Turismo

Férias em família, confira orientações para facilitar a viagem

Tudo pronto para passear com crianças. O que poderia dar errado? Muita coisa! No entanto, desde que você tome precauções, é possível evitar problemas

Victória Fernandes*
postado em 15/01/2018 10:00

Mayara sempre viaja com a filha, Sofia

Janeiro chegou e está aberta a aguardada temporada de férias em família. Sol, areia, praia, piscina e diversão são os ingredientes para um verão perfeito. Mas o sonho pode se tornar um verdadeiro pesadelo sem certos cuidados. Sair com crianças exige preparação, mesmo que seja uma ida ao shopping ou ao parque. É necessário pensar em roupas e calçado adequados, considerar mudanças climáticas, alimentação, alergias e imprevistos que possam surgir, como cólica ou febre repentina. Para viajar, então, os cuidados devem ser redobrados.


A pedagoga Mayara Campos, 22 anos, viaja com a filha, Sofia, desde que ela estava com oito meses de idade. ;Viajamos todo ano. Na primeira vez, fomos para Cancún. Como eram muitas horas de viagem e ela estava com o corpo dolorido, fui dando camomila para ela;, conta. Agora com 3 anos, Sofia exige menos atenção. ;Antes, os cuidados eram maiores. Agora, ela come com a gente, então não preciso mais levar comida, mas sempre tenho comigo remédio, carteira de vacina, protetor solar e certidão de nascimento;, relata Mayara.

Uma lista de cuidados ao preparar as malas

Monte a farmacinha
Separe remédios, pomadas e xaropes que seu filho costuma tomar e deixe em local de fácil acesso. Pode ser que sejam necessários em uma emergência e você não os encontre em farmácias locais. Medicamentos para dor, febre, enjoo, alergia, assaduras, entre outros, devem ser incluídos na bagagem.

Termômetro
É aconselhado levar um e isso não dá trabalho: os medidores praticamente não ocupam espaço. As mudanças climáticas e de alimentação são muitas e podem ocasionar resfriados.

Saúde
Fortaleça o sistema imunológico da criança antes da viagem. Cuide da alimentação para que seu corpo não esteja em desequilíbrio. A ingestão de vitamina C pode ser uma boa opção. Também é importante se assegurar de que o pequeno esteja com todas as vacinas em dia.

Roupas
Ainda pensando nas mudanças climáticas, leve vestimentas adequadas para todas as estações. Melhor colocar algumas peças a mais na mala do que ser pego desprevenido.

Documentação
É necessário levar a certidão de nascimento da criança, além de cartão de vacina e cartão do plano de saúde caso ela tenha um. Em alguns casos, também é pedido o passaporte.

Proteção contra o sol
A pele das crianças costuma ser mais sensível, por isso, evite exposição ao sol das 12h. Prefira o período da manhã ou o fim da tarde. Lembre-se de levar um protetor solar potente, que deve ser retocado periodicamente. Chapéu e guarda-sol também são boa opção para proteção. Os pés também devem ser protegidos com chinelos, pois a areia quente pode causar assaduras.

Mosquitos
É sempre bom levar repelente. Além das mordidas serem incômodas, nunca se sabe se seu filho terá alergia a algum inseto. Melhor prevenir.

Alimentação
Leve lanchinhos, principalmente pensando no trajeto. Prefira frutas e alimentos leves para evitar indigestão. No caso de crianças com restrições alimentares, é bom ter algo que ela possa comer sempre à mão. Lembre-se de manter a meninada hidratada, por isso é preciso carregar água.

Distração
Sabemos que viagens longas podem ser cansativas, ainda mais para crianças cheias de energia. É legal levar brinquedos, livros ou objetos de que a criança goste. Assim, ela poderá se distrair no caminho.

Conforto
Vista a criança de forma confortável, permitindo que ela se movimente com facilidade. Leve manta e travesseiro na viagem, caso seu filho fique sonolento ou haja queda na temperatura.

Higiene
Carregar roupas extras é fundamental, pois, na eventualidade de o menino ou a menina se sujar, é possível trocar. Caso a criança ainda use fraldas descartáveis, esse é um item indispensável. Leve também lenços umedecidos e sabonete líquido, caso venha precisar.

Hábitos
Tente seguir parte da rotina que a criança já tem em casa, como horário para comer e dormir.

Tranquilidade
Tenha muita paciência com seu pequeno e procure lidar com tudo de forma tranquila. Entenda que pode ser difícil se adaptar a mudanças, mesmo que elas sejam temporárias. A viagem não pode ter programas só para adultos: pense em opções de diversão para a criançada.

*Estagiária sob supervisão de Ana Paula Lisboa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação