Galeria Terra

Primeiro do Brasil e mais lixo: veja curiosidades sobre o McDonald’s


Por Flipar
wikimedia commons

A fundação 'oficial', no entanto, é creditada ao empresário Ray Kroc em 15 de abril de 1955. Conheça essa e outras curiosidades sobre uma das maiores redes de 'fast food' do mundo!

domínio público / wikimedia commons

Em 1940, os irmãos Richard e Maurice McDonald inovaram ao introduzirem um novo conceito de restaurante que se concentrava em um menu limitado, velocidade no serviço e preços acessíveis.

flickr Cogart Strangehill

Em 1954, Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk-shake, viu o potencial do restaurante dos irmãos McDonald e propôs a ideia de expandir a franquia.

Carol M. Highsmith wikimedia commons

A abertura da primeira franquia sob a gestão de Ray Kroc ocorreu em 1955, em Des Plaines, Illinois, marcando o início da expansão global do McDonald's.

wikimedia commons Bobak Ha'Eri

A partir dali, o foco em hambúrgueres, batatas fritas e milkshakes de alta qualidade, a preços acessíveis e servidos rapidamente, conquistou o público americano e lançou as bases para o que se tornaria uma das maiores redes de restaurantes do mundo.

wikimedia commons Dinkun Chen

Além de ter sido pioneiro na padronização de processos e ingredientes, o McDonald's se tornou uma das maiores cadeias de restaurantes do mundo.

divulgação

A partir da década de 1960, a marca se espalhou rapidamente por todo o mundo, adaptando seus produtos e serviços às culturas locais sem perder sua identidade.

Tanhum wikimedia commons

A marca investiu pesadamente em marketing, criando mascotes icônicos como Ronald McDonald e campanhas publicitárias memoráveis.

Chainwit wikimedia commons

O McDonald's se tornou um símbolo da cultura americana, influenciando hábitos alimentares e costumes em todo o mundo.

divulgação

A expansão através do modelo de franquia foi fundamental para o sucesso do McDonald's. Hoje em dia, eles têm quase 40 mil unidades em 119 países!

flickr Dirk Tussing

Uma curiosidade interessante é que o McDonald's adapta seu menu de acordo com os gostos e preferências locais em diferentes países.

wikimedia commons Dinkun Chen

Por exemplo, na Índia, onde a maioria da população não consome carne bovina devido a restrições religiosas, o McDonald's oferece uma variedade de opções vegetarianas, como o McAloo Tikki.

flickr Ian Brown

A decoração das unidades também varia, refletindo a cultura local. Por exemplo, o McDonald's na China pode ter elementos decorativos tradicionais chineses.

wikimedia commons Dinkun Chen

Os preços dos itens do menu podem variar de acordo com o país ou região, devido a fatores como custos de mão de obra e impostos.

Jakub CA wikimedia commons

Um índice de 2022 feito pela revista The Economist revelou que o Brasil está na 22ª posição dentre as nações onde o Big Mac tem os maiores preços. Na época, o Big Mac mais caro do mundo era o da Suíça e o mais barato, o do Egito.

Brett Jordan Unsplash

O restaurante McDonald's mais ao norte do mundo fica localizado em Rovaniemi, na Finlândia. Antes, esse recorde pertencia à unidade de Murmansk, na Rússia, mas ele foi fechado em 2022.

wikimedia commons aiko99ann

No Brasil, a primeira unidade de McDonald's foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1979, na rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

reprodução facebook

Atualmente, a rede conta com cerca de 3.100 unidades espalhadas pelo país (entre restaurantes, quiosques e McCafés). Além disso, o McDonald's é um dos maiores empregadores do Brasil, com quase 35 mil funcionários.

flickr Valerie Everett

Apesar do sucesso estrondoso, o McDonald's enfrenta desafios no século 21. Mudanças nos hábitos alimentares, com a crescente busca por opções mais saudáveis, e a concorrência acirrada de outras redes de fast food exigem constante reinvenção da empresa.

wikimedia commons Chris Light

A marca investe constantemente em novas tecnologias, além de já ter expandido seu menu com alternativas vegetarianas e veganas em busca se adaptar às demandas de um público cada vez mais consciente.

divulgação

A empresa, aliás, está longe de ser livre de críticas. O impacto dos seus alimentos na saúde, o modo como tratam seus funcionários e outras práticas comerciais já foram alvos constantes de reclamações.

flickr Mike Mozart

Nos anos 1980, Phil Sokolof, um empresário que teve um ataque cardíaco aos 43 anos colocou anúncios em jornais de cidades como Nova York e Chicago criticando o cardápio do McDonald's, dizendo que era prejudicial à saúde.

flickr www.snack-nieuws.nl

Em 1990, ativistas de um pequeno grupo britânico chamado London Greenpeace distribuíram panfletos com o dizer 'O que está errado com o McDonald's?', criticando a empresa por questões ambientais, de saúde e trabalhistas.

wikimedia commons ?????

Pesquisas já mostraram que o McDonald's é uma das marcas que mais produzem lixo em todo o mundo. Desde que começou a receber críticas por suas práticas ambientais na década de 1970, a empresa reduziu bastante o uso de materiais que não podem ser reciclados.

flickr www.snack-nieuws.nl

O restaurante também investe em campanhas sociais, a exemplo do McDia Feliz, um evento que acontece todo ano em que uma porcentagem das vendas do BigMac é redirecionada para instituições de combate ao câncer infanto-juvenil.

McDonald's divulgação

Veja Mais