Animais

Comem cenoura? Veja mitos e curiosidades sobre os coelhos


Por Flipar
freepik wirestock

Hoje o FLIPAR vai explorar o universo dos coelhos, desde curiosidades e características até seu papel na cultura e na ficção. Confira!

freepik jannoon028

Os coelhos são mamíferos lagomorfos, ou seja, diferentemente dos roedores, eles possuem um par extra de dentes incisivos.

Janan Lagerwall Unsplash

Outra característica marcante dos coelhos é sua pelagem densa e macia, que pode variar em cores como branco, cinza, preto, marrom e até manchas.

Aswathy N Unsplash

As orelhas compridas desses animais auxiliam na audição e na regulação da temperatura corporal. Já as patas dianteiras são curtas e fortes para escavar, enquanto as traseiras são longas e musculosas, o que ajuda eles a saltar.

pexels Siegfried Poepperl

O tamanho de um coelho pode variar de acordo com a raça, desde mini coelhos de 1kg até gigantes da região de Flandres, na Bélgica, que chegam a pesar 8kg!

domínio público

A expectativa de vida média de um coelho varia de 8 a 12 anos, com alguns podendo viver até 15 anos.

freepik wirestock

Uma curiosidade interessante é que os coelhos têm uma visão de quase 360 graus, o que lhes permite detectar predadores de todos os lados, inclusive de trás!

FoxTerrier por Pixabay

Os coelhos são animais noturnos, muito sociais e podem viver em grupos chamados de colônias. Seus saltos podem alcançar até 90cm de altura e 3 metros de distância.

Richard Burlton Unsplash

Eles têm um sistema digestivo sensível e devem comer principalmente feno de capim e vegetais folhosos. Mas não se engane com a fofura, eles também pode ser um tanto quanto escatológicos...

Christel por Pixabay

Isso porque os coelhos comem suas próprias fezes moles, chamadas cecotrofos, para absorver melhor os nutrientes.

ANKUR MADAN Unsplash

Na vida selvagem, os coelhos são encontrados em vários habitats ao redor do mundo. Eles costumam viver em tocas, campos, florestas e áreas gramadas.

wikimedia commons Mænsard vokser

Para tê-los como animal de estimação, são necessários alguns cuidados: eles precisam de espaço para se exercitar, então é importante ter um espaço grande o suficiente para eles se moverem.

freepik wirestock

Além disso, os coelhos devem ser alimentados com uma dieta balanceada de feno de capim, ração específica, verduras frescas e água limpa. Também é importante manter as gaiolas sempre limpas e fazer visitas regulares ao veterinário para check-ups e vacinação.

wikimedia commons JJ Harrison

E sim, os coelhos podem comer cenoura, mas com algumas ressalvas. O legume não deve ser a base da alimentação do coelho, mas sim um complemento.

freepik wirestock

Por tempos, os coelhos têm sido associados à Páscoa por ser um símbolo de fertilidade e renascimento na cultura pagã. Ao contrário do que muitos pensam, os coelhos não botam ovos. Por serem mamíferos, os filhotes de coelho se desenvolvem dentro da barriga da mãe.

Sincerely Media Unsplash

A ideia de que coelhos botam ovos está relacionada à tradição da Páscoa, na qual eles se tornaram uma figura folclórica que entrega ovos de chocolate às crianças.

freepik master1305

Em algumas culturas, os coelhos são vistos como símbolos de sorte. Na tradição cristã, representa a nova vida e a ressurreição de Jesus Cristo.

pexels lucas

Em algumas culturas indígenas americanas, os coelhos são personagens importantes em histórias tradicionais, muitas vezes representando esperteza e astúcia.

Alex S. por Pixabay

Ao longo dos anos, os coelhos também passaram a fazer parte da cultura popular, como pinturas, literatura e folclore de diversas culturas.

freepik denamorado

Um dos exemplos mais marcantes é o Coelho Branco, do livro 'Alice no País das Maravilhas' de Lewis Carroll. É um dos 'coelhos' mais icônicos da literatura.

reprodução

Outro coelho icônico da cultura pop é o Pernalonga, personagem da Warner Bros. pertencente ao universo dos desenhos 'Looney Tunes', sucesso absoluto no anos 1980 e 1990.

reprodução

Veja Mais