Dois soldados israelenses são processados por violações cometidas durante ofensiva em Gaza

France Presse

Publicação: 11/03/2010 16:07

A Procuradoria militar israelense incriminou nesta quinta-feira (11/3) dois soldados por terem violado o regulamento ao forçar uma criança palestina de nove anos a procurar explosivos durante a ofensiva militar israelense contra o Hamas em Gaza, segundo um porta-voz do Exército.

Os dois militares são acusados de terem "violado o regulamento militar" ao obrigar a criança a abrir bolsas onde temiam que pudesse haver explosivos. A data do julgamento não foi anunciada. O Exército indicou que havia iniciado uma investigação a respeito em junho de 2009.

Essa investigação não tem relação alguma com a realizada pela missão da ONU, dirigida pelo juiz sul-africano Richard Goldstone, que viajou para Gaza na mesma época.

Em seu relatório, o juiz acusou Israel e grupos palestinos de terem cometido crimes de guerra e recomendou que o caso fosse analisado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) se o Estado hebreu rejeitasse iniciar uma investigação "confiável".

Iniciada em 27 de dezembro de 2008 para impedir os disparos de foguetes em direção a Israel a partir da Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico palestino Hamas, a ofensiva devastadora deixou em 22 dias mais de 1.400 mortos palestinos e 13 do lado israelense.

Esta matéria tem: (0) comentários

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.


Saiba mais...
Washington celebra seus primeiros casamentos gays Inaugurada em Belo Horizonte filial da 1ª igreja para gays Casais gays se inscrevem para selar união na Cidade do México Celebrado o primeiro casamento gay em Buenos Aires Suprema corte dos EUA autoriza casamento gay em Washington