Uribe condena declarações de Lula sobre ruptura de Venezuela e Colômbia

France Presse

Publicação: 29/07/2010 15:27

O presidente em fim de mandato da Colômbia, Alvaro Uribe, condenou hoje (28/7) as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a ruptura das relações de Venezuela com esse país, segundo um comunicado oficial.

Uribe "deplorou" o fato de Lula "referir-se à nossa situação com a República Bolivariana da Venezuela como se fosse um caso de assuntos pessoais, ignorando a ameaça que a presença dos terroristas das Farc nesse país representa para a Colômbia e para o continente", diz o texto.

"O presidente Lula desconhece nosso esforço para buscar soluções através do diálogo. Repetimos com todo respeito ao presidente Lula e ao governo brasileiro que a única solução que a Colômbia aceita é que não se permita a presença dos terroristas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional) em território venezuelano", completou o comunicado.

O texto da presidência colombiana refere-se a declarações feitas ontem por Lula, nas quais o governante brasileiro disse pretender se reunir com o presidente venezuelano Hugo Chávez, com Uribe, e com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, em favor de uma conciliação após a ruptura das relações entre os dois países há uma semana.

"Pretendo conversar muito com Chávez, muito com Santos, porque creio que o tempo é de paz e não de guerra", disse Lula. A previsão é que o presidente brasileiro visite Chávez em Caracas em 6 de agosto, e nesse mesmo dia viaje a Bogotá, onde participará da posse de Santos em 7 de agosto.

A Colômbia denunciou diante da Organização dos Estados Americanos (OEA) que na Venezuela estão escondidos em torno de 1,5 mil guerrilheiros colombianos, acusação negada por Caracas e que provocou a decisão de romper relações em 22 de julho.

Hoje ocorre em Quito uma reunião extraordinária de chanceleres da União Sul-Americana das Nações (Unasul) para tentar mediar a crise entre Venezuela e Colômbia, cujas relações já tinham sido congeladas há um ano pelo presidente Chávez, em rejeição a um acordo militar entre Bogotá e Washington.

A Venezuela adiantou que apresentará nesse encontro uma proposta de paz para a Colômbia, plano rejeitado pelo governo de Uribe, que pede a formulação de um mecanismo de verificação sobre as denúncias da suposta presença das Farc e do ELN em território venezuelano.

Esta matéria tem: (16) comentários

Autor: Epaminondas Levis
Cala essa boca molusco!!! Os brasileiros não aguenta mais tanta bobagem que se fala e a aproximação com Chaves, Irã, O cocaleiro, que teve seu padre preso por droga, Equador. Pare, por favor, pelo amor de Deus!!! Feche essa boca de latrina!!!

Autor: Dailer Pinheiro Costa
O povo Brasileiro também lamenta as palavras do Lula, mas fazer o quê? Nós erramos feio em elegê-lo Presidente. Pensa pouco, fala muito e mente demais. Mas há uma esperança, aguardar Janeiro de 2011, reparar os erros do passado e reconstruir o Brasil.

Autor: Jose Aragao
Obritado, presidente lula por mais uma abobrinha e interferência nos estados alheios. Se o "conflito é verbal", então o senhor desejava que fosse físico? Parece que sim, visto que os dois exércitos (colombiano e venezuelano~) estão armados até os dentes em suas froteiras. Bobagem pura.

Autor: Hiber Gomes
É ridiculo alguém elogiar os governos de CUBA e VENEZUELA. Sugiro ir passar uns dias lá e depois vir aqui nos dizer como é a situação em que vivem seus cidadãos. Quer saber mais leiam www.midiasemmascara.org

Autor: gabriel carmo
O falastrâo brasileiro- Lula, no final do governo virou um desastre em política internacional.Se tivesse mais um ano de governo viraria desastre também em política interna.

Autor: João Batista Martins
Quanto a beleza no norte e no nordeste já sei. O bolsa família distribuidas foi desviada para o caixa 02. É por isso que o Lula tem razão.

Autor: jose carlos carlos jose
Acho que o Lula peca em defender esses doutrinas do antigo do Comunismo, do bem e do mal, que nem mais a RUSSIA defende. Ele continua no embalo desses ditadores Sul americano. È uma pena, para nos Brasileiros.

Autor: jose carlos carlos jose
Eu acho que o Lula agiu certo em ficar calado. Sempre votei nele, mas, não entendo essa simpatia com esses politicos "socialistas", tipo Hugo Chaves - para mim um tremendo ditador ao estilo Hither.

Autor: José Abrantes
Fator curioso, é que esses conflitos geralmente são direcionados aos maiores produtores mundiais de petróleo.(Irã/Iraque/Venezuela, etc). Acredito que o decadente Alvaro Uribe, faça o mesmo papél de marionete que o govêrno Israelense faz no Oriente Médio, em prol de interesses imperialistas na região

Autor: augustus nazareno
os brasileiros gostam de opinar, e isso fazem muito bem! mas não fazem o dever de casa e ficam apontando para o quintal do vizinho. o brasil ainda não conseguiu erradicar o analfabetismo, CUBA CONSEGUIU ISSO HA DÉCADAS e Venezuela a 4 anos segundo declaração da Unesco. e os brasileiros chigam chavez

Autor: Farid Buitrago
Rompimento de relaçoes, embargo economico, acobertar terroristas, todos estes são fatos e não apenas problemas pessoais. Hugo Chavez com sua politica esta acabando com a Venezuela. Comentario infeliz de nosso presidente.

Autor: Fernando Fernandes
Na verdade a maior ameaça a america latina chama-se Hugo Chapolin Colorado.

Autor: isaque almeida
sr. hugo chaves acha que pode tudo porque sera que ele nao deixa de vender petroleo aos americanos

Autor: filomena rocha
Esse cabeca de bagre nao entende que a ameaca maior para a america do sul foi criada por ele quando permitiu que uma potencia estrangeira instalasse bases militares na regiao.

Autor: João Batista Martins
A Venezuela já é um centro de produção e distribuição de cocaina para serem exportada. Basta vigiar os navios que sai da Venezuela e os aviões.

Autor: Guilherme Rbr
Mais uma declaração infeliz de nosso presidente falastrão.

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.


Saiba mais...