RODEIO

Vem com nóis, sô! Não perca as melhores festas de peão pelo país

Conheça e se apaixone pelos rodeios do país, que encantam multidões pelo mundo, seja pela música e ambiente, seja por competições

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/11/2017 09:00 / atualizado em 08/11/2017 16:38

André Monteiro/Flickr
 

O carnaval é considerado um dos períodos mais festejados no Brasil, mas, para os amantes do estilo de vida country, nada supera uma boa festa de rodeio. E engana-se quem acredita que é preciso viajar para longe para curtir o evento. O bancário Augusto Rollemberg, 23 anos, perdeu as contas de quantas vezes já foi a uma delas. Isso porque o jovem não se prende aos grandes eventos: “Em Brasília, a cultura do rodeio é fraca, mas existem festas nesse estilo nas proximidades. Já fui a rodeios de Formosa, Anápolis, Luziânia, Alexânia, Brazlândia… mas o meu grande sonho é conhecer a festa de Barretos”, conta ele, com a esperança de ano que vem conseguir comparecer. Augusto explica que, por serem cidades pequenas, as festas não são muito conhecidas pelo grande público.



Assim como é preciso conhecer e dar uma chance aos rodeios menores, também é interessante olhar de forma diferente para as cidades das grandes festas de peão. Pensando nisso, Turismo selecionou um outro lado dos grandes rodeios do Brasil. Conheça algumas das celebrações mais famosas do país, mas aproveite a viagem para conhecer novas perspectivas das cidades.

Barretos (São Paulo)

André Monteiro/Flickr


A festa de Barretos é a pioneira no Brasil, além de ser considerada a casa do rodeio brasileiro. O evento conta com atrações nacionais e internacionais, peões famosos do Brasil e do mundo, provas concorridas e muita diversão. O tamanho do público e a qualidade das atrações são seu diferencial: só neste ano foram cerca de 110 shows em 11 dias, para um público de 900 mil pessoas. Geralmente, acontece em agosto, e o evento já tem data para o próximo ano: 16 a 26 de agosto de 2018.

A cidade de Barretos conta com muitos pontos turísticos, como o monumento Marco Zero, com sete metros de altura, localizado no ponto histórico do início da povoação, retratando a Família Barreto, a fundadora da cidade, e o padroeiro de Barretos, Divino Espírito Santo.

Aproveite para conhecer a Região dos Lagos, perfeita para atividades físicas ao ar livre, com pista de caminhada, academia ao ar livre e quiosques com água de coco. E os amantes de pescaria podem ficar despreocupados: é possível pescar no parque. Quem viajar com as crianças deve visitar o Barretos Country Acquapark, o primeiro resort country do Brasil, que contém parque aquático, minifazenda, minizoo, passeios a cavalos e no trole e muito mais.

Informações
www.barretos.sp.gov.br/
www.independentes.com.br/festadopeao/

 

Jaguariúna (São Paulo)

Facebook/Divulgação
 

 

Situada no interior de São Paulo, Jaguariúna realiza seu festival de rodeio todos os anos. No ano passado, a festa reuniu mais de 100 mil caubóis em 4 dias de evento. O rodeio começou a ganhar destaque mundial em 2004, quando contou com a participação de famosos peões americanos, canadenses e australianos. Geralmente, o evento acontece em maio.

É possível realizar muitos passeios históricos pela cidade, como o Centro Cultural de Jaguariúna, uma antiga estação de trem. Nos fins de semana, o bar e o restaurante do complexo ficam cheios. Também é possível fazer um passeio de maria-fumaça, uma aventura deslumbrante para os turistas.

Informações
www.jaguariuna.sp.gov.br/atendimento/
http://jaguariunarodeofestivalcombr.camaroteba.dominiotemporario.com/

 

Americana (São Paulo)

Paulo Eduardo Passos/Flickr


Distante 100km da capital, acontece a tradicional Festa do Peão de Americana, que teve início em 1987. O evento atrai cerca de 400 mil pessoas todo ano, que são alojadas em uma área de 1 milhão de metros quadrados, com capacidade para 10 mil veículos, sendo que a arquibancada montada ao redor da arena é considerada a maior da América Latina.

Quando visitar a cidade, não se esqueça de conhecer a Basílica de Santo Antônio de Pádua, o maior templo católico construído ao estilo neoclássico no Brasil. Para quem gosta de astronomia, vale a pena ir ao Observatório Municipal de Americana (OMA), que foi reinaugurado em julho do ano passado.

Informações
www.americana.sp.gov.br/v6/americanaV6_index.php
http://festadopeaodeamericana.com.br


Limeira (São Paulo)

Rodeio de Limeira/Divulgação


O Rodeio de Limeira surgiu com a meta de reunir e divertir os peões da cidade e hoje é um dos maiores acontecimentos do tipo no país, tendo entrado para o calendário oficial de provas do estado de São Paulo. Desde 2010, o festejo é realizado no Espaço Rodeio, um parque de eventos moderno e bem localizado com mais de 300 mil m², desenvolvido especialmente para garantir todo o conforto e comodidade ao público. A edição deste ano aconteceu de 8 a 16 de setembro e contou com vários shows, entre eles Gusttavo Lima, Marília Mendonça e a dupla Jorge e Mateus.

Com aproximadamente 294 mil habitantes, Limeira é considerada a capital nacional da joia folheada. Destaque nacional na fabricação e exportação de adornos, a cidade atrai grande número de turistas interessados na aquisição de produtos. Vale a pena conhecer a Gruta da Paz, que retrata um castelo medieval com um labirinto traçado sobre a cúpula. Aproveite também e conheça a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção e a Catedral Nossa Senhora das Dores.

Informações
www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/
www.rodeiodelimeira.com.br/


Piracicaba (São Paulo)

Festa do Peão Piracicaba/Divulgação


Caminhando para a 25ª edição, a Festa do Peão de Piracicaba, geralmente, dura sete dias e acontece em uma área de 70 mil metros quadrados. O evento costuma reunir cerca de 100 mil pessoas e ainda não teve a data divulgada para o ano que vem.

Na cidade do interior paulista, a Rua do Porto é famosa entre os turistas. Conhecida pela beleza natural do rio e pelo artesanato, Piracicaba também reúne construções históricas, além de ter uma ótima variedade de restaurantes. vale a pena fazer uma visita ao Aquário Municipal, que tem peixes de vários lugares do país.

Informações

www.piracicaba.sp.gov.br/
www.festadopeaodepiracicaba.com.br/


Cajamar (São Paulo)

Nando e Junior/Flickr


A festa do peão da cidade costuma acontecer entre os meses de abril e maio, sempre com astros consagrados do universo country em sua agenda de shows. Neste ano, a festa aconteceu de 18 a 27 de maio, e cerca de 90 mil pessoas passaram pelo rodeio.

Para os aventureiros, o Morro da Placa pode ser o programa ideal para apreciar uma bela vista: com cerca de 1.076m de altitude, é possível ver a Serra do Japi e, mais longe, a Mantiqueira. já para os amantes de história, o Museu Municipal Casa da Memória é o passeio perfeito para conhecer um pouco da história da cidade.

Informações

www.cajamar.sp.gov.br/v2/
www.facebook.com/rodeiocajamar/

 

Anota aí

 

Preparamos uma playlist para você entrar no clima do rodeio. Se ligue:

  • Regime fechado — Simone e Simaria
  • E essa boca aí? — Bruninho & Davi, Luan Santana
  • Mais um ano juntos — Marcos & Belutti
  • Como faz com ela — Marília Mendonça
  • Beijinho doce — Tinoco
  • Terapinga — Fernando & Soroca
  • Evidências — Chitãozinho & Xororó
  • 10% — Maiara & Maraisa
  • Amor de motel — Zezé Di Camargo & Luciano
  • Se é pra gente ficar — Solange Almeida, Wesley Safadão
  • Solteiro apaixonado — Marcos & Belutti
  • Festa de rodeio — Leandro & Leonardo
  • Saudade bandida — Zezé Di Camargo & Luciano
  • Mexe mexe — Leandro & Leonardo

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.