A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a análise das reações provocadas pelo Tamiflu, medicamento usado no tratamento da gripe suína. De acordo com o relatório, a cada mil pacientes que usaram o remédio, sete apresentaram algum tipo de queixa. Das 104 notificações encaminhadas ao órgão entre maio a setembro, 39 foram consideradas graves, cinco envolveram a morte do paciente e outras cinco não foram classificadas. De acordo com a Anvisa, não é possível afirmar que os óbitos tiveram relação com o uso do medicamento.
“Ainda não temos como avaliar os dados desse primeiro informe técnico. Temos que aguardar novos boletins, que serão elaborados mensalmente”, afirma a gerente substituta de Farmacovigilância, Patrícia Figueiredo, reforçando a recomendação de manter o acompanhamento de novos casos. Gestantes terão maior cuidado, inclusive aquelas que já não estão usando a substância. Atualmente, quatro grávidas estão sendo monitoradas. Entre os casos que foram registrados reações, três eram em gestantes.
No Brasil, segundo o informe, a situação de epidemia aumentou a utilização de antivirais, potencializando o aparecimento de eventos adversos relacionados a tais medicamentos. “O oseltvamivir (princípio ativo do Tamiflu) é um produto novo e que ainda não conhecemos o perfil”, lembra Patrícia. Entre as reclamações, 45% foram de transtornos gastrointestinais, seguidos por problemas de pele (15,4%).
O número de notificações em que não se sabe a evolução do caso é alto, cerca de 19%, o que levou o órgão a cobrar melhor preenchimento dos dados pelos responsáveis pelas vigilâncias municipais e estaduais.
O número
104 - Número de notificações encaminhadas à Anvisa entre maio e setembro relatando reações devido ao uso do Tamiflu
Esta matéria tem: (5) comentários
Autor: Bruna
Não adianta mesmo testar em animais.. é como testar um remédio para grávidas em um garoto adolescente. A indústria farmacêutica é muito 'espertinha', e ilude toda a nossa sociedade com promessas de efeitos e curas, com um remédio embasado em testes totalmente superficiais.
Autor: Wendel Rocha
Olá Pedro, você já leu o Livro A Verdade Sobre Os Laboratórios Farmacêuticos de Marcia Angell? Se leu, gostaria de saber a sua opinião sobre ele.
Autor: Pedro da Rosa
... dos testes clínicos que antecedem o lançamento do medicamento no mercado. E você não estaria confundindo eficácia com segurança? São dois conceitos diferentes.
Autor: Pedro da Rosa
Caro Wendel, todo medicamento quando entra no mercado continua em uma fase de pesquisa denominada fase 4, que é a fase de farmacovigilância. É normal aparecerem novas reações adversas, e, em maior número, visto que o número de "cobaias" extrapola muito o dos testes clínicos (continua)
Autor: Wendel Rocha
Essa indústria farmacêutica só visa o lucro. Os medicamentos são vendidos sem ter certeza de sua eficácia. SOMOS TODOS COBAIAS.