Inovação

USP desenvolve teste rápido até cinco vezes mais barato que convencional

Teste para covid-19 terá custo aproximado de R$ 30. Tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Química de São Carlos para facilitar imunização em massa

EuEstudante
postado em 22/01/2021 20:43
 (crédito: Karla Castro/IQSC/USP)
(crédito: Karla Castro/IQSC/USP)

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC), unidade da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu um teste rápido para covid-19 com custo aproximado de R$ 30.

 

O valor é até cinco vezes mais barato que testes convencionais e permite avaliar a produção de anticorpos em quem já tomou a vacina.


Desenvolvido para viabilizar a imunização em massa, o “teste popular de covid-19”, como foi denominado, analisa uma gota de sangue do paciente em busca de anticorpos que possam detectar a doença.


A tecnologia é capaz de auxiliar equipes de saúde na identificação de necessidades de acompanhamento médico. O dispositivo também permite o rastreamento de imunidade de variantes do vírus.


O teste está pronto para produção em larga escola e passará pela regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é de que esteja disponível para comercialização em até dois meses.


A estratégia empregada para baratear a produção foi otimizar a quantidade de insumos do material e utilizar nanopartículas para localizar os anticorpos.

 

As nanopartículas foram desenvolvidas no IQSC e têm uma molécula sonda que fica vermelha quando entra em contato com algum anticorpo. A molécula foi obtida em parceria com a BioLinker, empresa brasileira de biotecnologia.


A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação