ARTES VISUAIS

Representações da noite feliz

Palácio da Liberdade exibe a partir de hoje nove obras do artista mineiro Hélio Faria com tema natalino e atmosfera lúdica; telas são pertencentes ao seu acervo

Carolina Ramos*
postado em 06/12/2023 04:00
A curadora da exposição destaca o
A curadora da exposição destaca o "olhar assertivo" do artista para a diversidade, ao retratar Jesus nas versões negro e branco - (crédito: Divulgação)
int(18)

 

Em contagem regressiva para o dia 25 de dezembro, o Palácio da Liberdade inaugura nesta quarta-feira (6/12) a exposição “É Natal: Pinturas do artista Hélio Faria”, uma coletânea das obras do pintor mineiro, falecido aos 91 anos, em 2020, que recriam o nascimento do menino Jesus, em óleo sobre tela.
“O trabalho do Hélio é interessante porque ele retrata tanto Jesus branco quanto Jesus negro e é muito assertivo da parte dele ter esse olhar sobre a diversidade. Ficamos gratos de saber que, além desses trabalhos terem relação com o Natal, eles também trazem a cultura de Minas em sua história”, afirma Uiara Azevedo, gerente de artes visuais da Fundação Clóvis Salgado, responsável pela curadoria da exposição.


As nove obras que integram a mostra foram produzidas entre 1990 e 1996 e incluem na representação natalina montanhas, serras, igrejas e comunidades com características mineiras.


“Temos um olhar muito atento às outras instituições (do Circuito Liberdade). Foi uma grande surpresa quando descobrimos que o Palácio da Liberdade possui um acervo de obras de um pintor importante como o Hélio Faria. Ainda mais quando percebemos que essas obras tinham tudo a ver com a proposta da mineiridade”, comenta Uiara.


“A exposição representa tanto a noite do nascimento, quanto a peregrinação. Tem uma obra muito importante em que o Hélio traz uma comunidade, com a família de Jesus e várias pessoas no entorno. O diferencial é que ele pinta um campo de futebol, coloca um arco-íris, então é como se esse menino Jesus saísse um pouco do interior e estivesse na cidade grande. Respeitamos a cronologia, não da feitura das obras, mas da arte do Hélio”, afirma a curadora.

O artista inclui na paisagem da história bíblica elementos iconográficos característicos de Minas Gerais

O artista inclui na paisagem da história bíblica elementos iconográficos característicos de Minas Gerais

Divulgação


À parte a representação da celebração da origem do Natal, os quadros apresentam cores vivas, formas arredondadas e estilos figurativos que compõem um universo lúdico e divertido, capaz de atrair as crianças para o significado da data comemorativa.


LAGO de peixes

“É muito legal como ele consegue fazer essas junções. Ter essa pegada lúdica nas obras, mas que evocam esse lugar muito afetivo ao mesmo tempo. Esse universo juvenil, em que ele traz, por exemplo, Maria, José e Jesus, mas também toda a natureza no entorno. As crianças se divertem, porque, no meio do caminho e da história, ele consegue fazer um lago cheio de peixinhos e borboletas. Uma interpretação da infância”, diz Uiara.


A curadora observa, no entanto, que as pintura são capazes de produzir encantamento não somente no público infantil. “Embora as obras tenham essa relação sacra e lúdica, elas, de certa forma, atingem todos os públicos. Esse lugar da criança é atemporal e aciona aquela coisa da nossa memória. Nos lembra dos desenhos que fazíamos quando pequenos e dos natais passados.”


Um dos pioneiros da publicidade em Minas Gerais, Hélio Faria se dedicou à pintura sacra e também à literatura infanto-juvenil. Responsável por escrever e ilustrar suas histórias, o pintor viajou por diversos estados brasileiros divulgando sua arte e visitou o Vaticano, para ver de perto o Papa João Paulo II. Lá, entregou nas mãos do sumo pontífice sua obra “A entrada do Papa em Belo Horizonte”, que está exposta no núcleo oficial da Igreja Católica, no Museu do Vaticano.


“Procuro, de certa forma, produzir inspirado pela educação infantil e motivado por uma mesma pedagogia cristã. Como disse Jesus, ‘vinde a mim os pequeninos”, afirmou o artista, em entrevista à época. n

*Estagiária sob supervisão da editora Silvana Arantes

 

“É Natal: Pinturas do artista Hélio Faria”
Em cartaz até 7/1/24, no Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários). Visitação de quarta a sexta, entre 12h e 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. Entrada gratuita.
Mais informações: (31) 3236-7400.

 

Cantata de Natal

Com a participação de 17 corais, será realizada nesta quarta-feira (6/12), a partir das 19h, a 15ª edição da Cantata de Natal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho). O acesso, gratuito, será feito pela Praça da Assembleia. O programa conta com abertura orquestral (“A Christmas festival”), seguida de três divisões da cantata (música clássica, canções tradicionais, canções afro).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação