Número de mortos no terremoto no Chile sobe para 795

Agência Brasil

Publicação: 02/03/2010 15:54 Atualização: 02/03/2010 17:55

Brasília – Pelo menos 795 pessoas morreram no Chile em consequência do terremoto do último sábado (27/2) e da série de abalos registrados em seguida, segundo os últimos dados oficiais. As áreas mais afetadas estão no Sul e Centro do país. Os números mais alarmantes se concentram na cidade de Maule que identificou 589 mortos e 19 desaparecidos. A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que enviará ajuda humanitária para os chilenos.

Na tentativa de conter o avanço da onda de saques ocorridos em todo o país, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, ampliou o toque de recolher em vigor nas regiões atingidas. As pessoas só poderão circular durante seis horas por dia, entre as 12h e as 18 horas.

O toque de recolher está em vigor em Concepción, segunda maior cidade do Chile, Talca, Cauquenes e Constitución. Em todas estas cidades houve saques e violência. A presidente anunciou ainda que 14 mil homens farão a segurança nas áreas mais críticas. Com isso a expectativa do governo é conseguir reduzir os choques entre segurança pública e população.

De acordo com Bachelet, a situação no país está sob controle, mas prometeu agir com severidade para conter os saques e a violência. O Ministério da Educação chileno anunciou ainda que distribuídas refeições para 80 mil pessoas, numa primeira etapa, e a meta é atender a 600 mil vítimas. A ideia é fornecer café da manhã, almoço e jantar.

Aproximadamente 1,5 milhão de casas foram destruídas, assim como estradas e prédios públicos e privados. Cerca de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor. As estimativas indicam que 1,5 mil pessoas estão sem energia e 800 sem água.

Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve ontem (1º/3) em Santiago, o governo brasileiro enviará dois helicópteros, um hospital de campanha da Marinha e uma equipe com 22 médicos, enfermeiros e auxiliares para o Chile.

Esta matéria tem: (0) comentários

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.


Saiba mais...
Presidente eleito chileno estuda ampliação da zona de catástrofe Embaixada do Brasil no Chile mantém buscas por brasileiros entre vítimas do terremoto ONU vai enviar ajuda às vítimas do terremoto no Chile Presidente Alan García chega ao Chile em visita de solidariedade Espanha envia avião ao Chile com hospital de campanha e equipes de resgate Brasil envia dois helicópteros para o Chile EUA vão enviar hospitais, sistema de purificação de água e geradores para o Chile, diz Hillary Militarizada por causa dos saques, Concepción lembra uma zona de guerra Chile começa a distribuir água, alimentos e roupas para vítimas do terremoto População chilena se defende de saques com trincheiras nas ruas FAB estuda envio de mais aviões ao Chile para trazer brasileiros Chile amplia toque de recolher em Concepción para 18 horas