Dobradinha em novembro, aproveite os feriados do próximo mês para descansar

Curta os dois feriados do próximo mês para curtir a folga conhecendo destinos próximos ao DF. Quem preferir, ainda dá tempo de organizar um roteiro para outras cidades do Brasil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 23/10/2017 09:00

Fábio__Macahe/Flickr
 

Nada melhor que uma pausa no meio da rotina. Dias de folga são sempre bem-vindos. As empresas de turismo oferecem pacotes especiais para os próximos feriados de Finados e Proclamação da República, dias 2 e 15 de novembro, respectivamente. Seja com a família, a dois, com amigos ou até mesmo só, o importante é relaxar.



Pelo curto espaço de tempo, geralmente as viagens nos feriados são rápidas e há roteiros em que se pode gastar menos. O ano de 2017 foi marcado por  feriadões, todos em dias úteis, muitos deles na quinta-feira. Mas, o fim do ano se aproxima e estes são os dois últimos . Em grande parte do Brasil choverá nessas datas, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia. Segundo a meteorologista Ingrid Peixoto, “novembro é o mês do retorno das chuvas e praticamente todas as regiões serão afetadas pela mau tempo”. É um excelente momento para optar por cidades com programas indoor. Quem não abre mão de uma praia, a melhor escolha é ir para o Nordeste, que ficará livre das chuvas na maioria dos estados.

 

Arquivo Pessoal
 

Para o fisioterapeuta Felipe Macedo, o calor nordestino é sempre bem-vindo. “A vantagem de viajar nessa época do ano é fugir da instabilidade climática de Brasília e dos primeiros períodos nublados e de chuva na capital do país. A minha opção sempre é o litoral nordestino, principalmente Natal e João Pessoa, lugares onde posso reencontrar familiares, amigos, muito sol e praias na melhor temperatura. A minha praia preferida é Coqueirinho, no litoral sul paraibano. No entanto, conhecer os parrachos (corais) na Praia de Maracajaú, litoral norte do Rio Grande do Norte, nas últimas férias, foi inesquecível e vou aproveitar essa folga para ir até esse paraíso outra vez”, conta ele, que programou uma viagem no feriado de Finados para matar a saudade da família e de sua praia favorita.

O Turismo separou alguns lugares para você viajar nos próximos feriados. Veja alguns destinos perto de Brasília, no Brasil e até internacionais.

 

A quinta-feira chegou

Ricardo Pipo/Flickr

 

O 2 de novembro cairá numa quinta-feira. Para aproveitar melhor o tempo, aproveite a quarta-feira à noite para dar início a sua aventura, que pode se estender até o domingo. São quatro dias que podem ser explorados até mesmo em países vizinhos, na América do Sul, para quem já viajou  peloBrasil.

O feriado da proclamação da República, em 15 de novembro, será numa quarta-feira. Nesta data, quem puder esticar até o fim de semana, ganhará mais um dia de descanso até domingo ou viajar no domingo anterior e ficar até a quarta. Os mais sortudos poderão fazer uma ponte maior e gozar uma semana antes da correria das festas de natal e ano novo.

Nas redondezas

 

Perto de Brasília temos aqueles destinos que não têm erro e que unem praticidade e comodidade. É uma boa oportunidade para economizar tempo e dinheiro, em passagens de avião ou ônibus, e visitar cidades vizinhas que oferecem cachoeiras belíssimas e muita diversão. Se você ainda não conhece Pirenópolis ou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, esse é um ótimo destino para quem procura belezas naturais.

 

João Candido1967/Flickr
 

 

O período das chuvas começou na capital federal e nas proximidades, por isso, é importante verificar qual a previsão do tempo do local escolhido nas datas dos feriados. Por se tratar de cachoeiras, há o risco de trombas d’água e isso pode inviabilizar o passeio. É preciso tomar muito cuidado e programar a viagem pensando nos mínimos detalhes antes da ida.

Para os amantes do turismo ecológico, aposte em outras cidades, como Colinas do Sul, Mambaí, São Miguel do Araguaia, Aruanã, Mineiros, Padre Bernardo, Cocalzinho, Caiapônia e Piranhas, em Goiás. As cidades oferecem uma boa culinária e programas culturais, como o município de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, e Pirenópolis. As belas cachoeiras goianas fazem a alegria daqueles que querem um pouco de paz.

Quem está sonhando com uma programação indoor pela região, aproveite a capital de Goiás para fazer um roteiro gastronômico e cultural. Goiânia tem diversas opções de restaurantes, parques, museus e igrejas. Além disso, é famosa por receber várias festas e por sua vida noturna agitada. Aposte nos barzinhos, baladas e shows para curtir o feriadão.

 

Roteiro certo

 

Algumas cidades não apresentam risco de erro, são aquelas que durante todo o ano recebem milhares de turistas atraídos por suas belezas e inúmeras atividades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Quem optar ir por para um desses lugares terá um leque de opções que vão de peças teatrais a exposições, shows, feiras. Atividades que não deixarão ninguém parado durante os dias de folga.

 

Maravilhas naturais

Bert/Flickr

 

O Rio de Janeiro, cantado e admirado por suas belezas naturais é um desses destinos que sempre apontam para uma nova descoberta e que fazem concluir que mereceram a visita. Na cidade existem opções ecológicas, aquáticas, noturnas, culturais e históricas. Aproveite para conhecer os mirantes da cidade, que têm vista para as  montanhas, desfrutar dos restaurantes cariocas, a vida noturna na Lapa, as praias mais distantes, como a Prainha e Grumari, além de atividades culturais como o Museu do Amanhã. Sem contar com as cidades vizinhas, que reservam muitas belezas, como Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Angra dos Reis e Paraty. A região dos Lagos é uma excelente opção para fugir da correria e desfrutar da calmaria de vilarejos.

 

Cidade que nunca dorme

João Mario Garcez/ Flickr
 

 

Já em São Paulo, as opções são mais ecléticas. Longe do litoral, na capital do estado, a cidade que nunca dorme tem várias atividades em todos os momentos do dia e é um bom destino para quem deseja aproveitar cada segundo em uma viagem curta. Para os amantes de arte, visitar os museus, teatros e igrejas é uma ótima opção de roteiro. As principais atrações estão no Museu de Arte de São Paulo, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu Afro Brasil, Teatro Municipal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outros. Uma experiência leve e descontraída está nos rooftops nos maiores arranhas céus brasileiros, para degustar de boa gastronomia, além dos parques, cinemas e restaurantes da região. A noite paulistana, com suas baladas e centenas de opções para os mais diferentes gostos, tipos e estilos, é praticamente infinita. Sem dúvidas, a capital abriga as maiores e mais distintas baladas do país.

 

Com sabor de acarajé

Vinc/ Flickr
 

 

Em Salvador, os roteiros se dividem em dois; com ou sem praia. Engana-se quem pensa que visitar a capital baiana é curtir apenas mar, sol e água de coco. A cidade vai muito além, com o acervo da história brasileira, Salvador abriga muitos lugares importantes para o país e que precisam ser visitados. O centro histórico da capital é repleto de igrejas belíssimas e que atraem não somente religiosos, mas todos aqueles que apreciam as belezas arquitetônicas da arte brasileira. Aproveite para conhecer o Pelourinho, a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado, os Museus da Cidade, Afro-Brasileiro, Tempostal e da Misericórdia. Não deixe de conhecer os cartões-postais mais marcantes da cidade, que são o Farol da Barra, Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.

*Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.