Meio Ambiente

Galápagos: Espetáculo da Natureza que fascina os cientistas


Por Flipar
pen ash pixabay

Chamadas oficialmente de Arquipélago de Colón, as ilhas Galápagos ficam no Oceano Pacífico, a cerca de 1.000 km da costa da América do Sul.

Gonzo1887 pixabay

Uma das ilhas, Isabela, tem o formato de um cavalo marinho, vista do alto. Ela tem cinco vulcões com até 1.690 metros de altura.

Domínio Público

O arquipélago tem dezenas de ilhas e rochedos de origem vulcânica, com uma biodiversidade tão excepcional que atraiu a atenção de cientistas. Entre eles, Charles Darwin.

pantxorama FlickR creative commons

Coincidentemente, o nascimento de Darwin também foi num dia 12 de fevereiro (em 1809). O naturalista, biólogo e geólogo britânico foi o grande estudioso da rica fauna das Ilhas Galápagos.

Wikilmages pixabay

Para Darwin, o arquipélago era o principal laboratório vivo do mundo. E foi ali que seus estudos culminaram na Teoria da Evolução, baseada na seleção natural das espécies.

ILVDD pixabay

As Ilhas Galápagos são o habitat de várias espécies endêmicas (que só existem em determinada região). Veja algumas que encantam pesquisadores, moradores e visitantes.

BGdesign pixabay

Tartaruga gigante das Galápagos

IGNARTONOSBG PIXABAY

É a maior espécie de tartaruga no planeta e o 10º réptil mais pesado do mundo. Pode chegar a 400 kg, com 1,80 metro de comprimento. E é um dos vertebrados que vivem por mais tempo: até 170 anos! A tartaruga é herbívora: come frutas, folhas e cactos.

Jedediah White pixabay

Iguana marinha das Galápagos

Wragge wikimedia commons

Único lagarto do mundo com hábitos marinhos. Vive em áreas rochosas de beira-mar e come algas. Pode passar até uma hora debaixo da água.

PublicDomainPictures pixabay

Pinguim das Galápagos

peterstuartmill pixabay

Única espécie de pinguins encontrada no hemisfério norte. Tem 50 cm de altura e 2 kg, em média. Suas asas medem 23 cm e seu corpo é branco e preto com nuances azuladas. Fazem ninhos nas cavidades das rochas.

sebastian_photos pixabay

Leão-marinho das Galápagos

sebastian_photos pixabay

Também chamado de lobo marinho, faz a reprodução em local rochoso ou arenoso. Tem apenas um filhote por ano e não migra. Alimenta-se à noite, quando as presas se aproximam da superfície do mar. Gosta de peixe-pescador.

holgereberle pixabay

Cormorão das Galápagos

putneymark wikimedia commons

A espécie nativa das Galápagos é o único cormorão que não voa. Os músculos de voo são atrofiados. Esse cormorão é excelente nadador e busca suas presas no mar: peixes e enguias.

Sharp Photography creative commons

Falcão das Galápagos

Mehmet Karatay wikimedia commons

É um dos falcões mais rápidos do mundo. Ultrapassa 320 km/h para capturar uma presa.

Bernard Gagnon wikimedia commons

Fregata

xat-ch pixabay

O seu nome está relacionado ao hábito de assaltar outras aves marinhas, como as fragatas de guerra. Essa ave tem asas de um metro de comprimento e dois de envergadura. E uma cauda longa e bifurcada. A fregata é rápida no voo sobre o mar e se reproduz em penhascos.

E. Kirdler wikimedia commons

Além destas, Galápagos tem muitas outras espécies. Só de tentilhões, Galápagos possui 13 espécies diferentes, exclusivas da região. Os tentilhões são pássaros granívoros (comem sementes de plantas ou grãos).

MichaelMaggs

Há também muitas outras espécies que atraem os olhares dos curiosos e dos pesquisadores. E aqui está o singularíssimo atobá de patas azuis, que tem nas patas o grande afrodisíaco. Quando mais forte o azul, mais facilmente o macho atrai a fêmea. E ele até 'dança' no ritual.

hbieser pixabay

Veja Mais