Turismo

Cidade histórica: as belezas e encantos da primeira capital do Brasil

Do Pelourinho ao Elevador Lacerda, passando pelo Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos, Salvador é cheias de charme e magnetismo

Ana Clara Brant/Estado de Minas
postado em 12/01/2018 09:00

Elevador Lacerda, ligação entre a Cidade Baixa e a Alta, serve de transporte para turistas e moradores

Salvador, ;a terra do branco mulato/a terra do preto doutor;, é também a terra do Pelourinho e do Mercado Modelo. O bairro, situado no Centro Histórico, se destaca pelo casario em estilo colonial barroco português e faz parte do patrimônio histórico da ONU. O nome remonta ao período da escravidão, pois, nessa época, usava-se o pelourinho, uma coluna de pedra localizada no centro de uma praça, para castigar os escravos. Já o Mercado Modelo é uma ótima opção para saborear iguarias típicas, como acarajé, e comprar artesanato local. Na parte de trás do prédio, é possível ver um dos principais cartões-postais soteropolitanos, o Elevador Lacerda, que serve como meio de transporte para a população, como interligação entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta. De frente para a Baía de Todos os Santos, o elevador é dono de uma vista única.

Templos memoráveis

Na praça principal, a Igreja São Francisco de Assis, frequentada por pescadores, fica praticamente na areia e é linda por dentro

Outra parada quase obrigatória para quem visita Salvador são suas 372 igrejas. Talvez seja a cidade no Brasil com o maior número de templos católicos. Entre as mais visitadas, estão a de Nosso Senhor do Bonfim, famosa pelas fitinhas amarradas no pulso depois de três desejos feitos. A basílica foi erguida entre 1745 e 1754. A Igreja e Convento de São Francisco, na Praça Anchieta, ganhou fama mundial, já que é conhecida como a ;Igreja do Ouro;, por causa da grande quantidade de material adornando paredes, colunas, teto e altares. É considerada o mais belo exemplar da arte barroca das Américas. A Catedral Basílica Primacial São Salvador é a igreja-mãe de todas na circunscrição eclesiástica do local. É nesse templo que o arcebispo primaz preside os principais atos litúrgicos da Sé.

Para se hospedar com conforto

Em bairro nobre da capital baiana, hotel oferece momentos de prazer e tranquilidade ao hóspede

Os orixás transformados em obras de arte logo na entrada são um indício de que você está na Bahia. Ogum, Oxóssi e Oxalá dão as boas-vindas aos hóspedes do Vila Galé Salvador, localizado em Ondina, bairro nobre da capital baiana. O hotel, com vista para o mar, acaba de ter o lobby, o restaurante, a recepção e as acomodações remodelados. A piscina também ganhou um deck panorâmico. Outra novidade é o show cooking durante as refeições. ;O Vila Galé Salvador deve ser o primeiro de nossos hotéis no Brasil a receber o restaurante Massa Fina, especializado em pizzas artesanais, massas e risotos. Ele já existe no Vila Galé Estoril e é um sucesso;, avisa o português Jorge Rebelo de Almeida, presidente da rede de resorts.


[SAIBAMAIS]Uma das ideias é, aliás, abrir o Massa Fina para o público em geral, assim como ocorre com o restaurante principal. ;Hotel não é só para hóspede. Os moradores também podem aproveitar o bar e o restaurante. Temos happy hour e feijoada aos sábados, com ótima procura;, acrescenta o executivo. A unidade de Salvador não foi a única a passar por repaginação na Bahia. O Vila Galé Marés, resort all inclusive localizado na Praia de Guarajuba, a 60km da capital, foi ampliado em 60 unidades habitacionais, totalizando 507, entre apartamentos e chalés. O hotel também receberá o sunset lounge sobre a Baía de Guarajuba, além de acomodar o restaurante Massa Fina.

Um novo acesso à praia também foi construído para atender melhor os hóspedes. O Marés, dono da maior piscina de resorts de todo o Nordeste, tem, entre suas atrações, quatro restaurantes, três bares, o spa Satsanga com piscina interior, sauna, jacuzzi, banho turco e inúmeras salas para massagens e tratamentos estéticos, além de academia e quadras de tênis e de futebol social. Um dos focos da rede é o público infantil. Tanto é que crianças de até 12 anos não pagam. Todos os resorts têm um espaço para os pequenos, o Clube Nep, dedicado a hóspedes de 4 a 12 anos, onde um animador brinca, pinta, cozinha, canta, dança e joga com os mais novos. No Vila Galé Marés, há também uma parte reservada à garotada no restaurante Tenda dos Milagres, com cardápio exclusivo.

A origem
O Vila Galé é o segundo maior grupo hoteleiro português. Com quase três décadas de existência, conta com 27 unidades, 20 em Portugal e as restantes no Brasil. Jorge Rebelo de Almeida, que era advogado no ramo turístico, decidiu investir na criação do grupo em 1988, quando ocorreu a abertura do primeiro empreendimento, o Hotel Apartamento Vila Galé (agora Vila Galé Atlântico), na Praia de Galé, em Albufeira (Algarve).

Confira centros culturais para conhecer na capital baiana

Cine Teatro Solar Boa Vista

Do Pelourinho ao Elevador Lacerda, passando pelo Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos, Salvador é cheias de charme e magnetismo

Trata-se de um dos 18 espaços culturais mantidos pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult/Ba). Inaugurado em julho de 1984 com o propósito de ser uma opção de lazer e entretenimento para a comunidade, o teatro está localizado no bairro de Brotas, no Parque Solar Boa Vista, local que já abrigou a fazenda onde Castro Alves morou e recebeu a sede da Prefeitura Municipal de Salvador. Atualmente, o teatro, cujo formato remete a um avião, oferece programação cultural variada.
Endereço: Parque Solar Boa Vista, s/n;, Engenho Velho de Brotas
Informações: blogdosolar.wordpress.com

Fundação Casa de Jorge Amado

É uma organização não governamental com o objetivo de preservar, pesquisar e divulgar os acervos bibliográficos e artísticos de Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e a literatura baianas. O local conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, apropriações populares, adaptações e objetos relacionados ao escritor.
Endereço: Largo do Pelourinho, 51, Pelourinho
Informações: jorgeamado.org.br

Museu Afro-Brasileiro (Mafro)

O Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um dos poucos no país a tratar exclusivamente das culturas africanas e a presença delas na formação da cultura brasileira. O espaço reúne importantes elementos materiais, representativos, históricos, artísticos e etnográficos de povos do continente.
Endereço: Largo do Terreiro de Jesus, s/ n;, Pelourinho
Informações: cartadeservicos.ufba.br/
museu-afro-brasileiro-mafro

Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)

Do Pelourinho ao Elevador Lacerda, passando pelo Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos, Salvador é cheias de charme e magnetismo

O museu, também da UFBA, fica num sítio arqueológico colonial, que representa os mais completos vestígios arquitetônicos do Colégio dos Jesuítas construído a partir de meados do século 16. O centro guarda valioso patrimônio em busca de preservar e reconstituir a memória e a identidade do povo brasileiro nos períodos pré-colonial, colonial e contemporâneo.
Endereço: Terreiro de Jesus, s/ n;, Pelourinho
Informações: www.mae.ufba.br

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA)

O Solar do Unhão é uma construção do século 16 banhada pela Baía de Todos os Santos e uma das vistas mais incríveis do pôr do sol em Salvador. Criado em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves, foi apenas em 1963 que o Museu de Arte Moderna da Bahia passou a ter o solar como sua sede definitiva.
Endereço: Avenida Contorno, s/ n;, Solar do Unhão
Informações: www.jamnomam.com.br

Museu de Street Art de Salvador (Musas)

É um movimento independente que ocupa a Comunidade do Solar do Unhão, reunindo pessoas para interagirem com arte e promovendo iniciativas culturais que possam movimentar a comunidade. Os artistas integrantes produzem grafite e trabalhos ligados a ilustração, cenografia, live paint e muito mais.
Endereço: Avenida Contorno, s/ n;, Solar do Unhão
Informações: www.ilovemusas.com

Teatro Castro Alves (TCA)

Um dos mais importantes exemplares da arquitetura moderna na Bahia, o TCA é atualmente o principal equipamento cultural do estado da Bahia, constituindo-se como complexo produtor de cultura, indo além de ser um mero receptor de espetáculos.
Endereço: Praça Dois de Julho, s/ n;, Campo Grande
Informações: www.tca.ba.gov.br

Teatro Vila Velha

Criado há mais de 50 anos, o teatro está conectado com as questões da cidade e do mundo e se dedica a, por meio da arte, defender os direitos da população, propor mudanças, reagir ao que está errado, combater o racismo e a violência, defender a diversidade. O palco, chamado por Gilberto Gil de ;pia batismal dos artistas baianos;, é lembrado com carinho por quem passou por aqui e costuma emocionar os que pisam nele pela primeira vez.


Endereço: Avenida Sete de Setembro, s/ n;,
Campo Grande
Informações: teatrovilavelha.com.br

Dica
O que é que a baiana tem?

Lembrancinhas não são de graça

Não se espante. Praticamente em todos os pontos turísticos de Salvador, você se deparará com baianas a caráter querendo tirar fotos com os turistas (elas cobram por isso), benzedeiras (que também pedem uma contribuição), e, claro, ambulantes com lembrancinhas: fitinhas, berimbaus, guias (colares) da umbanda, entre outros suvenires típicos. Fique de olho, pois tudo tem preço.

SAIBA MAIS

Vila Galé Marés
; Endereço: Rua Praia de Guarajuba, s/n;, Distrito de Guarajuba (BA)
; Telefone: (71) 3674-8300 ; Regime All inclusive
; Informações: www.vilagale.com.br

Vila Galé Salvador
; Endereço: Rua Morro Escravo Miguel, 320, Ondina, Salvador (BA)
; Telefone: (71) 3263-8888
; Informações: www.vilagale.com.br

* A jornalista viajou a convite do Grupo Vila Galé

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação