Saúde

10 sinais de esgotamento mental: fique atento e mude enquanto pode


Por Flipar
Gerd Altmann pixabay

Quando isso acontece, a pessoa, em vez de sentir cansaço e tensão dentro dos padrões toleráveis, passa a demonstrar irritação, fadiga e impaciência capazes de prejudicar seu desempenho profissional e seus relacionamentos pessoais.

moritz320 pixabay

Veja alguns sinais de que você pode estar com o copo transbordando.

Gerd Altmann pixabay

1) DESINTERESSE POR TUDO - Se nada te agrada e até as coisas ou pessoas que te deixavam feliz começam a incomodar, isso pode ser sinal de depressão ou esgotamento mental. Se o bebê chora, você leva na boa ou já não tem mais paciência?

Imagem de joffi por Pixabay

2) CANSAÇO FREQUENTE - Se você está acostumado a fazer várias coisas, mas começa a sentir exaustão após um menor número de tarefas, isso pode significar que o estresse está consumindo boa parte da tua energia. Verifique se o rendimento cai nas atividades usuais.

pixabay

3) DESÂNIMO PARA ENCONTRAR PESSOAS - Se você não tem motivação para encontrar ninguém, nem mesmo as pessoas mais queridas, e fica com preguiça de fazer contatos (até pela internet) , isso pode ser indicativo de ansiedade que impeça relacionamentos saudáveis.

lukasbieri pixabay

4) PROBLEMAS NO SONO - Se você tem dificuldade para dormir, troca o dia pela noite, sente insônia ou tem o sono agitado, isso pode revelar depressão, estresse ou ansiedade extrema.

Reprodução da Record TV

5) SENSAÇÃO DE QUE VAI EXPLODIR - Se você tem vontade de socar parede, gritar, esbravejar, com excesso de intolerância e impaciência (até velhinho de bengala te irrita, por andar devagar na tua frente), verifique se o motivo é pontual ou frequente. Pode ser ansiedade.

Imagem de François BENOIS por Pixabay

6) FALTA DE CONCENTRAÇÃO - Quando você lê, vê ou ouve algo, perde trechos e precisa repetir para prestar atenção? Isso pode indicar esgotamento mental.

silviarita pixabay

7) ATOS INTEMPESTIVOS - Se você começou, de repente, a agir com impulsividade, sem pensar nas consequências, e acaba até se recriminando depois pelas precipitações, isso pode ser um sinal de estresse extremo, que precisa ser controlado.

gerd altmann pixabay

8) EXAGERO NA ALIMENTAÇÃO - Se você não consegue parar de comer ou beber demais, isso pode ser uma válvula de escape que acaba agravando a situação. A pessoa tenta compensar o estresse com uma comilança sem fim.

Reprodução do site ipasealsaude.al.gov.br

9) EXCESSO DE COMPRAS - Outro ato compulsivo comum é o consumo de produtos nas lojas. Muitas pessoas deprimidas ou ansiosas partem para as compras sem pensar nas consequências. E acabam ficando endividadas.

Izaskun Zalakain - Flickr

10) MEDO PERMANENTE - Embora a violência seja uma realidade nas grandes cidades, é necessário filtrar os pensamentos. Tomar cuidado na rua, sim. Mas pensar nisso o tempo inteiro pode indicar crise de ansiedade.

Reprodução de vídeo do site band.uol.com.br

Se você se enquadra em algum desses itens, verifique o que pode mudar no dia a dia para tornar sua rotina menos desgastante. Se você se enquadra em alguns desses tópicos, o ideal é buscar ajuda especializada.

alexas fotos pixabay

Mas, para começar, ajude a si mesmo. Anote o que te incomoda e tente repaginar sua rotina antes que outros itens também comecem a ser um incômodo para você. Faça uma lista para ter visualmente o planejamento das decisões.

cromaconceptovisual pixabay

Muitas vezes, a tensão emocional gera complicações físicas - é a Somatização. A pessoa transfere o mal-estar psicológico para o corpo físico. Surgem gastrite, cistite, náusea, taquicardia. Procure auxílio para sair desse labirinto.

publicdomainpictures pixabay

Vá ao médico para cuidar da parte física e procure um psiquiatra ou psicólogo para a parte emocional. O psicólogo poderá orientar com conversas e dinâmicas. O psiquiatra, por sua vez, é médico e pode prescrever medicamentos.

gerd altmann pixabay

Além de aborrecimentos e preocupações recorrentes, também podem ocorrer mudanças químicas no corpo e você pode se sentir irritado, desmotivado, triste ou ansioso por causa da falta de substâncias que dariam bem-estar. O psiquiatra cuida disso.

unknownuserpanama pixabay

Tente simplificar a vida. Baixe aplicativo para não ficar em fila de banco

Reprodução do site ms.gov.br

Evite os dias (início do mês) e os horários de maior movimento nos supermercados.

Reprodução de vídeo copiada do site tribunaonline.com.br

Ouça rádio no carro ou leia algo no ônibus durante os engarrafamentos, para atenuar a chateação.

Rafael Alvez - Flickr

Procure fazer percursos que não passem por áreas extremamente poluídas, que, além do mal à saúde física, ainda irritam e deixam a pessoa revoltada.

Imagem de Emphyrio por Pixabay

Sempre que tiver chance, faça uma caminhada para esperar um horário de menor movimento no transporte público, evitando plataformas lotadas.

Ricardo Bastos - Flickr

Vá ao shopping em dias e horários que permitam estacionar sem grande dificuldade.

Duda Bairros - Flickr

Arrume um tempo para relaxar, ver uma bela paisagem, espairecer e planejar a vida com calma.

silviarita pixabay

Veja Mais