Turismo

Embarque nessa viagem: conheça os 10 maiores aeroportos do mundo

São verdadeiras cidades com estrutura de transporte, hospedagem, alimentação e serviços, por onde circulam "moradores" de todos os continentes

Quando se trata de viajar, um dos pontos mais importantes, além do destino, é o meio de transporte escolhido. Uma vez que a decisão de viajar de avião foi tomada, você passará um tempo considerável dentro de aeroportos. Pensando nisso, preparamos uma lista com os maiores aeroportos do mundo. Eles são tecnológicos, confortáveis e abrigam tantas lojas que se assemelham a pequenos shoppings centers.

 

Segundo o professor da Universidade de Brasília e especialista em transporte aéreo Adyr da Silva, os maiores aeroportos do mundo estão concentrados nos grandes centros mundiais. Para ele, três fatores são responsáveis por incluir terminais nesta lista: a capacidade de funcionar como uma área de conexão, o chamado hub; a capacidade de atrair passageiros e facilitar sua locomoção dentro do aeroporto; e, por último, a capacidade de fornecer conforto. Tanto para que o passageiro não ande mais de 400 metros quanto para que tenha uma aterrissagem rápida. O professor revela ainda uma curiosidade: os Estados Unidos são o país com o maior número de aeroportos do mundo, além de ter quatro deles integrando esta lista.



Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, Atlanta
Nos Estados Unidos, recebe cerca de 104 milhões de passageiros por ano. É considerado o aeroporto mais movimentado do mundo desde 1998. De lá,  partem voos para 150 destinos dentro dos Estados Unidos, e para outros 50 países. Hub da companhia Delta Airlines, o Hartsfield-Jackson tem o maior número de pousos e decolagens desde 2005. Tem cinco pistas — a maior chega a 3.624 metros de extensão. Em um dia comum, mais de 250 mil passageiros circulam pelo local. Segundo o estudante Luiz Eduardo Costa, 22 anos, de tão grande que é, a empresa responsávelconstruiu uma espécie de metrô interno para transportar passageiros de um terminal para outro. “Tudo é automatizado. O viajante faz seu check-in nos totens, despacha a mala  e embarca praticamente sem contato com pessoal do aeroporto. A mala sai do despacho direto para o avião, também sem manuseio.”

 


Aeroporto Internacional de Pequim

É o mais movimentado da China, recebe 80 milhões de passageiros anualmente. Em 2008, passou por uma expansão para receber os Jogos Olímpicos e se transformou no maior da Ásia. Além de trens conectando um terminal ao outro, o aeroporto possui um trem expresso direto para o centro de Pequim.

 

Aeroporto Internacional de Tóquio, Japão
Também conhecido como Haneda, recebe, anualmente cerca de 67 milhões de passageiros, operando quase todos os voos internos do país.

 

Aeroporto Internacional O’Hare, Chicago
Fica nos Estados Unidos, o Aeroporto Internacional O’Hare. Recebe cerca de 67 milhões de passageiros por ano. Foi considerado, durante 1997 e 2007, o melhor aeroporto norte-americano.

 


Aeroporto de Heathrow, Londres
Localizado em Londres, Inglaterra, o Heathrow é o aeroporto mais movimentado da Europa. Com cerca de 70 milhões de passageiros por ano, os principais destinos de quem parte de lá são Nova York, Emirados Árabes Unidos e Irlanda.

 

Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth

Também localizado nos Estados Unidos, tem movimentação de cerca de 51 milhões de passageiros por ano, em voos nacionais 
e internacionais. Dallas possui sete pistas com dimensões semelhantes a quatro cidades americanas.

 

 

Aeroporto de Frankfurt , Alemanha

Tem uma média de 56 milhões de passageiros por ano. A maioria dos voos é para o exterior, são mais de 270 cidades em 111 países.

 

Soekarno Hatta International Airport, Indonésia

Principal aeroporto da Indonésia, o Soekarno-Hatta fica na capital do país, Jacarta. Em pousos 
e decolagens, ele contabiliza 369.740 movimentações de aeronaves.

 


Aeroporto Internacional de Los Angeles, EUA
Popularmente conhecido como LAX, tem uma média de 63 milhões de passageiros anuais, a maioria em voos nacionais. Luiz Eduardo Costa visitou o aeroporto quando na adolescência. “Foi um baque. Devia ter uns 16 anos e fiquei impressionado com o número de aviões, é monumental. Achei a locomoção um pouco difícil por conta do número de terminais. Às vezes, a gente pousa num lado e pega conexão noutro. O incrível é que tudo funciona perfeitamente, desde a saída do avião até a esteira de bagagens” afirma.

 


Aeroporto de Tocumen, cidade do Panamá

Um dos maiores hubs da América Latina, favorecido por sua localização, abriga 15 milhões de passageiros por ano. O terminal tem mais de 40 portões de embarque, operando voos para mais de 90 cidades da América e da Europa. Além disso, é um polo de compras, sendo conhecido pelo seu conjunto de lojas.

 

 

* Estagiária sob supervisão de Taís Braga