Emprego na indústria inicia o ano com alta de 0,3%

Agência Brasil

Publicação: 12/03/2010 12:43

A indústria iniciou o ano de 2010 com expansão das contratações. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (12/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nível de emprego no setor subiu 0,3% em janeiro na comparação com dezembro do ano passado, quando a taxa havia caído 0,6%. Já em relação ao mesmo período de 2009, houve retração de 1,1%. No período de 12 meses encerrados em janeiro, o nível de emprego no setor acumula queda de 5,1%.

De acordo com o IBGE, o rendimento dos trabalhadores da indústria aumentou 5,9% na passagem de dezembro para janeiro. Na comparação com igual período do ano passado, a alta foi de 2,4%, mas, em 12 meses, a folha de pagamento acumula redução de 2,5%.

Ainda em relação a janeiro de 2009, o levantamento aponta que as demissões superaram as contratações em 13 dos 14 locais pesquisados, especialmente em Minas Gerais (-4,2%) e na Região Norte e Centro-Oeste (-3,0%). A abertura de postos foi mais intensa no Nordeste (2,0%), no Ceará (6,0%), em Pernambuco (3,4%) e na Bahia (2,9%).

Houve queda no emprego industrial em 13 dos 18 setores pesquisados. Os destaques, em termos de contribuição para a formação da taxa global, vieram dos setores de madeira (-13,8%), vestuário (-4,3%) e meios de transporte (-4,0%).

O número de horas pagas na indústria também caiu 0,3% na passagem de um mês para o outro. Em relação a janeiro de 2009, houve redução de 0,2%.

Esta matéria tem: (0) comentários

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.


Saiba mais...
Indústria paulista registra 23 mil novas vagas em fevereiro PIB brasileiro cai 0,2% em 2009 Indústria cresce em 13 de 14 regiões em janeiro, diz IBGE