Carreiras

Trilha do sucesso

Buscar qualificação é um elemento-chave para garantir um bom desempenho no mercado de trabalho. Os cursos de pós-graduação contribuem para alcançar esse objetivo. No Especial Carreiras, você encontrará a lista completa de cursos de pós-graduação oferecidos no Distrito Federal, inclusive para os servidores públicos. E verá ainda que, além de competências técnicas, habilidades socioemocionais como a resiliência estão entre as mais valorizadas pelas empresas.

O especial inclui ainda dicas sobre como encarar o momento de crise atual e usá-lo como uma oportunidade de se preparar para quando a situação econômica for favorável. São dicas de qualificação, de comportamento e para montar um currículo atrativo e se sair bem na entrevista de emprego. Você poderá conferir um guia sobre estudos no exterior, com dicas de planejamento financeiro para a viagem e sobre onde conseguir bolsas, além de conhecer as vantagens dos cursos a distância.

Não deixe de assistir também aos vídeos com dicas sobre desenvolvimento pessoal, pós-graduação e estudos no exterior gravados por um time de especialistas que completam todo o conteúdo abordado nas reportagens.

Especialistas dão dicas sobre a escolha da qualificação ideal para a carreira

A escolha do curso de pós-graduação adequado pode contribuir decisivamente para uma colocação no mercado e com remuneração mais atrativa. O nível de empregabilidade, principalmente entre mestres e doutores, é maior do que o observado entre a população que não possui titulações. O ganho salarial mensal médio pode ser mais de cinco vezes maior para quem cursa doutorado e quase quatro vezes para os mestres.

Saiba quais são as opções de estudo no exterior e a importância dessa experiência

Estender as qualificações no currículo é o desejo de muitos profissionais. E quando se tem a oportunidade de passar por essa experiência em outro país aumentam as chances de se destacar no mercado no momento da seleção. O primeiro passo é escolher o país e a instituição onde estudar, e há diversas formas de procurar universidades e programas internacionais.

Profissionais precisam estar prontos para enfrentar desafios corporativos

Muitas das áreas que estão em alta no mercado ainda nem entraram no currículo das instituições de ensino. Os profissionais precisam, portanto, se preparar para uma multidisciplinaridade intensa, ou seja, aproveitar conhecimentos de diversos setores com o objetivo de atender às exigências das empresas. Além disso, precisarão estar prontos para enfrentar desafios no ambiente corporativo, adaptando-se a qualquer função ou serviço com agilidade.

Cursos a distância facilitam o acesso à qualificação

A tecnologia tem sido uma grande aliada da educação. O ensino a distância, por meio de plataformas on-line, tem ajudado muitos brasileiros a concretizarem o sonho de obter o diploma de ensino superior. Segundo o último Censo EAD.BR, são mais de 3,8 milhões de alunos matriculados em todo o país. A oferta de especializações na rede tem contribuído para que o número de pessoas que buscam maior qualificação para o mercado também aumente. As opções são tantas quanto aquelas do ensino presencial: são cursos técnicos, MBA, mestrados e doutorados.

Veja quais são as habilidades pessoais que as empresas mais demandam hoje

As habilidades técnicas por si só não são suficientes para atender as demandas da maioria das empresas atualmente. Elas precisam de profissionais que também saibam engajar o restante da equipe e que se dediquem a cumprir as metas organizacionais com eficiência. Essas competências podem ser desenvolvidas de diversas formas - desde a observação e a conversa com outros profissionais até a contratação de um especialista para ajudar a traçar planos para a carreira.

expediente

  • Diretora de Redação:
    Ana Dubeux
  • Coordenação e edição:
    Mariana Niederauer, especial para o Correio
  • Textos:
    Júlia Campos e Mariana Niederauer, especial para o Correio
  • Desenvolvimento web:
    Allan Rabelo, Bruno Rodrigues e Christiano Borja
  • Arte:
    Thiago Fagundes
  • Edição de vídeo:
    Pedro Niederauer, especial para o Correio

publicidade