TAÇA LIBERTADORES » Inter quer cabeça nas alturas no jogo da Libertadores

Da Gazeta Press

Publicação: 11/03/2010 08:50

A bola vai rolar nos pés, mas é a cabeça que o Inter pretende controlar no seu segundo encontro pela Taça Libertadores, nesta quinta-feira. Mesmo que os 2,8 mil metros de altitude de Quito mudem um pouco as caracteríticas de uma partida de futebol, os colorados não querem ser sufocados pela fama das condições de jogo diante do Deportivo Quito, pelo grupo 5 do torneio. O Inter almeja ter a partir das 23h30 (de Brasília) a perspicácia de atuar sem pensar nos efeitos que possa ter uma disputa tão acima do nível do mar.

Quando Jorge Fossati assumiu o clube, em dezembro, era sabido a ida ao Equador. Nada que preocupasse o uruguaio, calejado por uma temporada no comando da LDU. Na sua visão e da dos seus companheiros de comissão técnica, os efeitos afetarão no máximo 15% do desempenho do time. Defendendo este ponto de vista, o principal trabalho de preparação para a partida focou o psicológico dos jogadores para que eles não sejam vencidos por possíveis pensamentos pessimistas.

"Não tem que pensar na altitude. A altitude afeta mais quem tem medo. Nossa orientação, é correr certo e respirar fundo. A única diferença é que leva um tempo maior para a recuperação", afirmou o preparador físico Alejandro Valenzuela.

Vencer em Quito pela Libertadores é uma tarefa ainda não atingida pelo clube. Nas duas vezes que esteve lá, os colorados saíram, derrotados. Em 1977, o El Nacional venceu por 2 a 0. Em 2006, ano do título colorado na competição, a LDU levou a melhor por 2 a 1. Na estreia da edição deste ano, contra o Emelec, o Inter venceu pela primeira vez em seu jogo inicial pela competição.

Daquele time derrotado há quase quatro anos. Fabiano Eller e Bolívar estiveram em campo. Lesionados, os dois ficarão de fora. Bolívar chegou a vijar para Quito, mas com dores no joelho não terá condições de jogo. No seu lugar entrará Juan.

A bola parada é vista como uma aliada. Para ter mais chances pelo alto e se defender melhor, a estatura da equipe será aumentada. Bruno Silva, homem de confiança de Fossati, ganha a posição na ala direita, deixando Nei no banco. Não são somente as cobranças de faltas e escanteios que preocupam. Diante de um oponente necessitado de uma vitória, a expectativa é ter que segurar o Deportivo. "A gente espera uma marcação pressão, eles vindo para cima com muita velocidade. Por isso estamos treinando para não sermos surpreendidos nesta característica, e também na bola parada", opinou Giuliano.

A vida do Deportivo Quito está longe de ser simples. O clube vive uma cirse estrutural imensa. No contexto atual, a derrota por 2 x 0 para o Cerro na primeira rodada é insignificante. No Campeonato Equatoriano, o clube é o penúltimo colocado, após cinco rodadas.

FICHA TÉCNICA - DEPORTIVO QUITO X INTERNACIONAL

Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (Equador)
Data: 11 de março de 2010, quinta-feira
Horário: 23h30 (de Brasília)
Árbitro: José H. Buitrago (Colômbia)
Assistentes: Wilson Berrío e Javier Camargo (Colômbia)

DEPORTIVO QUITO: Ibarra; Checa, Iván Hurtado e Geovanny Caicedo; Castro, Saritama, Minda, Escobar e Arroyo; Pirchio e Borghello
Técnico: Ruben Dário Insua

INTER: Abbondanzieri; Índio, Sorondo e Juan; Bruno Silva, Sandro, Guiñazu, Giuliano e Kleber; Edu e Alecsandro
Técnico: Jorge Foassti

Esta matéria tem: (0) comentários

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.


Saiba mais...