ; bom programa em dias sem chuva ; dá para aproveitar a vista de dentro do restaurante Fjellstua que serve no almoço lanches típicos do dia a dia do norueguês, como salada e pão com salmão defumado.

Pequena e charmosa, basta uma tarde para conhecer a cidade

A cidade é tão pequena ; são apenas 98km2 ; que basta uma tarde para rodar a pé as principais ruas. Tudo muito pacato, a ponto de os vendedores deixarem do lado de fora das lojas seus produtos em exposição.

A maior parte das fábricas de bacalhau está localizada na cidade de 40 mil habitantes. O Brasil é um dos principais fregueses dos peixes que chegam do Atlântico Norte, principalmente do Arquipélago de Lofoten. A primeira remessa de bacalhau salgado seco da Noruega chegou ao porto do Rio de Janeiro em 1842 no navio ;Estrela do Norte;. Na estreia dessa relação comercial, os nórdicos levaram para casa café e açúcar. Hoje, 175 anos depois, noruegueses se esmeram em atender bem seus clientes brasileiros com produtos de excelente qualidade.

Mas o capricho não é apenas para a exportação. Os moradores de Alesund sabem valorizar o seu ganha-pão. O museu da Pesca conta a história do comércio de bacalhau, com referências aos mercados consumidores brasileiro e português.

Na cidade, onde tudo gira em torno do bacalhau, é, sem dúvida, uma boa pedida apostar num combinado de sushi e sashimi, com peixes frescos. E não poderia faltar o bacalhau cru. Uma boa pedida é o restaurante Zumma, bem em frente ao porto.

O bacalhau é o destaque da culinária, mas um bom sushi é imperdível


Na Academia do Bacalhau, a Klippfiskakademiet, o chef Mindor Klauset dá aulas de preparo do pescado norueguês. Aprende-se comendo bem. É possível fechar workshops para grupos.

A academia fica bem ao lado do Atlanterhavsparken, o aquário da cidade. Lá se pode ver lontras, pinguins, e, claro, peixes.

Com voos diretos de Oslo, Alesund é um bom ponto de partida para outros destinos de turismo, como Loen e Geiranger, de carro. Vale um dia na cidade e de lá seguir para outras maravilhas do reino da Noruega.

Onde comer:
http://zuuma.no/
www.klippfiskakademiet.no

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação