REVÉILLON

Conheça os destinos preferidos dos brasileiros para comemorar o ano-novo

A chegada do réveillon é uma das comemorações mais aguardadas. A esperança de dias melhores e de novas perspectivas renasce com a explosão dos fogos e o carinho de todos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/12/2017 10:00 / atualizado em 06/12/2017 17:45

Maurenilson Freire/CB/D.A Press

 

Já pode reservar a garrafa de champanhe, sair para comprar as roupas brancas, amarelas ou douradas, sem se esquecer das castanhas. A festa da virada está chegando! Faltando pouco menos de um mês para o réveillon, muita gente ainda não sabe se vai pular ou não as sete ondinhas na noite mais esperada do ano. Em tempos de grana curta e incertezas na economia, o jeito é escolher um circuito turístico aqui no Brasil para comemorar o réveillon 2018.


Os brasileiros começaram a programar suas viagens de ano-novo. O Kayak — ferramenta de planejamento de viagens — fez um levantamento com os 10 destinos mais procurados pelos turistas brasileiros para o fim de ano. O Rio de Janeiro encabeça a lista, seguido de Salvador. Sol, samba, praia, axé e alegria na rota dos turistas. Confirmou o que tudo mundo esperava: a procura por destinos nacionais passou a ser um dos maiores pontos de atenção na pesquisa. “No ano passado, tínhamos um empate entre destinos brasileiros e estrangeiros — este ano, no entanto, Miami e Buenos Aires são os únicos destinos internacionais que aparecem entre os 10 mais procurados.

Essa diferença deve ser enxergada por um viés econômico, pois sugere que a crise que o país vem enfrentando está restringindo o orçamento dos viajantes e levando-os a escolher opções mais baratas”, afirma Eduardo Fleury, country manager do Kayak no Brasil. Conheça os 10 destinos pela ordem de procura e a programação de réveillon para cada cidade da lista. Turismo preparou um roteiro com os melhores destinos para você curtir a chegada de 2018.


RIO DE JANEIRO

Dhani Accioly Borges/Riotur - 1/1/16


O principal desejo que milhares de pessoas vão querer para a noite da virada na Cidade Maravilhosa será, sem dúvida, a paz, muita paz, já que 2017 não foi fácil para quem mora na cidade. A violência, destaque nos noticiários, assustou o país inteiro. O carioca é um povo que acredita em dias melhores e não vai deixar as lembranças ruins estragarem a festa mais esperada do ano. A música do compositor João César Santos Costa exprime bem o desejo de todos: Rio de Janeiro, cidade gostosa e viril/cidade do samba, da cerveja/e de um povo nota mil/Gostamos tanto de você/que queremos curá-la por estar febril/Passar energia a você/para voltar a encantar o Brasil/Não deixe um pequeno grupo maldoso/fazer que o triste faça-a entrar no saudoso/Fabuloso Rio/faça que a paz volte a ser confortador.

Em um evento no início de novembro, em Belo Horizonte, Maurício Werner, gestor de atendimento ao turista da Riotur, afirmou que a cidade vai receber um efetivo maior no policiamento para garantir a segurança de todos. “Cerca de 2 mil homens, somente da Guarda Municipal, estarão em patrulhamento constante na festa de réveillon. Isso sem contar o reforço da Polícia Militar do estado nas ruas”, afirma. Realmente, não tem pra ninguém, o Rio de Janeiro sabe, sem dúvida alguma, proporcionar a melhor festa de réveillon para os turistas e seus moradores. Seja na praia ou no mar, todos estarão de olho nos céus, com os corações abertos para a tão esperada noite da virada. O maior espetáculo pirotécnico do planeta ocorre ao longo de quatro quilômetros da orla de Copacabana, onde mais de 2 milhões de pessoas, vestidas predominantemente de branco, vão celebrar a chegada de 2018.

A festa, totalmente gratuita, começa cedo. Assim que a noite tomar conta das areias brancas da praia carioca, em 31 de dezembro, será dado início aos shows (MPB, rock, rap, samba, funk e axé) em vários palcos ao longo da orla. A novidade este ano será o palco giratório, em forma de pandeiro, montado na Praia de Copacabana, onde a cantora Anitta se apresentará. A plenitude da festa ocorre mesmo na hora da virada. Durante 17 minutos de fogos intermitentes, luzes e explosões vão fazer tremer a noite do Rio de Janeiro. E a celebração segue noite adentro com muita gente bonita dançando e cantando, embriagadas de prazer até o amanhecer. E, no mar carioca, quatro navios estarão alinhados depois das balsas com os fogos. De suas cabines ou nos deques superiores, outros tantos turistas terão uma vista privilegiada, a bordo desses hotéis cinco estrelas sobre as águas.

 

SALVADOR 

Sindicato dos Hoteis, Restaurantyes, Bares e Simnilares da Bahia/Divulgação

 

Vinte e três artistas, cinco dias de festas e 70 horas de música vão sacudir o réveillon de Salvador este ano. Na esteira do Rio de Janeiro, como o segundo destino mais procurado pelos turistas brasileiros, de acordo com a pesquisa do Kayak, a festa na primeira capital do Brasil promete. O evento cresceu tanto que passa a se chamar Virada Salvador 2018, e ocorrerá de 28 de dezembro até 1º de janeiro, próximo ao antigo aeroclube. O espaço receberá o nome de Arena Cidade da Música, Boca do Rio. Aos moldes do Rock in Rio, o evento fechado vai ocupar uma área com mais de 55 mil metros quadrados (m²) e contará com dois grandes palcos, sendo um com 800m², com luzes de LED. Os turistas vão enlouquecer com a réplica do Pelourinho que será instalada no local. E a diversão será garantida com a instalação de uma roda-gigante, espaço VIP e muitas barracas de alimentação para atender o público. A terra do axé, da capoeira e do acarajé vai contar com shows de Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Wesley Safadão, Marília Mendonça e Luan Santana. Além do badalado Dj Alok — único DJ brasileiro no ranking dos 50 melhores do mundo. www.viradasalvador.com.br/

FORTALEZA     

Governo do Ceará/Divulgação - 31/12/14

 

A alegria tem um encontro marcado no tradicional réveillon do Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. Para este ano, a capital cearense prepara mais de 15 atrações. Até o momento, estão confirmados na programação do réveillon da capital cearense Capital Inicial, Wesley Safadão, Luan Santana, Simone e Simaria, Chico Pessoa, Selvagens à Procura de Lei e Xand Avião. No ano passado, a queima de fogos na encantadora cidade do Nordeste durou em torno de 17 minutos e reuniu cerca de 1 milhão de pessoas. A expectativa para este ano é de que seja ainda maior.

MIAMI

Nádia Medeiros/CB/D.A Press

 

Se, no ano passado, Miami, na Flórida, foi o destino mais desejado pelos turistas brasileiros para passar o réveillon, este ano, o balneário dos endinheirados caiu para a terceira posição, de acordo com a pesquisa do Kayak. Mas o que a cidade norte-americana, banhada pelas águas quentes do Caribe, tem assim de tão especial? Primeiro, Miami é a queridinha dos brasileiros, que fogem para lá, antes mesmo do Natal, para gastar milhares de dólares no paraíso de compras. Segundo, a segurança é fator importante ao escolher a cidade como destino de férias de fim de ano. Terceiro, a vida noturna também é uma das atrações mais procuradas na cidade nessa época. Quarto, o paraíso tropical na terra do Tio Sam oferece opções na noite da virada para todos os bolsos: festas abertas e gratuitas e as que são feitas pelos hotéis, restaurantes e clubes. Totalmente de graça, o melhor local para curtir o réveillon em Miami é no Bayfront Park. Com shows de fogos de artifício que duram aproximadamente 20 minutos, o turista brasileiro vai se encantar com a bela vista para a Ilha de Biscayne Bay e os prédios de Downtown Miami.

FLORIANÓPOLIS    

Prefeitura de Florianópolis/Divulgação


Floripa vem, a cada ano, atraindo muita gente bonita e jovens na noite da virada na Ilha da Magia. O Réveillon dos Sonhos, como é  conhecido, é realizado na Avenida Beira-mar Norte. Promovida pela prefeitura, a festa concentra-se no trapiche, onde, todos os anos, é montado um grande palco para apresentações variadas. Florianópolis é um dos destinos mais procurados por muitos turistas, que vêm de vários lugares do país e domundon para prestigiar essa a ilha, que tem uma natureza encantadora e é cheia de charme e glamour. Celebridades internacionais, como Paris Hilton, já escolheram a cidade  para passar a noite da virada. Os shows de fogos saem de balsas no mar próximo à Ponte Hercílio Luz. A festa conta com a presença de grandes artistas nacionais e regionais. Quem visita a cidade precisa mesmo ter muito fôlego e animação. Na noite de fim de ano, pipocam por toda a ilha baladas particulares para todos os gostos e bolsos em bares, restaurantes e hotéis. A animação não tem hora para acabar na badalada Praia Jurerê Internacional, a mais famosa da ilha.

 

MACEIÓ

Reveillon Celebration/Divulgação

 

Como em Salvador, o réveillon em Maceió é conhecido e procurado pelos turistas devido às suas famosas festas privadas. A mais conhecida é a Celebration. Ela ocorre em uma grande estrutura na Praia de Jacarecica, em um ambiente bem decorado, com muito conforto e oferece pacotes com bebidas e comidas all-inclusive, que vão desde a alta gastronomia até pratos  típicos da região. Este ano, o cardápio musical inclui atrações de artistas nacionais e também DJs que vão animar a festa a noite toda. Aproveite a estada em Maceió para conhecer  as praias de Pajuçara e Ponta Verde e as próximas à capital de Alagoas e todos os seus encantos naturais, como as praias do Gunga, de Ipioca e a Pariqueira. Com um pouco mais de tempo, não deixe de visitar as piscinas naturais em Maragogi e mergulhar nas águas claras do paraíso conhecido como Caribe Brasileiro.

RECIFE    

Andréa Rêgo Barros/Divulgação

 

Na capital pernambucana, a noite de fogos vai contar com a apresentação de artistas regionais, em shows gratuitos, na orla da Praia de Boa Viagem. Assim como em Salvador e Maceió, a animação ocorre nas festas particulares espalhadas por Recife. O Réveillon Parador confirmou sua segunda edição na cidade. Para brindar a chegada de 2018 em grande estilo, a festa, realizada no Parador do Recife Antigo, agitará o público com atrações de peso nacional, como Matheus e Kauan, Gabriel Diniz, Jonas Esticado e DJ José Pinteiro. Planeje uma viagem mais demorada em Pernambuco para conhecer as belezas naturais, e Porto de Galinhas, a Praia de Carneiros e se deslumbrar com Olinda.

SÃO PAULO    

José Cordeiro/Flickr

 

A noite da virada em Sampa ganha destaque a cada ano. A festa do réveillon na Avenida Paulista, realizada pela prefeitura, é democrática. O lugar reúne gente de todas as classes sociais em um único lugar na tão esperada queima dos fogos. A partir das 20h, artistas famosos sobem ao palco para a maratona de apresentações, com shows em vários estilos musicais. A cidade dos arranha-céus e concreto não seria um tanto improvável como escolha para passar a noite de réveillon? Como Buenos Aires, São Paulo se destaca por oferecer descontos na rede hoteleira e ter uma vida noturna agitada. E, com os descontos observados na hospedagem, é possível se dar ao luxo de frequentar uma das diversas festas chiques ao som de muita música eletrônica, programadas em diversos pontos da cidade. O réveillon em São Paulo tem entrada franca e é bastante organizado. Além de boa infraestrutura e segurança.

BUENOS AIRES

Fê Lima/Flickr

 

Quais os motivos que levaram o brasileiro a escolher Buenos Aires entre os destinos na pesquisa do Kayak? A cidade portenha não tem a tradição de queima de fogos. Não tem mar e, muito menos, a superstição de se vestir de branco na noite da virada. A resposta é: preço. Sim, a capital da Argentina oferece diversão na noite de réveillon com valores bem mais acessíveis que os praticados nas cidades brasileiras. A cidade em si estará vazia. Os moradores locais abandonam Buenos Aires em direção às praias de Mar del Plata e Villa Gesell. Para quem procura um lugar mais calmo e diferente para curtir a virada de ano, esse é o local. Buenos Aires, nesta época do ano, ferve. O calor da cidade dos hermanos pode variar entre 30 e 40 graus. Então, prepare-se para curtir a grande noite. Puerto Madero é o bairro mais procurado na festa de ano-novo. Lá se encontram diversos restaurantes que promovem a comemoração de réveillon com shows de tango e outros atrativos. Mas há também muitas outras celebrações pela cidade. São festas animadas em lugares privados, como restaurantes e boates, nos bairros de Palermo e San Telmo. Vale lembrar que, como no Brasil, no dia seguinte quase tudo na cidade estará fechado. Teatros, museus, lojas e muitos bares e restaurantes não abrem no primeiro dia do ano.

BELO HORIZONTE    

Jair Amaral/EM/D.A Press - 1/1/14

 

Belo Horizonte pode até não ter mar, mas oferece algo que, nos tempos atuais, é fundamental na escolha ao planejar uma viagem: preço baixo. Sim, passar o réveillon na capital mineira é não correr o risco de pagar mais caro e poder curtir uma noite com show de fogos que faz parte da tradição da cidade. A região da Pampulha é palco da tradicional queima de fogos da TV Alterosa, que, este ano, completa 28 anos e vai oferecer um dos maiores espetáculos pirotécnicos do país. É esperado um público em torno de 150 mil pessoas para celebrar a chegada de 2018. Com duração de aproximadamente 15 minutos, a queima de fogos na Pampulha é garantia, tanto para os belo-horizontinos quanto para o turista, de poder renovar as energias já nos primeiros minutos do próximo ano. Mas, acima de tudo, é poder desfrutar com amigos e família de um roteiro imperdível, com completa segurança e, o melhor, gastando pouco. E diversão não vai faltar. Uma variedade de festas na orla do cartão-postal e em outros pontos da capital mineira será a garantia de diversão para quem ficar por aqui mesmo. Estão programados shows badalados com o melhor do samba, música sertaneja, axé da Bahia, funk, rock e muita música eletrônica a noite toda.

NATAL

Niterunner2/Flickr


Pular sete ondinhas, oferecer presentes para Iemanjá e curtir as águas quentes do Nordeste. Natal, capital do Rio Grande do Norte, fecha a lista dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A cidade se destaca por suas belas praias, lagoas e dunas de areia. Quem deseja curtir o réveillon por lá vai poder assistir, sem pagar nada, aos shows que ocorrerão na Praia da Redinha e na Praia do Meio, sempre destacando a apresentação de artistas regionais. Os shows terão início às 22h de 31 de dezembro. É na Ponte Newton Navarro que ocorre a tradicional queima de fogos de Natal, além do espetáculo pirotécnico na Praia de Ponta Negra, localizada na Zona Sul da cidade.(CA)

 

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.