Notícias

Ferrovia gigante no deserto será uma das maiores do mundo!


Por Flipar
Youtube Canal Construction Time

Isso porque eles estão construindo uma ferrovia gigante que deve percorrer mais de dois mil quilômetros pelo deserto.

Youtube Canal Construction Time

O projeto enfrenta dificuldades devido às condições naturais do terreno e ao alto custo, com uma estimativa total de até 250 milhões de dólares.

Youtube Canal Construction Time

A construção da ferrovia começou em 2009 como uma reação à queda nos preços do petróleo durante a recessão global. A situação afetou bastante as economias dos países que fazem parte do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

Youtube Canal Construction Time

A ideia por trás da ferrovia é unir os portos desses países, ajudando na diversificação econômica e diminuindo a dependência do petróleo e do gás.

Youtube Canal Construction Time

A construção de uma ferrovia no deserto traz inúmeros desafios, como temperaturas altíssimas e terrenos desfavoráveis.

Youtube Canal Construction Time

Para enfrentar essas dificuldades, os construtores utilizaram técnicas aprendidas de países como China, Arábia Saudita e Mauritânia, como a conversão de dunas em argila e o emprego de vegetação para proteger contra o vento e a areia.

Youtube Canal Construction Time

A ferrovia vai além de ser uma conquista na engenharia; é também um projeto estratégico para solidificar as economias do Golfo.

Youtube Canal Construction Time

Quando estiver finalizada, a rede ferroviária promete facilitar o transporte de mercadorias, impulsionando o comércio e a indústria na região. Confira agora quais são as 10 rotas ferroviárias mais longas do mundo!

Youtube Canal Construction Time

10ª) Xangai-Lassa, China Railways: Essa rota conecta as cidades chinesas de Xangai e Lassa por um trajeto que se estende por 4.373 km e é percorrido diariamente em 48 horas e 56 minutos, com paradas em 12 estações ao longo do caminho.

Youtube Canal Green Leigh

9ª) Chicago-Los Angeles, Amtrak: Essa rota ferroviária abrange uma distância de 4.390 km e o trem percorre esse trajeto apenas três vezes na semana. A viagem completa leva aproximadamente 65 horas e 20 minutos, com 40 paradas ao longo do percurso.

Photo courtesy Amtrak

8ª) Harbin-Haikou, China Railways: O percurso entre as cidades chinesas de Harbin e Haikou cobre uma extensão de 4.458 km. Essa jornada completa leva um total de 65 horas e 42 minutos, com paradas em 52 pontos ao longo do caminho.

Reprodução/12go.asia

7ª) Toronto-Vancouver, Via Rail: Operado pelo trem The Canadian ½ da Via Rail, essa rota é percorrida três vezes por semana, levando 86 horas para completar o percurso. São 66 paradas e uma distância total de 4.466 km.

Divulgação/Canada Trains

6ª) Cantão-Urumqi, China Railways: Esses trens percorrem uma extensão de 4.684 km em um período total de 49 horas e 34 minutos, fazendo paradas em 31 estações ao longo do percurso.

MNXANL/Wikimédia Commons

5ª) Xangai-Kuldja, China Railways: São 32 paradas em uma rota com 4.742 km de extensão. A quinta viagem mais longa de trem do mundo é percorrida em 55 horas e 43 minutos.

Divulgação

4ª) Cantão-Lassa, China Railways: A rota de trem de Cantão para Lassa, na China, tem 10 paradas e leva 54 minutos e 30 minutos para ser completada. A extensão chega a quase 5 mil km!

Divulgação

3ª) Moscou (Rússia)-Pequim (China) via Ulan Bator, Russian Railways/Mongolian Railways/China Railways: Esta extensa rota ferroviária, que cruza um país inteiro, tem uma extensão de 7.826 km e é atendida por um trem semanal que percorre a distância em 131 horas, equivalente a 5,5 dias, realizando 33 paradas ao longo do trajeto.

Divulgação

2ª) Moscou (Rússia)-Pequim (China) via Harbin (China), Russian Railways/China Railways: A segunda colocada nas rotas ferroviárias mais extensas do mundo tem 8.984 km de extensão. Apenas um trem por semana cobre o trajeto que dura seis dias, com um total de 44 paradas.

Divulgação

1ª) Moscou-Vladivostok, Russian Railways: A ferrovia mais extensa do mundo tem 9.259 km de comprimento e percorre essa rota em dias alternados. São impressionantes 7 dias e meio para completar o percurso!

Divulgação

Além disso, outras rotas ferroviárias consideradas entre as mais longas do mundo incluem aquelas entre Sydney e Perth (Austrália), Dibrugarh e Kanyakumari (Índia), Hangzhou e Urumqi (China), e Changchun e Kunming (China).

Patrick Unsplash

A China se destaca em várias listas relacionadas a infraestrutura, como também é evidenciado nas maiores e mais altas pontes do mundo e nas maiores hidrelétricas.

reprodução youtube

Veja Mais